O cartão cidadão é um dos principais documento do brasileiro.
O cartão cidadão tem o mesmo formato de um cartão de banco. Ele é emitido pela Caixa Econômica Federal e permite ao brasileiro a fazer consultas e saques de benefícios trabalhistas e sociais durante toda a vida.
Se você está em busca de informações sobre como solicitar o seu cartão cidadão, nós daremos todo o passo a passo para você.
O que é o cartão cidadão e para que ele serve?
É um cartão emitido pela Caixa, no mesmo formato de um cartão comum, normalmente com as cores tropicais da bandeira brasileira e tem validade por toda a vida do cidadão.
Se você possui o seu Cartão Cidadão, mas ainda não sabe para que ele serve, veja quais as opções que ele proporciona.
Os brasileiros utilizam o Cartão Cidadão para acessar, sacar dinheiro e fazer consultas de saldo dos seguintes benefícios sociais e trabalhistas:
- Seguro desemprego
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
- Programa de Integração Social
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
- Abono Salarial
- Bolsa Família.
Vale ressaltar que o Cartão Cidadão pode ser usado em todo território nacional em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, caixa eletrônico ou agência vinculada.
Isso significa que mesmo que você não esteja dentro do seu Estado na data de saque do seu benefício, basta você ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, lotérica ou posto credenciado (Caixa Aqui), caixa eletrônico e levar o seu Cartão Cidadão e fazer o seu saque.
Quem Tem Direito ao Cartão Cidadão?
Se você está se perguntando como saber se você tem direito ao cartão, saiba que para ter direito ao Cartão Cidadão você precisa ter algum benefício trabalhista ou social para receber.
Se você é trabalhador com carteira assinada (CLT) você tem o direito de solicitar o Cartão Cidadão para resgatar ou consultar o saldo de benefícios como FGTS, rendimentos do PIS/PASEP, parcela do seguro-desemprego (caso você tenha sido demitido sem justa causa e se enquadre nas regras do benefícios) ou Abono Salarial.
Se você é inscrito no programa Bolsa Família do governo, você acessará esse benefício social por meio do Cartão Cidadão, portanto neste caso, também tem direito de solicitar o documento.
Como fazer ?
Para fazer o seu Cartão Cidadão você precisará apresentar documentos pessoais básicos de identificação como RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho.
A dica que damos aqui é você sempre levar a sua carteira de trabalho, pois nela já contém o seu número de PIS/PASEP.
Dessa forma, você evita transtornos por não saber o seu número.
Agora que você já sabe os documentos necessários para fazer o cartão cidadão, saiba como solicitar.
Você pode solicitar o seu Cartão Cidadão de duas maneiras: presencial ou por telefone. Veja abaixo como solicitar em cada uma das opções.
- Presencial: qualquer agência da Caixa Econômica Federal emite o Cartão Cidadão. Vá até a agência mais próxima ou de sua preferência para fazer essa solicitação.
Leve com você seus documentos pessoais como seu RG, seu CPF e algum comprovante de residência no seu nome.
- Por telefone: se você prefere solicitar por telefone, ligue para o telefone 0800-726-0207 e utilize o menu para selecionar a opção para solicitar o Cartão Cidadão.
Durante a sua ligação, tenha em mãos os seus documentos pessoais como CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Essa ligação é totalmente gratuita.
Como Fazer o Cartão Cidadão Pela Internet Grátis?
Mesmo com muitas opções de serviços pela internet, infelizmente ainda não está disponível.
Entretanto, se você não tem tempo de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, você pode também solicitar o seu Cartão Cidadão pelo telefone.
Siga as instruções que explicamos no item acima e veja os documentos que você necessita ter em mãos e qual é o número de telefone que você deve ligar para fazer essa solicitação.
Essa ligação não possui custo para o usuário.
Como Desbloquear seu cartão
Quando você o recebe, o cartão se encontra bloqueado e você precisa fazer o desbloqueio dele para fazer qualquer consulta ou saque.
Para desbloquear é simples. Siga o passo a passo que fizemos para ensinar você a realizar esse procedimento.
- Você deve fazer o desbloqueio pelo telefone de forma totalmente gratuita. Ligue para o número 0800 726 0207.
- Durante a gravação do menu, você deve escolher a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão”
- A sua ligação será transferida para um atendente que fará o procedimento de desbloqueio.
