As melhores dicas para poupar dinheiro

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Dicas para poupar dinheiro

Resumo da matéria

  • Registre todas as suas despesas
  • Crie metas para seus gastos
  • Faça uma renda extra
  • Tire o melhor proveito dos programas fidelidade
  • Tire o melhor proveito dos programas fidelidade
  • Invista

Continua depois da publicidade

banner-zen

Cansou de trabalhar só para pagar contas? Confira a seguir quais são as melhores soluções para nunca mais ter esse problema

Dicas para poupar dinheiro são sempre bem-vindas, seja para não ficar no vermelho no final do mês ou para investir em sonhos e metas. O grande problema, no entanto, é encontrar uma forma de economizar com foco e estratégia.  

Se você acha que guardar dinheiro é praticamente impossível, é bom ler as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo. Sempre é possível gastar menos e mudar pequenos hábitos para o bem da saúde financeira.

Registre todas as suas despesas

Saber qual é o custo de vida e onde o salário está sendo investido é umas das principais dicas para poupar dinheiro. Guarde todas as notinhas e comprovantes de compras. Crie uma planilha e anote todos os gastos.

Existem vários aplicativos com ferramentas automáticas que ajudam nesse processo. Você pode dividir por categorias, como casa, lazer, educação, atividade física, alimentação, entre outras. O importante é saber para onde o dinheiro está indo.

em uma mesa repleta de moedas um homem posiciona uma lâmpada acesa

Veja também: O que é educação financeira e como aprender com ela?

Crie metas para seus gastos

Depois de anotar todas as despesas, é bem provável que você descubra que seu dinheiro está sendo empregado em coisas que não são tão importantes assim. Aproveite essa percepção para criar metas de acordo com cada categoria.

Temos algumas dicas para poupar dinheiro que vão te ajudar.  Foque 50% da renda para coisas essenciais, como aluguel, supermercado, contas da casa, transporte, entre outros.  

Reserve 35% para os gastos com academia, cinema, passeios e outras atividades de lazer. E os outros 15%? Use para investir. Dica de ouro: arredonde as despesas sempre para cima e a renda para baixo. Afinal, é melhor sobrar do que faltar!

Faça uma renda extra

É possível complementar a renda de diversas maneiras. Aproveite os dias de folga ou tempo livre para trabalhar como freelancer. Com certeza, você tem algum talento que pode ser usado para gerar um dinheiro extra.

Existem várias possibilidades, como costurar roupas e acessórios personalizados, dar aulas particulares, trabalhar em shows ou eventos, cozinhar, pintar e por aí vai. Divulgue seus serviços na sua rede social para que as pessoas conheçam seu trabalho.

Tire o melhor proveito dos programas fidelidade

Os pontos acumulados no cartão de crédito podem ser transformados em dinheiro, desde que você use essa ferramenta com estratégia. Afinal, estamos falando sobre dicas para poupar dinheiro, não para gastar.

Para obter dinheiro com seus pontos, você precisa transferir para um dos programas de milhas, como o Smiles ou LATAM Pass, por exemplo. Depois da conversão, vendas as milhas para uma empresa confiável.

Negocie suas dívidas

A primeira prioridade financeira de quem está endividado é quitar as parcelas do empréstimo, financiamento, acordos com bancos etc. Caso esteja muito apertado, faça uma proposta para seus credores e proponha parcelas que cabem no seu bolso.

Se a dívida for com cheque especial ou cartão de crédito, o ideal é pedir empréstimo online para quitar os débitos.   Dessa forma, você evita juros altos e usa o dinheiro para quitar. Lembre-se de separar o valor da parcela assim que o salário cair.

casal de homem e mulher sentados a uma mesa com contas e um computador usando uma calculadora

Veja também: Cupons de desconto e cashback, como economizar ainda mais em suas compras na internet

Invista

Lembra dos 15% destinados que devem ser usados para investir? Essa é apenas uma sugestão e, dependendo da sua renda, o valor pode ser maior ou menor do que isso. Comece criando uma reserva de emergência.

Para descobrir quanto investir nessa categoria, multiplique todos os seus gastos por 6 ou por 12. O resultado da conta é o valor que você deverá ter guardado caso aconteça para usar em casos de emergência, como doença, desemprego etc.

Você também pode investir parte do dinheiro em carteiras de investimentos de curto, médio e longo prazo. Tudo depende dos seus objetivos.

Parece difícil, mas não é! Com apenas 30 reais por mês é possível investir no Tesouro Direto, por exemplo. O importante é apostar em estratégias que rendem mais do que a poupança.

Com essas dicas para poupar dinheiro, acabou aquela história de gastar mais do que se ganha.  Planeje para onde vai o dinheiro, não contraia dívidas desnecessárias ou acima de suas posses e evite “acompanhar” os gastos de terceiros.

 Sempre que possível, faça suas compras à vista. Fuja das aquisições por impulso, saia de casa com pouco dinheiro para evitar gastos desnecessários.

E se eu precisar de um empréstimo para colocar as contas em dia e começar a poupar? Conte com o Bom Pra Crédito. Nós temos parceria com bancos e financeiras para te ajudar a escolher a melhor opção para seu bolso.

Acesse agora mesmo nosso site e descubra como é fácil e seguro colocar as dicas para poupar dinheiro em prática.  e contratar empréstimo para seguir com seus projetos.  Nosso serviço é gratuito!

banner-zen