Vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

casa em miniatura com molho de chave ao lado

Continua depois da publicidade

banner-zen

Descubra como a baixa mínima da Selic pode influenciar na decisão de comprar ou alugar um imóvel

Comprar ou alugar imóvel? Viver de aluguel ou realizar o sonho da casa própria é uma questão que está sempre em discussão. Hoje em dia, muitas pessoas estão em dúvida quanto ao que vale mais a pena.

Principalmente, porque as responsabilidades envolvidas nas duas situações podem acarretar em experiências ruins que influenciam a percepção das pessoas sobre tudo.

Existe muito a avaliar e a sua situação de vida atual importa. A economia brasileira também.

O mercado imobiliário também. Mas nós vamos discutir tudo isso com mais detalhes. O que será que está valendo mais a pena em 2020: comprar ou alugar imóvel

Leia mais: Como declarar imposto de renda

  • chaveiro para guardar as chaves do imóvel alugado

Aluguel de imóvel: vantagens e desvantagens

Vantagem em alugar imóvel

A grande vantagem de alugar um imóvel no lugar de comprar é a flexibilidade. Não é preciso firmar contratos muito longos, inclusive é algo que pode ser negociado com o proprietário.

Sendo assim, você não precisa também desembolsar um capital alto para fechar o contrato.

Seja por temporada, por um ano ou por tempo indeterminado, você vai precisar se preocupar com o aumento do aluguel ao menos uma vez no ano, e ainda assim ele não sofre tantas variações.

Na prática de mercado, essa variação do preço é baseada no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que é divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

É normal que em uma locação de muitos anos, o aluguel do imóvel acabe ficando caro com tantos reajustes caso o locatário e o locador não entrem em um acordo em relação a isso.

Nesses casos, a questão da flexibilidade fica mais evidente: se você já está livre da multa pelo contrato é só procurar um outro lugar para alugar que caiba no seu bolso.

Desvantagem do aluguel

Uma das desvantagens de morar de aluguel é que você não vai poder fazer grandes mudanças estruturais no apartamento ou casa – mais uma vez, a não ser que o proprietário esteja de acordo com aquele investimento no imóvel dele.

Para algumas pessoas é muito importante poder fazer modificações no local em que moram, mas muitas vezes se sentem impedidos por gastar em obras num imóvel que não é seu.

]Caso o patrimônio seja seu, essa modificação serviria como um investimento. Mas como não é, assim como o aluguel em si, é só mais uma despesa. 

Ainda assim, enquanto você não tem dinheiro suficiente para comprar, alugar pode ser uma boa maneira de conhecer melhor bairros e descobrir qual você gostaria de morar definitivamente. 

molho de chaves com as chaves do imóvel comprado

Comprar imóvel: vantagens e desvantagens

Pode ser que esse seja o seu sonho, ou até que já viva de aluguel há muitos anos e ache que chegou a hora de fazer esse investimento.

Pois é, segura que ele vai ser alto. Se você não tem o valor à vista, é preciso ter ao menos 20% do que vale o imóvel para dar a entrada.

Um outro ponto é o compromisso que você terá que assumir caso adquira o seu imóvel através de um financiamento.

Esse tipo de modalidade pode durar mais de 30 anos e você ficaria preso a essa decisão por muito tempo. Vender a propriedade com pouco tempo de uso pode acarretar em prejuízos.

Uma coisa boa que pode acontecer com o seu imóvel é ele valorizar com o tempo. Não existe a mínima garantia de que isso se concretizará, mas é uma possibilidade que conta a favor de quem é o dono do imóvel. 

Como ele é seu, as melhorias que você faz contribuem para que ele some forças à valorização do bairro, por exemplo, e aumente o valor.

E, diferente do aluguel que acompanha a inflação, o valor das suas parcelas no caso de compra é acertada de uma só vez e você pagará de acordo com o contrato.

No final das contas, tendo em mente que tudo dê certo e que seu imóvel não desvalorize, ele é um investimento a longo prazo, uma vez que se torna um patrimônio acumulado.

Leia mais: IPTU: consulta, parcelamento e mais!

fechadura aberta após compra de imóvel

Como a Selic influencia na compra ou no aluguel de imóveis?

Digamos que com base no seu momento e nas suas condições financeiras, você ache que essa é a hora ideal para comprar um imóvel.

Existem alguns contextos econômicos que podem estar alinhados a isso, é o que chamamos de um momento propício. 

Desde o ano passado, a taxa Selic (taxa de juros básica brasileira) caiu para 4,5% e se encontra no seu menor valor histórico.

Essa é uma boa notícia para quem quer comprar porque a Selic afeta diretamente nas negociações do mercado imobiliário.

Como? A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) influencia o valor dos juros de aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos.

Isso quer dizer que se ela estiver muito alta o juros vai ser maior e o poder de compra do brasileiro vai ficar comprometido. 

Quando ela está baixa, o contrário acontece, então é mais vantajoso para o consumidor.

Ela favorece, por exemplo, a aquisição de empréstimos pessoais. Para se ter uma ideia dos benefícios da atual situação é preciso olhar um pouco para o passado e fazer uma rápida comparação.

Em 2016, a taxa Selic chegou ao percentual de 14,25%. Imagine a diferença de se fazer um financiamento em 2016 e fazer um financiamento hoje, com a mesma taxa a 4,5%.

O custo do seu financiamento vai ser muito menor, você tem a possibilidade de reduzir o tempo para quitá-lo.

Então, é um questão de avaliar bem as suas possibilidades.

No Bom Pra Crédito você consegue ter uma rede de apoio grande com a análise de mais de 30 instituições financeiras parceiras com as melhores condições para você em um empréstimo online. 

Decidir em qual momento você está e o que faz mais sentido na sua vida agora, alugar ou comprar, é parte do caminho andado.

Mas, saiba que essa é uma época mais do que propícia para realizar o sonho da casa própria sem grandes sofrimentos.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *