O banheiro é um dos que mais se gasta para reformar, mas algumas dicas te ajudam a segurar o orçamento
Você precisa reformar o banheiro? Se sim, saiba que não é o único, já que essa é uma situação comum de acontecer.
Além disso, o cômodo costuma ser um dos mais problemáticos em uma casa, o que torna as manutenções fundamentais.
Vazamento na torneira, infiltrações na parede e bolor no teto são apenas alguns dos problemas que podem acometer este cômodo tão necessário, os quais são capazes de trazer consequências sérias à sua qualidade e até mesmo à preservação do meio ambiente.
Um infográfico da Water Damage Defense traz uma série de informações interessantes sobre danos causados pela água, como as seguintes:
- 14 mil pessoas nos Estados Unidos enfrentam uma emergência de vazamento de água no banheiro de casa ou no apartamento todos os dias.
- 98% dos porões nos Estados Unidos passarão por algum tipo de vazamento de água durante sua vida útil.
- As empresas de seguros dos Estados Unidos gastam US$ 2,5 bilhões por ano com vazamentos de água e mofo no país.
- 10% das casas nos Estados Unidos possuem vazamentos que gastam pelo menos 340,6 litros de água por dia.
- Uma torneira que deixa vazar uma gota por segundo pode desperdiçar 11.356 litros, ou seja, 22 caixas d’água de 500 L e mais 356 litros!
Os problemas, portanto, são sérios e, inclusive, não são exclusividade do Brasil. Veja o que você pode fazer para consertar o que for necessário sem ter um impacto tão grande no seu orçamento!
Leia mais: Empréstimo pessoal online para reforma de casa
Como reformar o banheiro sem gastar tanto?
Alguns serviços podem ser feitos por você mesmo, enquanto outros pedem a presença de um profissional da área, mas nos dois casos é possível economizar. Dá só uma olhada:
Tirar o bolor do teto
É comum ter bolor no teto do banheiro. Isso acontece porque o cômodo é úmido, tanto por conta das torneiras e tubulações quanto, principalmente, do chuveiro. Portanto, a umidade fica concentrada especialmente no teto, além das molduras de gesso e até da parede, caso ela não tenha revestimento.
- Para tirar o bolor não é nem necessário reformar banheiro: basta borrifar vinagre sobre os locais em que ele aparecer e aguardar por uma ou duas horas para sair o cheiro.
- Se for o caso, você pode usar duas medidas de vinagre e uma de água para que o cheiro fique menos intenso.
- Se houver muito bolor, você pode optar por uma solução de água sanitária, feita com dez partes de água e uma de água sanitária, também colocada em um frasco com spray. Porém, sempre faça isso com luvas e óculos de proteção, além de, se possível, uma máscara para amenizar o cheiro forte.
- Seja com o vinagre ou a solução de água sanitária, depois de borrifar você deve esfregar um pano para tirar o bolor. Só tome cuidado para não fazer muita força, pois isso pode danificar o teto se ele for de gesso ou mesmo tirar algumas lascas da pintura.
- Para os cantinhos e rejuntes, use uma escova de dentes (que você não utiliza mais).
- Sempre que o bolor voltar, faça isso novamente e livre-se dele!
Consertar uma goteira na torneira
Torneiras com goteiras são um grande problema, tanto pelo barulho irritante que fazem quanto pelo desperdício de água, que aumenta o preço da conta e também prejudica o meio ambiente.
Muitas vezes, o que faz a torneira vazar é uma borrachinha que fica dentro dela. Isso, porém, só acontece com alguns modelos de torneira, aquelas em que é preciso dar mais de uma volta completa para abrir até o final. Outros modelos, como as de ¼ de volta, possuem um reparo interno e não têm a borrachinha.
Se a sua torneira tem borrachinha, fique tranquilo, pois pode não ser necessário reformar o banheiro, apenas substituí-la.
- O primeiro passo é fechar o registro do banheiro. Se não encontrar ou não tiver um, feche o registro geral da casa.
- Procure o engate flexível da torneira, que é uma mangueira branca.
- Desenrosque o engate da torneira. Se não conseguir, ainda é possível fazer o reparo, mas pode ser um pouco mais complicado.
- Com a torneira em mãos, pegue uma chave Philips (também chamada de chave de fenda cruzada) e desparafuse a torneira. Geralmente, o parafuso fica no centro do registro e pode estar escondido sob uma pequena pecinha, a qual pode ser desrosqueada com a mão.
- Depois de desparafusar, você verá que existe um anel de vedação na parte de baixo, uma borrachinha geralmente na cor preta. É provável que ela seja a culpada pelo vazamento. Substitua a antiga por uma nova.
- Para evitar comprar a borrachinha errada, primeiro tire a antiga e depois leve-a até um depósito ou loja de materiais de construção, embora elas costumem ser padronizadas.
- Coloque a nova borrachinha no mesmo lugar em que estava a antiga.
- Remonte a torneira e parafuse-a novamente.
- Rosqueie novamente o engate flexível na torneira. Antes, porém, passe fita veda-rosca no tubo para evitar algum vazamento.
- Depois de pronto, abra o registro e faça o teste para saber se a torneira parou de vazar.
Se o conserto não tiver surtido efeito, você pode tentar comprar um reparo completo ao invés de trocar apenas a borrachinha.
Se ainda assim não tiver funcionado, uma alternativa é comprar uma torneira nova e trocar.
Infiltrações
Este é um problema mais sério. Infiltrações acontecem quando há vazamentos nos tubos e/ou nas conexões, o que faz com que a parede fique úmida ou inchada, além de também poder mudar sua coloração e contribuir para o surgimento de bolor.
A impermeabilização da parede pode resolver. Porém, também existe a possibilidade de ter que quebrar a parede para encontrar o que está danificado e, então, consertar.
Isso demanda a presença de um profissional qualificado, como um encanador, que analisará a situação e proporá a melhor solução possível. Arriscar-se a fazer um serviço tão complexo pode trazer mais prejuízos que benefícios e, por isso, não vale a pena.
Para economizar ao reformar banheiro, faça cotações com vários profissionais e empresas e analise os preços e condições de pagamento, sempre se atentando à sua qualidade.
Prefira aqueles que tenham sido bem avaliados por outras pessoas para evitar problemas posteriores.
Leia mais: Reserva de emergência: o mini guia essencial
Reformar banheiro: faça com qualidade e sem gastar tanto!
Para não prejudicar o seu planejamento financeiro, o ideal é buscar por soluções econômicas e de boa qualidade. Porém, quando se deparar com algo que você não sabe como fazer, o melhor é procurar a ajuda de profissionais, mesmo que tenha que pagar por isso.
Se você precisar reformar banheiro e descobrir que a conta vai ficar mais alta do que esperava, conte com o Bom Pra Crédito para lhe ajudar.
Assim, você encontra as melhores propostas de empréstimo pessoal e consignado do mercado e pode passar por esta situação sem ter que se complicar!
Seja o primeiro a comentar