Como funciona cartão de crédito: Tudo o que você deve saber

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

Saiba como funciona o Cartão de Crédito?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se você quer saber como funciona o cartão de crédito, esse texto é ideal para você!

O cartão de crédito permite o pagamento eletrônico de compras, contas e serviços, em todo território brasileiro (cartão de crédito nacional) e no exterior (cartão de crédito internacional) e faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Quem está pensando em adquirir um cartão ou já utiliza e tem dúvidas de como funciona cartão de crédito encontrará detalhes sobre esse sistema de pagamento eletrônico aqui. Confira!

Como funciona o cartão de crédito: Todos os segredos

Todo cartão possui limite de crédito pré-aprovado pelo banco e pode ser usado nos estabelecimentos credenciados. Hoje em dia, a maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam o cartão de crédito.

O governo transformou em lei a Medida Provisória 764/2016, que autoriza preços diferentes para compras feitas em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito.

Para ter um cartão de crédito, não é necessário ter conta corrente em banco. Porém, é mais comum a liberação do cartão de crédito para quem é correntista.

Existem bancos que oferecem a função crédito no cartão de débito, permitindo ao consumidor utilizar as duas funções (débito e crédito) em um único cartão.

O limite estipulado para o cartão de crédito, em reais, é de acordo com a renda e o comportamento do consumidor (pontuação do score de crédito). O limite total do cartão de crédito pode ser usado sem regras, inclusive, em uma única compra.

É importante lembrar que as compras parceladas no cartão de crédito comprometem o limite (parcial ou total, de acordo com o valor gasto nas compras), que é liberado após a baixa de pagamento da fatura, geralmente, em até 2 dias úteis.

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito

Cartão de crédito: tipos e tarifas

O Banco Central classifica o cartão de crédito em duas categorias:

  • cartão de crédito básico, que é aquele utilizado somente para o pagamento de compras, contas e serviços;
  • cartão de crédito diferenciado, que além da função para pagamento, tem benefícios e/ou recompensas, como descontos nas compras, programas de milhagem, seguro de viagem, atendimento personalizado no exterior, entre outros.

Em relação às tarifas que podem ser cobradas no cartão de crédito, ainda de acordo com o Banco Central, são as seguintes:

  • anuidade;
  • emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque de dinheiro, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços);
  • pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

Serviços considerados “diferenciados” pela regulamentação também podem ser cobrados:

  • envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento na conta de pagamento vinculado ao cartão de crédito;
  • plástico de cartão de crédito em formato personalizado;
  • fornecimento emergencial de segunda via de cartão de crédito.

Solicite seu empréstimo pessoal

Cartão de Crédito: demonstrativo mensal

Por meio de demonstrativo mensal (fatura do cartão de crédito), o cliente acompanha todas as compras efetuadas com o cartão de crédito, além dos parcelamentos, tarifas e encargos.

Na fatura do cartão de crédito, devem constar as seguintes informações:

  • Limite de crédito total e disponível;
  • Gastos realizados no período especificado;
  • Indicação da parcela que está sendo cobrada (no caso de compras parceladas);
  • Encargos de serviços utilizados, como saques com o cartão de crédito;
  • Taxa de juros do crédito rotativo (pagamento mínimo);
  • Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito passíveis de contratação.

Saiba mais sobre a fatura do cartão de crédito neste post.

Melhor dia para compra no cartão de crédito. Atenção a esta dada

O melhor dia de compra é conhecido como a data em em que a fatura com vencimento próximo é fechada, ou seja, novas compras serão cobradas na fatura posterior.

É preciso fazer esse acompanhamento para planejar os gastos com o cartão de crédito e evitar surpresas.

Mas como saber o melhor dia de compra do seu cartão de crédito? Não existe uma regra. O único procedimento igual para todas as operadoras de cartão de crédito é que o fechamento da fatura ocorre dias antes do seu vencimento.

Para saber qual o melhor dia de compra do seu cartão de crédito, entre em contato com a administradora do seu cartão.

Cartão de Crédito: opções de pagamento

De acordo com o Procon, existem as seguintes opções de pagamento do cartão de crédito:

  • Pagamento da fatura com o valor integral;
  • Pagamento do valor discriminado como pagamento mínimo, chamado de crédito rotativo, que em média corresponde a 20% do valor integral da fatura;
  • Pagamento maior que o mínimo. Nessa opção, o saldo será acrescido dos encargos contratuais (taxas de financiamento), que serão cobrados na próxima fatura.

Crédito Rotativo, cuidado com este perigo

O crédito rotativo do cartão de crédito funciona como um financiamento do saldo devedor, quando a fatura não é paga integralmente.

Como todo e qualquer financiamento, são cobrados juros, os mais altos no mercado de crédito, que varia entre 14% a 20%. Por essa razão, não é recomendado efetuar o pagamento mínimo do cartão de crédito nem valor menor que o total. Esse é o principal motivo da dívida do cartão de crédito, que só aumenta com o tempo e pode virar uma bola de neve.

Quem não tem dinheiro para pagar o cartão de crédito pode optar pelo empréstimo pessoal, pois o juros dele pode ser 50% menor que o juros do cartão ou cheque especial?

Aprenda mais sobre cartão de crédito:

» Crédito rotativo: como se livrar da dívida

» Como calcular os juros do cartão de crédito

Como controlar os gastos no cartão de crédito

Quem controla as finanças pessoais encontra vantagens ao utilizar o cartão de crédito para o pagamento de compras e contas, como opção de concentrar todos os gastos no cartão de crédito ou reservá-lo para emergências.

O inimigo número 1 do cartão de crédito é o descontrole financeiro, que é a falta de planejamento e o consumo de maneira desenfreada. Por isso, é preciso resistir à tentação das compras supérfluas.

Para controlar os gastos como o cartão de crédito, a melhor opção é estipular, de acordo com sua renda, o valor que pode ser gasto mensalmente e, claro, segui-lo à risca.

Acompanhe todas as suas compras e evite o parcelamento, que pode causar a falsa sensação de que você está gastando pouco. Saiba como usar o cartão de crédito a seu favor.

Cartão de Crédito: parcelamento da fatura

Com as novas regras do cartão de crédito, em vigor desde abril de 2017, as instituições são obrigadas a oferecer o parcelamento do saldo devedor do cartão de crédito para os consumidores.

O parcelamento com juros menores que o do crédito rotativo, porém, é ofertado somente após 30 dias no crédito rotativo. No entanto, o parcelamento do saldo devedor do cartão de crédito ainda não é a melhor opção, pois seus juros ainda são maiores do que os juros do empréstimo pessoal.

Cartão de Crédito: como pedir o seu online

Nunca foi tão fácil solicitar cartão de crédito! Conheça as opções de cartão agora mesmo, escolha a que for ideal para você e contrate. 

Como funciona o cartão de crédito pré pago

A fim de conceder crédito e ainda auxiliar no controle de gastos, alguma pessoas optam pelo cartão de crédito pré pago. Com ele, não dá para fazer grandes compras parceladas, mas é um bom controle para quem quer estipular os valores gastos em um mês.

Para solicitar o seu, basta entrar em contato com os bancos e lojas que o oferecem, preencher o cadastro e aguardar o recebimento do cartão.

Antes de começar a utilizar, é possível colocar créditos. Feito isso, está liberado para uso.

banner-zen