- Durante a ligação, você precisará fazer a confirmação de alguns dados pessoais, por isso tenha em mãos seus documentos como RG, CPF, CPTS e título de eleitor.
- Quando a atendente finalizar o desbloqueio o seu cartão estará disponível para uso nas próximas 24 horas. Espere até o dia seguinte para fazer o uso do seu Cartão Cidadão.
- Lembre-se que com o cartão desbloqueado é hora de registrar a sua senha de 6 dígitos numéricos. Se você não sabe como fazer o registro da sua senha, nós explicaremos em um tópico mais adiante.
Se você tiver qualquer dificuldade de fazer o desbloqueio pelo telefone, procure uma agência da Caixa mais próxima a você e fale pessoalmente com um atendente disponível.
Benefícios do Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão surgiu com o objetivo de facilitar a vida dos brasileiros.
Esse cartão dá o acesso a serviços como consulta de saldos, extratos e saques de benefícios sociais e trabalhistas.
Depois que você solicitar e desbloquear o seu Cartão Cidadão, terá direito a consultar extratos, acessar o calendário de pagamentos do governo e fazer o saque dos seguintes benefícios:
- PIS/PASEP – o Cartão Cidadão permite que você consulte o calendário de pagamentos do PIS deste ano para que você saiba qual é o período para você receber esse benefício.
Se você for funcionário público, receberá o PASEP e poderá consultar o calendário de pagamentos.
O cartão também possibilitará a fazer o saque deste benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, caixa eletrônico ou agência credenciada.
- FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também pode ser consultado e sacado com o uso do Cartão Cidadão. Se você quer consultar apenas o extrato, também é possível. Talvez você tenha um saldo maior do que imagina no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
- Seguro Desemprego – se você foi demitido sem justa causa e se enquadra nas regras do Seguro Desemprego, você usará o seu Cartão Cidadão para fazer o saque do seu benefício todos os meses em que você tem direito.
As regras do Seguro Desemprego mudaram e nós temos um Guia Completo do Seguro Desemprego 2019 para você.
Se você tem dúvidas sobre o saldo ou sobre a data que você deve ir buscar o seu benefício, pode utilizar o seu Cartão Cidadão para fazer essa consulta e encontrar as informações que você procura.
- Abono salarial – é o valor em dinheiro pago uma vez por ano aos trabalhadores.
Tem direito o indivíduo que exerceu uma atividade remunerada com carteira assinada e recebeu no máximo dois salários mínimos mensais ao mês.
Se você tem direito ao Abono Salarial, você pode utilizar o seu cartão cidadão para consultar o calendário de pagamento e para realizar o saque deste dinheiro.
- Bolsa Família – se você deu entrada neste benefício social e foi aprovado pelo governo, você receberá o Bolsa Família.
Esse pagamento é pago através de um calendário do ano vigente e você deverá consultar qual é o período do mês que você deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou credenciada (lotéricas) para fazer o saque deste benefício.
Atualmente mais de 13,9 milhões de famílias brasileiras possuem esse benefício que tem como objetivo combater a fome, a pobreza e dar acessos à rede de serviços públicos (hospitais, escolas, assistência social).
Como Verificar a Senha do Seu Cartão Cidadão?
Para ter acesso a todos esses benefícios citados acima, você precisará ter uma senha totalmente pessoal e intransferível para utilizar o seu cartão cidadão.
Através dessa senha você permitirá toda e qualquer transação ou consulta de benefícios no seu nome.
Para fazer o cadastro da sua senha, você deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou algum ponto de atendimento credenciado da Caixa mais próxima ou utilizar o canal telefônico gratuito através do número 0800 726-0207.
Se você fizer por telefone a solicitação, você precisará ir até uma lotérica ou agência da Caixa para apresentar um dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade ou militar;
- Carteira de Habilitação válida;
- Carteira de Trabalho;
- Passaporte.
Antes de solicitar a sua senha, já pense em quais números você irá escolher para definir a sua senha.
O seu Cartão Cidadão deverá conter 6 dígitos numéricos. Indicamos que você não utilize sua data de nascimento e nem sequências que sejam de algum documento pessoal.
O primeiro cadastramento de senha requer o Termo de Responsabilidade, que é um documento obrigatório no ato do cadastramento.
Esse termo você assinará na agência da Caixa Econômica Federal ou em um posto credenciado da Caixa.
