Compras por impulso, pagamento mínimo de parcela do cartão ou pagamentos com atraso podem resultar no acúmulo de dívidas e, até mesmo, em nome negativado. Para sair do vermelho e liquidar de vez os débitos, o negócio é não perder a cabeça e virar o jogo a seu favor.
Organize-se
Você sabe quando é o vencimento das suas contas? Essa é uma pergunta simples, mas que assola muitas pessoas que não conseguem controlar suas finanças. O negócio é organizar os vencimentos, seja por meio de uma planilha de orçamento ou até mesmo no papel. Assim você não se perde e nem paga juros ou multa por atraso.
Negocie
A negociação da dívida costuma ser vantajosa para ambos os lados, pois costuma oferecer taxas menores ao cliente, ou seja, o banco consegue receber os valores com mais facilidade. Entretanto , é preciso estar preparado para negociar: analise seu orçamento e o quanto poderá pagar sem que possa comprometer sua renda mensal. Antes de fechar contrato, separe documentos e extratos do débito que possam facilitar o acordo.
Saiba avaliar as propostas
Não é preciso aceitar a primeira opção logo de cara. Avalie a proposta do credor segundo suas condições financeiras e faça uma contraproposta, deixando claro que tem a real intenção de saldar as despesas. E não se esqueça: solicite um comprovante de todas as condições de quitação. Assim, caso ocorra alguma divergência, você terá como provar suas versão dos fatos.
O mais importante é manter as finanças em ordem e aprender a poupar dinheiro.