Ter o nome limpo, além de ser uma questão de honra para muitos, é importante em diversas situações do cotidiano. Pois, com o nome sujo temos barreiras para adquirir empréstimos, cartão de crédito, realizar compras parceladas, aquisição de bens e serviços financeiros.
Se você deixa de arcar com suas despesas, elas acabam se acumulando e inevitavelmente, você entrará em uma lista de restrição de órgãos de proteção ao crédito, como SERASA e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Em outras palavras, você pode ficar com o nome sujo na praça.
Meu nome sujou. Como faço?
Como efeito do nome sujo a pessoa não terá acesso facilitado a crédito e financiamentos em instituições financeiras, bem como, não poderá ser avalista, mas não precisa entrar em pânico nesta situação. O mais importante é manter a calma e colocar a cabeça em ordem.
O Bom Pra Crédito vai te ensinar o passo a passo pra limpar o seu nome:
Cada coisa em seu lugar!
Pesquise de onde vem a dívida:
Para poder quitar seus débitos é importante saber de onde eles são provenientes. Entre em contato com as instituições de proteção ao crédito, pois elas lhe informarão sem custo algum por qual empresa você foi cadastrado e qual é o valor da sua dívida.
Salde o débito:
Negocie o prazo e o desconto total para a quitação do débito e considere que ele poderá ter incluso juros, multa e a correção monetária. Seu nome sujo será retirado apenas após a quitação total, exceto em casos de cobrança indevida.
Solicite comprovante:
Para provar o pagamento e evitar qualquer complicação futura, o comprovante deverá conter o descritivo do valor pago, juros e multas. Se a negativação for por cheque devolvido, solicite o documento.
E lembre-se de guardar toda a documentação que comprove a quitação das despesas.
Certifique-se:
Após o pagamento, o estabelecimento comercial entrará em contato com os órgãos de proteção ao crédito e efetuará a baixa do registro no seu CPF.
SPC e SERASA: a desvinculação do nome acontece automaticamente após os bancos e cartórios darem baixa.
Banco: o cheque voltou? Entre em contato com a instituição financeira solicitando a regularização. O pedido deverá ser feito por escrito e deverá conter um documento que comprove o pagamento.
Cartório: para títulos processados será necessário comparecer a um cartório portando um documento de quitação para que ele dê baixa no nome sujo de seu cadastro. Há o pagamento de uma taxa variável de local para local.
Cobrança Indevida:
Quando acontece este tipo de situação, será necessário procurar a empresa, os órgãos de defesa do consumidor ou ainda a Justiça.
Vale lembrar que quando há a inclusão do nome de maneira indevida, a pessoa poderá acionar os meios legais para indenizá-la por danos morais.
Faça uma consulta online!
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), oferece gratuitamente o serviço de consulta do CPF, por meio do portal Consumidor Positivo. Basta acessar o portal, gerar login e senha e consultar o seu CPF com segurança.
Não há limites de consulta.
Acesse: http://www.