Comprar ou alugar imóvel: o que realmente vale a pena?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

comprar ou alugar imóvel

Continua depois da publicidade

banner-zen

Um dos maiores sonhos do brasileiro sempre foi adquirir a casa própria. No entanto, a dificuldade financeira acaba deixando o sonho para trás, restando a opção do aluguel. Mas afinal, o que vale mais a pena comprar ou alugar imóvel?

Sabemos que cada uma das opções tem diversas vantagens, afinal, se trata do lugar onde vamos morar. Por conta disso, é necessário pensar bastante a respeito, principalmente nas implicações financeiras.

Fique atento que vamos te contar se a melhor opção para você é comprar ou alugar um imóvel!

Leia também: Como sair do aluguel. 11 dicas para realizar o sonho da casa própria

Comprar ou alugar imóvel?

Para você decidir se vale mais a pena comprar ou alugar imóvel, nós separamos as vantagens e as desvantagens de cada um e assim você pode tomar uma decisão mais acertada. Confira!

Alugar

Muitos dizem “alugar é jogar dinheiro fora”. Só que não é bem assim. Existem diversas vantagens em morar de aluguel. Vamos te contar algumas delas:

Vantagens

Uma das principais vantagens de alugar um imóvel no lugar de comprar é a facilidade. Afinal, por mais que exista um processo burocrático envolvendo o contrato de aluguel, ele é muito mais rápido que o contrato de compra e venda.

Sendo assim, a praticidade e a quantidade de documentos necessária no caso do aluguel podem ser consideradas uma vantagem.

Outra grande vantagem é o fato de que, finalizado o contrato de aluguel que costuma ser de um ano, você pode ir embora. Ou seja, se você alugou um apartamento e descobriu que não gostou dele por algum motivo, você só precisa ficar até o final do contrato. E, se for urgente a saída, paga a multa e vai embora.

Já pensou se você tivesse comprado o imóvel e descobrisse algum problema? Vender seria bem mais difícil! ?

Mais uma vantagem de morar de aluguel: você tem a possibilidade de morar em um imóvel mais caro onde, muitas vezes, você não poderia pagar o financiamento. Dessa forma, o aluguel proporciona que você possa ter um imóvel mais confortável sem comprometer totalmente seu orçamento.

Para quem é mais programado, também pode aproveitar o fato de o aluguel ser menor que a parcela do financiamento e investir a diferença. Assim, você pode utilizar esse valor até para ajudar na compra de um imóvel com menos juros no futuro.

Desvantagens

A principal desvantagem de alugar, com certeza é a instabilidade. Isso porque o proprietário do imóvel pode a qualquer momento solicitá-lo e você acaba tendo que deixar aquele apartamento que você tanto gostou. ?

Outra desvantagem é que, muitas vezes, não dá pra deixar sua casa com a sua cara por conta de não ter retorno no investimento.

Alguns proprietários até topam arcar com despesas com mobiliário ou reformas de melhorias, mas muitos nem querem saber e, ou você paga sozinho pela mudança que deseja, ou fica sem.

Comprar

Como já mencionamos, a casa própria é sonho de quase todos os brasileiros. E tem sim muitas vantagens em comprar um imóvel. Conheça agora!

Vantagens

Bom, as vantagens de comprar são principalmente as desvantagens de alugar.

Em primeiro lugar, o imóvel é seu. Ou seja, você pode fazer o que quiser: quebrar, construir, furar, pintar. O céu (e o dinheiro) é o limite! E nós sabemos que é realmente uma delícia morar num lugar que tem a sua cara! ?

Outra vantagem é que os imóveis costumam valorizar com o passar do tempo. Sendo assim, você está comprando algo que amanhã vai valer mais, podendo vendê-lo no futuro.

Construir a sua casa do zero também é uma opção. Tanto para quem quer fazer do seu jeito, quanto para quem quer economizar, já que pode negociar mão de obra e materiais.

Desvantagens

Provavelmente a maior desvantagem de comprar um imóvel é mesmo o investimento financeiro e o fato de que, normalmente, são muitos anos para terminar de pagar.

Afinal, como dissemos, muitas vezes para adquirir o imóvel dos sonhos, o valor da prestação do financiamento pode ficar muito superior ao do aluguel, o que acaba comprometendo o orçamento.

Juros, amortização e outras taxas também são desvantagens para quem pretende financiar um imóvel.

Mas afinal, comprar ou alugar imóvel, o que é melhor?

Na verdade, para poder tomar essa decisão, você precisa levar em consideração alguns pontos importantes. Mesmo porque é muito particular a decisão de cada pessoa e como ela pode pagar para morar.

Primeiramente, saber como está a sua situação financeira. Você tem condições de, por exemplo, assumir prestações pelos próximos 20 ou 30 anos? Pois é assim que a compra de imóvel normalmente funciona. Você se compromete a pagar por muitos anos para adquiri-los.

Afinal, hoje você pode estar empregado, mas e amanhã? Você tem estabilidade? Há alguma garantia que sua situação permanecerá a mesma nos próximos anos? Você é casado? Tem filhos? Todas essas são perguntas importantes que você precisa responder para tomar a decisão.

Também precisa saber se sua aposentadoria está garantida e se existe uma reserva de emergência. Afinal, não dá pra comprometer seu dinheiro na compra de uma casa e esquecer que imprevistos sempre acontecem,

Outro ponto para avaliar é a situação econômica do país. Como estão os juros do financiamento, a variação dos preços dos imóveis e dos aluguéis e quais são as projeções para os próximos anos.

Enfim, após todas as avaliações, se você optou por comprar um imóvel, vamos te mostrar as maneiras que você pode fazer isso:

Financiamento

Parecido com um empréstimo pessoal, no financiamento você pega dinheiro emprestado com uma instituição financeira com o objetivo único de pagar pelo imóvel adquirido.

As parcelas desse empréstimo são pagas acrescidas de taxas de juros que podem variar entre os bancos. Sendo assim, é sempre bom fazer uma pesquisa antes de fechar o negócio.

Consórcio

Para quem não sabe, ele funciona da seguinte maneira: você adquire o consórcio e paga uma mensalidade fixa. Todos os meses sorteia-se uma carta de crédito para a compra de um bem (nesse caso, o imóvel). Se você for sorteado, ótimo! Pode comprar seu imóvel e continuar pagando as mensalidades com juros menores.

No entanto, se você não for sorteado, pode ser que demore anos até isso acontecer. Então, para quem tem pressa em adquirir um imóvel, o consórcio pode não ser um bom negócio.

Agora, se você tem dinheiro para dar um lance, ou seja, oferecer para quitar parte das parcelas, você pode retirar o imóvel antes de ser sorteado.

Leia mais: Vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel?

Já decidiu se vai é melhor comprar ou alugar imóvel? Fique por dentro de mais dicas como essa aqui no nosso blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *