Diferença entre Crédito Pessoal e Consignado

Lu do BPC

| 2 minutos para ler

Diferença entre Crédito Pessoal e Consignado

Continua depois da publicidade

banner-zen

Todos os dias somos bombardeados com propagandas de financiamento, empréstimos, crédito consignado na TV, no telefone, na rua, em panfletos e nos jornais.

Se você está passando por uma situação de descontrole financeiro, às vezes fica difícil resistir a esta tentação. Afinal de contas, quem não quer aquele dinheirinho “salva vidas”, para pagar em várias parcelas um pequeno valor sem comprometer muito o orçamento?

Isso tudo é ótimo se tomarmos os devidos cuidados, pois sempre que compramos a prazo ou tomamos um empréstimo, estamos assumindo uma dívida. Por esta razão, temos que pensar bem sobre a real necessidade de contrair uma nova divida e principalmente no tipo de empréstimo que contratamos.

No mercado existem diversas linhas de crédito para financiamento. Neste post vamos falar especificamente dos dois tipos mais procurados pelos consumidores, o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado.

Como funciona o empréstimo consignado

O crédito consignado é um tipo de empréstimo destinado a aposentados, trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e pensionistas. A sua grande vantagem é que ele possui juros mais baixos do que o cheque especial, com desconto das parcelas direto da folha de pagamento, o que possibilita a contratação mesmo em caso de “nome sujo”, e também permite dividir em parcelas a perder de vista.

O crédito pessoal é destinado aos consumidores que possuem vínculos com o sistema financeiro e os seus serviços (conta corrente, conta salário, cheque, cartão de crédito). Neste caso, é necessário que o consumidor esteja com o nome limpo, pois as financeiras realizam consulta do nome no SCPC ou Serasa. As taxas de juros são variáveis e o prazo para pagamento costuma ser , em média, em até 24 vezes, através de boleto bancário, cheque ou débito automático na conta corrente.

Calcule bem os juros, a quantidade de parcelas e determine uma data com a qual você poderá se comprometer para o pagamento das parcelas. O atraso pode lhe gerar multas, juros e muita dor de cabeça.

Como funciona o empréstimo pessoal

O crédito pessoal é uma modalidade de empréstimo oferecido pelos bancos e financeiras. Ele nos ajuda naquelas despesas imediatas, por exemplo, conserto do carro, pagar divida, reforma da casa etc.

Se você chegou à conclusão de que a contratação de um empréstimo pessoal é a única alternativa no momento, a primeira coisa a fazer é procurar a instituição financeira em que você tem conta. O seu banco deve ser sempre a sua primeira opção para não cair nos diversos golpes do “empréstimo fácil”, que existem por aí.

O segundo passo é negociar com o seu gerente as condições de pagamento do valor desejado e ficar bem atento às taxas de juros.

Estar com o nome limpo, endereço e documentos atualizados e com menos de 30% da sua renda comprometida aumentam suas chances de ter o crédito aprovado pelo seu banco.

É importante saber que cada instituição tem a sua politica de concessão de crédito, assim como a determinação do valor da taxa juros. Pechinche!

Faça já uma simulação:

Solicite seu empréstimo pessoal

Sem custo e sem compromisso!

banner-zen