Lembre-se de guardar esse termo, pois caso você tenha sua senha bloqueada por algum motivo, precisará apresentar esse documento para fazer um novo cadastramento de senha.
Como Consultar o Saldo do Cartão Cidadão?
Você pode consultar o saldo do seu Cartão Cidadão de três maneiras: presencial, por telefone ou online. Veja a seguir mais detalhes sobre cada opção.
- PRESENCIAL: para consultar o saldo do seu Cartão Cidadão de forma presencial, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal, agência credenciada (lotérica ou Caixa Aqui) ou caixa eletrônico da Caixa para fazer a consulta.
- POR TELEFONE: Se você não quer sair de casa, você pode optar por fazer uma ligação gratuita para o número 0800 726 0207 e fazer a solicitação do seu saldo.
- INTERNET: se você optar por fazer uma consulta online e gratuita, você deve seguir o seguinte passo a passo:
Acesse o site da Caixa
- Preencha os campos solicitados com o seu número NIS (PIS/PASEP). Você encontra na sua Carteira de Trabalho essa informação.
- Preencha a sua senha online. Caso não possua ainda a senha on-line, clique em “cadastrar senha” e siga as instruções dadas nas páginas seguintes.
- Quando a sua senha estiver cadastrada, você poderá consultar o saldo do seu cartão bem como outras informações sobre calendário de pagamento e extrato completo de saques.
Dúvidas Frequentes Sobre o Cartão Cidadão
Nós selecionamos aqui mais alguns tópicos com questões que os nossos clientes nos questionam regularmente, dessa forma você encontrará todas as informações que você precisa para saber tudo sobre o Cartão Cidadão.
Se você tem alguma outra dúvida que não abordamos neste conteúdo, entre em contato conosco e deixe-nos lhe ajudar!
Se você está pensando em usar o seu saldo dos benefícios trabalhistas para quitar suas dívidas, saiba que também há outras opções para zerar as dívidas rapidamente .
Cartão Cidadão Cancelado – O que Fazer
Se você teve o seu Cartão Cidadão cancelado por algum motivo (perda, roubo, furto), não se preocupe, pois você poderá solicitar outro cartão.
Saiba que um cartão novo demora em torno de 30 dias para chegar na sua casa.
Entretanto, é de extrema importância que você solicite o cancelamento do seu cartão assim que ele tenha sido roubado ou furtado.
O cancelamento também deve ser feito caso o cartão tenha sofrido alguma avaria física como ter caído na água ou ter sido quebrado.
O cancelamento é gratuito e pode ser feito presencialmente, por telefone ou pela internet. Faça o cancelamento o mais rápido possível e já solicite outra via do cartão para evitar perder os prazos de pagamentos.
Se você teve o seu cartão cidadão cancelado, veja a seguir como você poderá solicitar a segunda via do cartão.
Como Pedir a Segunda Via do Cartão Cidadão
Para fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão, você deve seguir o mesmo procedimento que fez para pedir a primeira via.
Você pode fazer a solicitação através do telefone ou presencialmente. Veja como proceder.
- Por telefone: ligue para o telefone 0800-726-0207 e escolha a opção “Solicitar o Cartão Cidadão”. Para fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão, você precisará ter em mãos documentos pessoais como CPF, RG, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho. Essa ligação é totalmente gratuita.
- Presencial: se você optar por fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão de forma presencial, vá à agência mais próxima ou de sua preferência para fazer essa solicitação. Leve com você seus documentos pessoais como seu RG, seu CPF e um comprovante de residência no seu nome.
Estou Com a Senha de Meu Cartão Bloqueada – O que Fazer
A senha do seu cartão cidadão está bloqueada por algum dos motivos a seguir:
- – A senha bloqueia por questão de segurança depois de 5 tentativas sucessivas de senhas incorretas
- – A senha bloqueia por questão de segurança depois de 10 tentativas de senhas incorretas em um mesmo mês.
Você não pode fazer o desbloqueio da senha através da internet. Para fazer esse procedimento de desbloqueio de senha você deve ir até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima a você e levar seus documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho além do seu Cartão Cidadão e o Termo de Responsabilidade que você assinou no dia que você fez o primeiro cadastramento de senha.
Se você quiser fazer um empréstimo pessoal conte com o Bom Pra Crédito. Segurança para você realizar todos os seus objetivos. Estamos aqui.