A organização e o planejamento são etapas essenciais para quem deseja realizar o sonho de começar um negócio próprio
Abrir o próprio negócio pode ser um sonho para muitas pessoas, mas, assim como qualquer empreendimento, esse processo exige um bom cálculo de riscos. Para te auxiliar a tomar uma decisão de maneira consciente e te preparar para o futuro empreendedor, a equipe do Bom pra Crédito separou 11 dicas que vão te ajudar a entender como abrir um restaurante do zero.
Acompanhe até o final porque, ao terminar a leitura, você já vai poder começar a se planejar de maneira mais organizada e embasada.
Como montar um restaurante com pouco dinheiro?
Uma situação enfrentada por muitos empreendedores iniciantes, é o capital inicial enxuto. Especialmente nessa situação é preciso prestar muita atenção a cada etapa do processo de abrir um novo restaurante.
Desta forma, você poderá otimizar processos, tendo em vista a viabilidade econômica e logística do seu negócio.
1. Faça as perguntas iniciais
As perguntas iniciais que qualquer empreendedor deve se fazer precisam ter respostas detalhadas. Desta forma, busque responder o seguinte:
- Abrir uma franquia é algo que vale a pena?
- Qual seria a melhor localização para abrir o restaurante?
- Existem maneiras de negociar para economizar no aluguel do espaço?
- Como conseguir equipamentos de qualidade, por um custo mais baixo?
- Quais os diferenciais que o seu restaurante pode ter?
- A proposta de diferenciação é financeiramente viável para você e para o seu público potencial?
Pensando em pontos como esses é que você vai encontrar o caminho de como montar um restaurante simples.
O que é preciso para abrir um restaurante?
2. Faça uma lista das prioridades
Bom, depois de levantar as perguntas essenciais e chegar às respostas detalhadas, o próximo passo é a organização. Nesta etapa, será preciso fazer um checklist, elencando as prioridades.
É muito importante não subestimar esta etapa, afinal, é o checklist que irá possibilitar construir um passo a passo que faça sentido:
3. Preste atenção aos detalhes e às coisas simples
Poucas pessoas se dão conta disso, mas o maior segredo na hora de montar um restaurante está nas coisas simples e cotidianas. Desta forma, é preciso traçar um plano de trabalho que contemple o seguinte:
- Metas e planos financeiros;
- Aquisição de equipamentos;
- Planejamento de identidade visual;
- Gastos com funcionários e folha de pagamento;
- Organização de objetivos com o seu novo empreendimento.
Veja também: Os primeiros passos para abrir uma franquia: veja agora como começar
O que fazer para ter um restaurante de sucesso?
Algumas dicas práticas podem te ajudar a entender o que é preciso fazer para abrir e manter um restaurante de sucesso. Confira a seguir:
4. Faça um planejamento detalhado
O planejamento é a parte inicial para abrir um restaurante e é exatamente por ser a base de todo o negócio, que ele deve abranger todos os âmbitos.
Faça pesquisas sobre os hábitos de consumo dos moradores e frequentadores de cada região para entender se a proposta do seu restaurante se encaixa naquele lugar, se terá uma boa aceitação do público, etc.
5. Escolha um local de faço acesso
A facilidade de chegar e sair do local onde o seu estabelecimento está localizado é primordial para o funcionamento dele.
Além disso, é preciso escolher muito bem o bairro, afinal, em uma cidade como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, cada bairro tem uma identidade própria, ou seja, o apelo cultural muda de localidade para localidade.
Ainda na escolha do local, priorize regiões que são repletas de empreendimentos comerciais por perto: escritórios, escolas, universidades, dentre outros.
6. Considere cidades menores
Em grandes centros, apesar da movimentação ser maior, os gastos e a concorrência também aumentam. Por isso, considere a hipótese de abrir o seu restaurante em outras regiões.
7. Defina o público-alvo do seu restaurante
As definições do público-alvo e da região do restaurante se entrelaçam, afinal, quem frequenta determinada região, muito provavelmente irá aproveitar o tempo para conhecer a gastronomia local.
Por isso, uma outra etapa muito importante do planejamento diz respeito à definição de alguns pontos, como:
- Faixa etária;
- Classe social;
- Gênero; etc.
8. Defina qual será o tipo do seu restaurante
Se sua prioridade é abrir um restaurante pequeno, de bairro, e até mesmo localizado próximo ao local onde você mora, é preciso estudar o comportamento da região e dos moradores dela. Porém, se a sua ideia é abrir um restaurante com uma proposta diferenciada, como uma culinária específica, precisará entender qual região da cidade está mais aberta a este tipo de estabelecimento.
9. Não deixe de fazer um estudo de viabilidade
Ninguém quer perder dinheiro na hora de abrir um negócio, não é mesmo? É por isso que o estudo de viabilidade é extremamente importante.
Faça os cálculos e pense muito bem na quantia que você poderá investir, sem extrapolar os limites da sua condição financeira.
10. Defina a estrutura do seu atendimento
Parece clichê, mas o atendimento é, de fato, a alma do negócio. Invista em uma equipe bem alinhada, que fará com que o cliente se sinta satisfeito e tenha vontade de retornar ao local.
11. Tenha uma boa cadeia de fornecedores
Nada é mais vital para um restaurante do que a qualidade dos produtos, por isso, encare os seus fornecedores como os maiores parceiros do seu negócio.
Certifique-se de saber a exata procedência de todos os ingredientes, se aquela mercadoria vai trazer as melhores experiências gastronômicas para os seus clientes e se no final das contas, você está com as melhores opções de custo-benefício.
Gostou das dicas que a equipe do Bom pra Crédito reuniu para você? Então não se esqueça de que se você precisar de um empurrãozinho para tirar o seu sonho do papel, a empresa pode te ajudar, oferecendo empréstimos de maneira simples e sem burocracia.
Entre em contato com o Bom pra Crédito com a sua proposta e nós iremos avaliar para te dar um retorno.
Seja o primeiro a comentar