Se você é uma daquelas pessoas que têm dificuldade para organizar as contas, saiba que você não está só! Atualmente, 7 em cada 10 famílias brasileiras possuem dívidas ativas, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). ?
Então, utilizar um método específico para o planejamento financeiro pode ser uma excelente maneira de iniciar o pagamento das dívidas e melhorar sua saúde financeira. No fim das contas, ninguém gosta de receber ligações de cobrança, ficar com o nome sujo ou perder a possibilidade de contratar linhas de crédito quando necessário, não é mesmo?
Vamos falar aqui do método 50-30-20: que é extremamente simples e eficaz para manter suas contas em dia e ainda economizar para uma reserva financeira de emergência e investimentos.
Como funciona o método 50-30-20?
Basicamente, o método consiste em dividir sua renda líquida mensal em três partes de 50%, 30% e 20% e separar os custos dentro de cada frente de custo.
A ideia de utilizar o 50-30-20 é equilibrar os gastos em relação ao salário para garantir que você não está gastando mais do que ganha. ?
Vamos entender melhor?
50% para os gastos essenciais
Contas como de água, luz, supermercado, aluguel, despesas médicas e farmácia, entram aqui. Uma maneira fácil de entender se um gasto deve ser considerado vital, é se perguntar: eu seria capaz de viver sem determinado item? Se a resposta for não (ou se for sim, mas sua qualidade de vida piorar consideravelmente), o gasto em questão é essencial e deve ser considerado dentro dos 50%.
O corte de despesas essenciais também pode e deve ser feito em alguns casos, principalmente se a somatória deles ultrapassa os 50% da sua renda mensal. Às vezes, coisas simples afetam bastante seu bolso no final do mês, tais como:
– Pegar o ônibus duas vezes por semana para ir ao trabalho para economizar em combustível;
– Aproveitar descontos e promoções nos supermercados ou comprar em atacados;
– Diminuir o tempo no banho para reduzir a conta de água;
– Combinar com a família de fazer vigilância em relação às luzes acesas da casa e economizar energia.
Com isso em mente, é possível adequar o orçamento doméstico aos custos mensais e fica muito mais fácil organizar a vida financeira. ?
30% para os gastos variáveis
Os gastos variáveis ou não-essenciais devem entrar nessa lista. Alguns exemplos básicos são: almoços em restaurantes, idas ao bar com amigos, gastos com jogos e streaming de filmes, salão de beleza, compras em lojas online, entre outros.
Claro que não é necessário deixar de fazer tudo aquilo que você gosta — basta garantir que os custos estejam dentro dos 30% e, em caso negativo, você pode optar por reduzir um pouco para não ter que retirar dos outros dois orçamentos, que são muito mais importantes. Lembre-se que seu objetivo final é conseguir guardar dinheiro para conquistar coisas muito maiores! ?
20% para um fundo de emergência e investimentos
Perfeito! Você conseguiu passar as duas primeiras etapas, que são as mais difíceis. Agora, é preciso criar seu fundo de emergência, ou seja, uma reserva financeira igual aos seus gastos essenciais por seis meses. Por exemplo, se o custo é de R$ 1.500 por mês com despesas necessárias, é recomendável ter pelo menos R$ 9.000 na sua reserva para eventuais imprevistos como despesas médicas maiores ou demissão do emprego.
Com a reserva garantida, é aconselhável começar a poupar ou investir para o futuro: aí vai da intenção de cada um – comprar um imóvel, fazer uma viagem, investir em ações ou fundos imobiliários, enfim, seja qual for sua pretensão, você vai utilizar seu dinheiro para gerar patrimônio e conquistar aquilo que tanto deseja. ?
O método 50-30-20 vale a pena?
Sim, com certeza! É um método amplamente utilizado por economistas para ajudar pessoas a organizarem suas contas e obterem a tão almejada independência financeira.
Fazer uma gestão mais inteligente de qualquer coisa sempre envolve um esforço inicial, mas uma vez implementado, o método fará uma grande diferença na maneira que você e as pessoas à sua volta olham para o dinheiro. Outro ponto muito positivo é envolver os filhos ou irmãos mais novos no processo e aproveitar para que eles aprendam sobre educação financeira desde cedo. ??
⚠️Lembre-se também de utilizar uma planilha de controle financeiro para que o gerenciamento de gastos seja ainda mais efetivo.
Para concluir, pagar as contas em dia será um fator importante para que você tenha crédito no mercado e possa conquistar seus objetivos ainda mais rápido através de um empréstimo ou financiamento — dessa forma, você tira seus sonhos do papel com responsabilidade e eficiência!
Seja o primeiro a comentar