Dívida do cartão de crédito: pagar mínimo ou parcelar?

Lu do BPC

| 2 minutos para ler

Dívida do cartão de crédito: pagar mínimo ou parcelar?

Continua depois da publicidade

banner-zen

O cartão de crédito é aliado de uma vida financeiramente saudável, mas é preciso controlar os gastos para não tem problemas futuros. Quando o valor da fatura do cartão de crédito ultrapassa o quanto você pode pagar por mês significa que o descontrole financeiro bateu à sua porta. Na hora vem a dúvida: faço pagamento mínimo ou parcelamento da fatura?

Primeiro, você precisa saber o tamanho da sua dívida do cartão de crédito. Tudo tem que ser colocado na ponta do lápis, para você não ter mais prejuízos com cartão de crédito. Entre em contato com a operadora do cartão de crédito e esclareça todas as suas dúvidas em relação à fatura atual e lançamentos futuros.

Antes de deixar de pagar a dívida do cartão de crédito por falta de dinheiro, lembre-se de que os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado. Em pouco tempo, a dívida do cartão de crédito aumenta consideravelmente, a ponto de virar uma bola de neve. Portanto, considere pagar a dívida do cartão de crédito o quanto antes!

Já está pagando o mínimo? Veja como se livrar da dívida do crédito rotativo de uma vez por todas!

Como funciona o parcelamento do cartão de crédito?

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma das opções para quem não tem dinheiro para pagar a dívida do cartão de crédito. Esta operação está sujeita a disponibilidade, então, é preciso entrar em contato com o banco para saber se é possível parcelar a fatura do cartão de crédito e quais são as condições de parcelamento.

Quando você opta pelo parcelamento do cartão de crédito, já sabe quanto deve ser pago e por quanto tempo. Você pode parcelar o valor total da fatura ou pagar um valor à vista e parcelar o restante. Vale ressaltar que, no caso de parcelamento da fatura, o cartão de crédito não fica bloqueado, mesmo que você tenha feito a negociação da dívida do cartão de crédito. Conforme as parcelas forem sendo pagas, o limite do cartão de crédito vai sendo liberado.

Mas é preciso de programar bem: junto às parcelas da dívida do cartão de crédito, se for o caso, será cobrado anuidade, mais as compras e parcelas do mês.

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?

O pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito é o chamado crédito rotativo. Esta modalidade de crédito só é recomendada para quem vai quitar a dívida do cartão de crédito no mês seguinte. Caso contrário, realizar apenas o pagamento mínimo pode resultar em uma dívida muito alta em pouco tempo. Você também corre o risco de perder o limite do cartão de crédito.

O crédito rotativo lidera o ranking de juros de crédito, perdendo apenas para os juros do cheque especial. Por isso, ao escolher uma opção de crédito com taxa de juros menores, como o empréstimo pessoal, você se livra da dívida do cartão de crédito e dá um alívio para o seu bolso, com parcelas menores.

Empréstimo pessoal é a melhor opção?

Sim, uma vez que o crédito pessoal apresenta taxa de juros menores que a do parcelamento da fatura do cartão de crédito e do crédito rotativo. No Bom pra Crédito, você preenche um cadastro rápido e recebe propostas de empréstimo dos nossos parceiros. Você mesmo escolhe qual a melhor opção de crédito pra você. Simples assim!

banner-zen