Antes de abrir o próprio negócio, você deve conhecer quais são as medidas burocráticas que fazem parte desse processo
Montar o próprio negócio significa estar diante de vários desafios. O primeiro e mais importante é, sem dúvidas, dar o primeiro passo. Afinal, é ele que vai construir toda a base para que tudo dê certo e você seja capaz de alcançar suas metas. Você sabe como abrir uma empresa no Brasil? Conheça agora quais são questões burocráticas que estão envolvidas para você não correr o risco de ser pego de surpresa com impostos, dívidas e registros.
Abrir uma empresa é fácil?
Muitas pessoas têm medo de dar o primeiro passo para a abertura do negócio por acreditarem que enfrentarão um bicho de sete cabeças.
É importante que você saiba que não estamos diante de algo tão difícil e penoso.
Tudo pode ser bem simples e fácil se você tiver noção de todas as partes burocráticas que precisam ser cumpridas.
Cada detalhe faz toda diferença e é por isso que a gente vai te ajudar a entender tudo o que você deve providenciar.
O que eu preciso fazer antes de abrir minha empresa?
Antes chegar ao ponto de como abrir uma empresa, você deve dedicar um tempo considerável ao planejamento e análise do mercado em que atuará.
Por isso, faça cursos para aprender a fazer um bom plano de negócio.
Aproveite para estudar finanças, legislação, marketing, entre outros assuntos que envolvem sua empresa.
Além disso, é importante que você entenda qual é o tipo de negócio que deseja abrir.
Ter noção disso vai te direcionar para questões relacionadas ao formato jurídico, impostos que deverá pagar e medidas que devem ser tomadas de acordo com o porte de sua empresa.
Leia mais: Empreender no Brasil, porque é tão difícil
Quais são os tipos de empresa que existem no Brasil?
O tipo de cada empresa depende das três variáveis que mencionamos no tópico anterior: formato jurídico, regime tributário e porte.
Você deve avaliar como sua empresa se encaixa em cada um desses elementos.
Formato Jurídico: Nessa categoria, existem 3 tipos de empresas: Empresário Individual, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e Sociedade Limitada.
No modelo Empresário Individual, não é preciso provar que você tem recursos. Na EIRELI, você deve declarar um capital social 100 vezes do salário mínimo.
A Sociedade Limitada exige, pelo menos, um sócio e não é preciso provar recursos mínimos.
Regime Tributário: Diz respeito aos impostos que sua empresa deverá pagar.
Você deverá verificar se o seu negócio se enquadra no Simples Nacional ou Lucro Presumido.
No caso do Simples Nacional, o pagamento de impostos é feito por única guia, a DAS.
Além disso, o valor cobrado depende da faixa específica de tributação na qual se encaixa sua empresa.
Ele á calculado de acordo com o tipo de atividade e faturamento anual.
No Lucro Presumido, você paga Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
Eles são calculados e cobrados a cada 3 meses.
Porte da Empresa: É o faturamento que definirá qual é o porte da sua empresa.
Nessa categoria, estão enquadradas a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Para ser ME, você deverá ter um faturamento de até R$ 360 mil por ano.
Se a receita bruta anual for maior que R$ 360.000,00 ou chegar até R$ 3.600.000,00, sua empresa será considerada de pequeno porte.
E como fica o Microempreendedor Individual?
Se você pretende abrir uma empresa que se enquadra na categoria MEI, o regime tributário está relacionado ao Simples Nacional.
O faturamento não pode ser maior do que R$ 60 mil por ano.
Preciso de um contador para abrir minha empresa?
De acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), toda empresa precisa contratar um serviço de contabilidade para manutenção do negócio.
Por isso, o ideal é contar com os serviços de um profissional da área para abrir seu negócio.
Essa regra não se aplica para quem é MEI. No entanto, sem uma contabilidade, você será tributado em todo valor que ultrapassar 32% de seu lucro.
Quanto custa abrir uma empresa?
O valor exato para abrir uma empresa depende de vários fatores.
Você deve considerar os custos relacionados a equipamentos, matéria-prima, locação de espaço, internet, marketing, entre outros.
Lembra do plano de negócio que a gente falou no início deste artigo?
Esse documento vai te ajudar a entender direito quais são os itens que você deverá providenciar para aprender como abrir uma empresa.
Nele, estarão inclusas todos os custos fixos e variáveis do seu negócio. Lembre-se de que você deve pensar que o lucro não chega da noite para o dia.
Então, é preciso pensar que você deve contar com o dinheiro para manter sua empresa nesse início.
Qual é o passo a passo de como abrir uma empresa?
Depois de estudar bastante e fazer o planejamento detalhado da abertura de sua empresa, é hora de colocar tudo em prática.
Preste muita atenção nos detalhes, principalmente para a autorização da prefeitura, para não ter surpresas, ok? Vamos lá!
Contrate um contador: Procure um profissional de contabilidade da sua confiança.
Faça pesquisas e marque reuniões antes de fechar contrato. Você deve priorizar o que te passa mais segurança e põe a mão na massa para fazer as coisas acontecerem.
Elabore o Contrato Social: Esse documento deve ter informações detalhadas sobre os dados da empresa, como nome, endereço, atividade, entre outros.
Ele também deve conter a descrição dos sócios, como documentos e atividades desempenhadas.
Outo item do Contrato Social é o Capital Social. Nele, deve constar qual será o total de investimento em sua empresa e quem arcará com cada custo, caso você tenha sócios.
Crie o CNPJ: Todos os documentos de sua empresa deverão ser protocolados na Junta Comercial.
Depois disso, seu contrato será registrado e o CNPJ será gerado. Após o deferimento, a liberação do CNPJ demora, aproximadamente, um dia.
Providencie a inscrição municipal: Nesta etapa, você fará o cadastramento na prefeitura da cidade onde sua empresa está inserida.
Verifique quais são os procedimentos para essa inscrição em seu município.
Providencie o Certificado Digital: Ele se refere a um documento eletrônico e funciona como um tipo de carteira de identidade de sua empresa.
Ele garante que uma transação realizada através da internet, por exemplo, seja segura para você e seus clientes ou fornecedores.
Pague a Taxa de Fiscalização de Estabelecimento (TFE): Essa taxa deve ser paga para a prefeitura de acordo com o valor previsto na Tabela TFE.
A data do pagamento é estipulada pela administração do município onde a empresa está inserida.
Registre sua marca: Esse passo é importante para evitar que seus concorrentes te imitem e reproduzam sua marca.
Organize as finanças: Como a gente já disse, para manter uma empresa você precisa ter noção de todos os custos. Considere que você vai demorar um tempo para começar a ter lucro.
Portanto, o ideal é organizar um capital que dê conta de pagar todos os custos por, no mínimo, 6 meses.
Isso vai te dar mais garantia e você evita falir por falta de planejamento.
Como conseguir dinheiro para abrir minha empresa?
O empréstimo pessoal online é uma das melhores estratégias para arcar com os custos da sua empresa.
O ideal é você pedir em uma financeira que oferece esse serviço com segurança e praticidade.
Leia mais: Chegou a sua hora de pedir empréstimo para abrir empresa!
O Bom Pra Crédito conta com parceria com mais de 30 bancos. Dependendo do seu perfil financeiro, você poderá receber propostas que cabem no seu bolso.
Agora que você já sabe como abrir uma empresa, conte com a gente para transformar o sonho em realidade.
Seja o primeiro a comentar