O Saque-Aniversário do FGTS, uma modalidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), vem sendo alvo de debates e questionamentos há algum tempo. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, havia anunciado recentemente que iria propor o fim da modalidade, mas recuou da proposta.
Agora, a decisão sobre o futuro do Saque-Aniversário será tomada na reunião do Conselho Curador do FGTS, marcada para o dia 21 de março de 2023. O Conselho é responsável por definir as regras e normas da modalidade, e a expectativa é de que haja mudanças significativas na forma como o saque é feito.
Vale lembrar que com a mudança no saque-aniversário a opção de empréstimo FGTS possivelmente será afetada, ou seja, é poderá haver restrições ou que a modalidade deixe de ser ofertada após a decisão.
Faça seu Empréstimo FGTS agora mesmo com o Bom Pra Crédito
O que é Saque-Aniversário?
O Saque-Aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador sacar uma parte do FGTS a cada aniversário de trabalho na empresa. Essa modalidade foi criada para ajudar os trabalhadores a lidarem com emergências financeiras, como doenças, perda de emprego ou despesas imprevistas. No entanto, ao longo dos anos, a modalidade foi sendo questionada devido ao seu impacto na economia e na arrecadação do FGTS.
Alguns argumentam que o Saque-Aniversário tem um impacto negativo na economia, pois o dinheiro sacado é geralmente gasto em despesas correntes e não em investimentos que possam impulsionar o crescimento econômico. Além disso, a retirada antecipada do dinheiro prejudica a arrecadação do FGTS, que é uma importante fonte de recursos para a construção de moradias populares e outros projetos sociais.
Por outro lado, muitos defendem que o Saque-Aniversário é uma importante ferramenta para ajudar os trabalhadores a lidarem com situações financeiras adversas, e que a sua extinção prejudicaria ainda mais os trabalhadores mais vulneráveis. Além disso, argumentam que a decisão sobre o Saque-Aniversário deve levar em conta o impacto social da modalidade, e não apenas o impacto econômico.
Diante desse cenário, a reunião do Conselho Curador é vista como fundamental para definir o futuro do Saque-Aniversário.
Qual o impacto da mudança para os trabalhadores?
Caso a definição seja feita de maneira a extinguir o saque-aniversário, os trabalhadores não mais poderão retirar os valores anualmente, ou seja, não haverá mais opção de utilizar esta modalidade de saque.
Assim, a regra antiga voltaria a valer e o trabalhador teria possibilidade de fazer o saque total das contas em caso de:
- Demissão sem justa causa;
- Fim do contrato temporário;
- Suspensão do trabalho avulso;
- Aposentadoria;
- Amortização da casa própria;
- Compra ou construção da casa própria;
- Saque calamidade ou emergência;
- Rescisão por falência ou morte do empregador ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Morte do trabalhador;
- Trabalhador com 70 anos de idade ou mais;
- Trabalhador sem carteira assinada há três anos;
- Trabalhador ou dependente com doença grave ou em estágio terminal por doença grave;
- Trabalhador ou dependente com câncer;
- Trabalhador ou dependente portador de HIV.
Empréstimo FGTS com o Bom Pra Crédito é a melhor opção para você!
Além disso, mesmo que a forma de saque não seja extinta, ainda há a possibilidade de várias restrições serem impostas, já que o próprio Ministro já sinalizou que mudanças serão muito prováveis.
Outros impactos serão possivelmente sentidos por bancos e financeiras que possibilitam o empréstimo FGTS, já que a mudança de regras pode impossibilitar a oferta deste tipo de empréstimo, então a recomendação é que os trabalhadores que pretendem aderir ao empréstimo FGTS o façam antes de 21 de Março de 2023.
Como fazer o empréstimo FGTS?
Para fazer o empréstimo FGTS, o trabalhador precisará optar pela modalidade saque-aniversário através do aplicativo do FGTS da Caixa Econômica Federal, disponível para dispositivos Android e iOS.
Depois, basta autorizar a consulta das financeiras às informações do FGTS.
Assim, já será possível solicitar empréstimos do saque-aniversário através de bancos e instituições financeiras, incluindo o Bom Pra Crédito.
Continue acompanhando nosso blog para mais informações a respeito do saque-aniversário e outros assuntos relacionados a finanças.
Seja o primeiro a comentar