Como economizar dinheiro, não caia nas armadilhas que te levam a comprar mais

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

em uma mesa branca estão dois cofres, um laptop e uma calculadora

Resumo da matéria

  • Ganhar pouco
  • Não usar os talentos para ganhar renda extra
  • Fingir que educação financeira não existe
  • Comprar primeiro, pagar depois
  • Usar a boa e velha desculpa do “eu mereço”
  • Querer tudo pra ontem
  • Deixar para economizar amanhã o que pode ser economizado hoje
  • Ser 8 ou 80

Continua depois da publicidade

banner-zen

Entenda o que pode estar atrapalhando sua vida financeira e conheça quais são as principais maneiras de como economizar dinheiro

Se você acha que essa história de como economizar dinheiro é coisa de quem é muito rico, está mais do que na hora de mudar seu pensamento. Independente de como está sua conta bancária neste exato momento, sempre dá para fazer um pé de meia.

Tudo o que você precisa é começar identificando o que tem feito você gastar mais do que deveria. Para te ajudar, selecionamos as principais armadilhas que acabam te deixando no vermelho sem você nem notar. Confira a seguir.

Ganhar pouco

A baixa renda é um dos principais motivos que nos impedem de aprender como economizar dinheiro. De acordo com o IBGE, 60% da população brasileira recebe menos de um salário mínimo.

Se você faz parte dessa realidade, a gente entende e reconhece que é preciso se esforçar muito para pagar todas as contas. Mas o foco aqui é na solução, certo?

Então que tal começar a pensar em ganhar um dinheiro extra? Confira como no próximo tópico.

Não usar os talentos para ganhar renda extra

Sabe aquele doce que você faz e, quando leva para colegas de trabalho, recebe um monte de elogios? Está na hora de ganhar dinheiro com eles. Capriche na receita e na embalagem, divulgue entre os amigos e venda!

Não sabe cozinhar? Esse não é um problema. Você pode ganhar renda extra fazendo eventos como freelancer, cuidando de crianças, levando cachorro para passear, dando aulas particulares, vendendo roupas usadas e por aí vai…

Fingir que educação financeira não existe

Em plena era digital, é praticamente impossível não encontrar conteúdos de especialistas em educação financeira que ensinam como economizar dinheiro. Se você quer controlar seus gastos, é bom prestar atenção no que eles dizem.

É só pesquisar no Google ou Instagram que vai aparecer uma série de opções de digitais influencers financeiros que compartilham dicas de como investir, economizar com as contas da casa, comprar carro, fazer faculdade e mais um monte de ensinamentos.

fileira de colunas de madeira caindo sob cofre de porco rosa

Leia mais: Cupons de desconto e cashback, como economizar ainda mais em suas compras na internet

Comprar primeiro, pagar depois

Essa armadilha é aquela em que a maioria dos brasileiros cai e não aprende. Livre-se da tentação de sair comprando tudo parcelado no cartão de crédito e passar meses e meses pagando aquele brinquedo que seu filho nem usa mais porque perdeu o interesse.

O ideal é seguir uma regrinha simples que conta com 3 passos: sonhar, poupar, comprar. Planeje seus gastos, por menores que sejam. Quer comprar o brinquedo?

Então pesquise preços e se organize para juntar o dinheiro durante alguns meses.

Usar a boa e velha desculpa do “eu mereço”

As propagandas estão aí para fazer a gente sentir aquela necessidade imediata de adquirir algo que nem imaginávamos que existia. No calor do momento, a gente compra o que vê pela frente com a desculpa de que trabalhamos e merecemos.

Claro que isso é verdade, mas você também merece conforto financeiro e deitar a cabeça na fronha sem preocupações com as altas taxas de juros do cartão de crédito e do cheque especial. Por isso, respire fundo e evite fazer compras por impulso.

Querer tudo pra ontem

Uma das maiores dificuldades de economizar é não ter paciência para esperar as coisas acontecerem no tempo certo. O grande problema é que nosso cérebro é treinado para receber gratificações o tempo todo. Por isso, você precisa educar o seu.

Essa necessidade de querer tudo o tempo todo acaba gerando o consumismo desenfreado. Inclusive, é muito comum encontrar pessoas que vivem de aparência e se preocupam mais com o status do que com a saúde financeira. Não seja uma delas!

Deixar para economizar amanhã o que pode ser economizado hoje

Ninguém precisa de um plano mirabolante para começar a economizar dinheiro. Basta colocar em prática pequenos hábitos que, juntos, farão toda diferença. Economize os gastos com conta de energia e água. De quebra, você ainda ajuda o meio ambiente.

Fica mais em casa do que na rua? Então troque o plano do seu celular pós-pago por um pré-pago. Evite desperdiçar alimentos. Faça uma lista de compras e fuja das promoções do tipo “compre um macarrão e leve 2” se nem de macarrão você gosta.

Ser 8 ou 80

Essa armadilha retoma o que falamos lá no início deste artigo. Você não precisa ganhar muito dinheiro para economizar. Quanto sobrou do seu salário este mês? 10 reais, 50, 100? Não importa! É melhor guardar isso do que nada.

Se a gente ficar esperando a situação ideal, o salário ideal e o motivo ideal, é bem difícil aprender como economizar dinheiro. Faça hoje, com a quantidade que você tem e, quando menos esperar, terá total controle da sua vida financeira.

 Você se reconheceu em algumas (ou todas) dessas armadilhas? Então aproveite para descobrir como se livrar delas.

Continue aqui no blog do Bom Pra Crédito e acompanhe conteúdos gratuitos sobre finanças, investimentos, empreendedorismo e muito mais! Ah, e se você está precisando de um empréstimo pessoal, conte com a gente!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *