Entenda como a cobrança de juros funciona entre as instituições e por que variam tanto
A cobrança de taxa de juros pelas instituições financeiras não é estabelecida aleatoriamente, você já parou para pensar como isso é definido e se existe empréstimo sem juros?
O custo de um empréstimo está diretamente ligado ao eu risco da inadimplência. Ou seja, quanto mais fácil de você não pagar, mais caro ele vai custar.
O cheque especial é uma das taxas de juros mais altas do mercado, tanto que o Banco Central decidiu colocar um teto para que os bancos cobrem nele: 8% ao mês (151% ao ano), bem menos que a média anterior que era de 12% ao mês.
Por que o cheque especial é tão caro comparado a outros tipos de empréstimos?
Algumas linhas de crédito podem exigir garantia ou outros pré-requisitos, mas o cheque especial é uma crédito pré aprovado que já está liberado na sua conta.
É só sacar com o seu cartão ou usar direto no débito.
Por isso é tão caro: o banco não tem a mínima segurança de que você o pagará, além disso, quando você entra no cheque especial passa a pagar o que o mercado chama de juros compostos.
São aqueles em que você paga juros sobre juros, aumentando mais ainda o que você deve à medida que os dias passam.
Leia mais: O que é Avalista e como ele pode te ajudar no momento do empréstimo?
Como as taxas de juros do empréstimo são definidas?
Na prática: as taxas de juros de um empréstimo serão maiores se as garantias oferecidas forem menores.
Isso quer dizer que se você procura por juros baixos deve procurar empréstimos com garantias maiores.
Entre as modalidades com menores taxas de juros estão os empréstimos consignado e o com garantia de imóvel ou veículo.
No primeiro, as parcelas são descontadas direto do benefício do aposentado ou do salário sob regime de carteira assinada (CLT).
Já no segundo, a sua dívida é associada a um bem, no caso um imóvel ou veículo, que pode ser um carro, caminhão ou moto.
Por que o mesmo valor de empréstimo pode ter taxas de juros diferentes nos bancos?
A concorrência entre os bancos gera taxas de juros em empréstimos mais competitivas, mas além disso, cada instituição financeira tem uma política de crédito.
Não são só os juros que apontam o quanto vai custar o empréstimo, você deve avaliar o Custo Efetivo Total (CET), que está descrito nos contratos, e soma aos juros outras tarifas e encargos.
Compare o CET de um empréstimo em vários bancos antes de contratar um empréstimo, em algumas situações os menores juros não garantem o menor empréstimo por causa desses outros custos que ainda são somados ao total do que você terá que pagar.
Existe empréstimo sem juros?
Quando falamos sobre esses empréstimos convencionais e mais reconhecidos: consignado, pessoal, com garantia, a resposta é não. O que você pode fazer é comparar e ir atrás de taxas de juros e CET menores.
Em plataformas como o Bom Pra Crédito você pode analisar as condições de empréstimo em mais de 30 instituições financeiras.
As taxas de juros começam em 1,59% ao mês e todo o trâmite pode ser feito online, sem complicação.
Mas, se pensarmos que empréstimo é todo aquele dinheiro que pegamos emprestado de alguma instituição financeira, você pode ter algumas opções de juro zero:
Cheque especial
Alguns bancos concedem carência para o cheque especial, ou seja, alguns dias (que podem variar entre 1 e 20 dias) em que você pega o dinheiro emprestado e não paga juros.
Procure se informar mais sobre o período de carência com o seu banco.
Leia mais: Juros Simples, O que, Fórmula, Como Calcular e Exercícios
Cartão de crédito
O cartão de crédito nada mais é do que um empréstimo de um dinheiro que você ainda não tem para gastar naquele momento.
Se você pagar tudo certinho na sua fatura do mês seguinte, não vai cair no temido juros do cartão.
Empréstimo pessoal com carência
Em algumas opções você poderá ter até 60 dias para o pagamento da primeira parcela do financiamento ou empréstimo pessoal.
Se quitar a dívida nesse período, vai ser como um empréstimo sem juros.
Gostou dessa explicação?
Deixe sua opinião nos comentários e não perca a oportunidade de encontrar as melhores opções de crédito para você com a ajuda do Bom Pra Crédito.
Seja o primeiro a comentar