O que são os bancos digitais? Tudo o que você precisa saber!

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

bancos digitais

Continua depois da publicidade

banner-zen

Disponíveis no Brasil há apenas 5 anos, os bancos digitais foram regulamentados em 2016 pelo Conselho Monetário Nacional. Mas esse tempo já foi suficiente para conquistar o coração de muitos correntistas e colocar a pulga atrás da orelha de outros.

Afinal, o que são os bancos digitais? Eles são seguros? Qual o melhor banco para abrir minha conta? Se alguma dessas dúvidas pairam sobre a sua cabeça, nós estamos aqui pra te ajudar! ?

Saiba tudo sobre os bancos digitais, agora!

Leia também: Banco digital é uma boa ideia? Descubra se você deve ou não abrir uma conta

O que são os bancos digitais?

Bancos digitais, também conhecidos como neobanks, são aqueles onde seus produtos e serviços são oferecidos de forma online. Você acessa seu banco por aplicativos no celular ou pelo computador e pode ver seu extrato, realizar transações, entre outros.

Eles oferecem os mesmos serviços de conta corrente que os bancos tradicionais e surgiram, principalmente, por conta da necessidade de evolução que chegou junto com as novas tecnologias. Afinal, os usuários passaram a exigir serviços mais rápidos e personalizados.

Além da praticidade dos aplicativos, os bancos digitais também costumam ter menos burocracias na hora de abrir uma conta e a documentação é toda enviada digitalmente. No entanto, não possuem a figura do gerente, tendo um relacionamento mais impessoal com o banco.

Fora o fato de que costumam cobrar taxas menores ou até isentas pelo fato de que possuem gastos reduzidos, já que não possuem agências, como nos bancos tradicionais. Na hora de sacar dinheiro, você pode ir até um caixa independente, como os da Rede 24 horas.

A grande maioria dos bancos digitais foram criados por Fintechs, startups que investem em tecnologia no mercado financeiro, com o objetivo de tornar os processos eficientes.

Como abrir uma conta digital?

Primeiramente, você baixa o aplicativo do banco que escolheu. A maioria conta com apps tanto para Android quanto para o sistema iOS.

Normalmente os apps são bem intuitivos e você consegue facilmente preencher seu cadastro. Você vai colocar seus dados e enviar alguns comprovantes por meio de fotos.

Os bancos digitais costumam pedir comprovante de residência, documentos pessoais, selfies segurando um documento, entre outros.

Após preencher todo o cadastro, sua ficha vai para a análise de crédito. Cada banco tem suas exigências, então pode ser que seja mais fácil conseguir abrir uma conta em alguns bancos do que em outros.

No entanto, é fato que ter o nome limpo e um score alto pode te ajudar a conseguir abrir sua conta mais facilmente.

Depois da aprovação, você passa a utilizar os serviços disponíveis no app e o contato com o banco passa a ser por chat no app ou por e-mail e mensagens.

Bancos digitais são seguros?

Sim. Podemos dizer que os bancos digitais são seguros pois todos eles são regulamentados pelo Banco Central, justamente para garantir a segurança dos usuários.

Além disso, como mencionamos, a maioria deles foi criada por Fintechs que são conhecidas justamente pela preocupação com a tecnologia e segurança. Inclusive, o correntista costuma receber uma mensagem a cada transação feita no banco, para maior controle.

Mas se você tem alguma dúvida sobre o banco que deseja abrir a conta, pode fazer uma pesquisa no site da Receita Federal, Procon ou se ele possui muitas reclamações no Reclame AQUI.

Qual a diferença entre os bancos digitais e o internet banking?

Por mais que muitos bancos tradicionais já possuam aplicativos para celular ou páginas na internet, não quer dizer que eles sejam bancos digitais.

Primeiramente pela burocracia exigida na hora de abrir uma conta no banco tradicional. Isso porque, além de, na maioria das vezes, ter que ser feita pessoalmente nas agências, costuma exigir uma série de documentos de comprovação de renda, entre outros.

Outra grande diferença é o custo para manter uma conta em um banco tradicional. Afinal, por terem agências físicas, precisam de recursos para manter os bens e funcionários e acabam repassando esses valores para os correntistas.

Alguns bancos que possuem internet banking também não permitem que todas as operações sejam feitas pelo celular como nos bancos digitais. Essa também é uma grande diferença entre eles.

Qual o melhor banco digital atualmente?

Fica difícil fazer essa afirmação, afinal, cada banco oferece uma série de vantagens e benefícios diferentes e que atendem a diferentes tipos de público.

O melhor banco para mim pode não ser para você, então o ideal é você saber o que procura em um banco e achar aquele que atende às suas necessidades.

Os maiores bancos digitais do Brasil hoje são:

  • Agibank: possui diversos investimentos como CDB, consórcios, seguros e empréstimos;
  • Banco Inter: um dos primeiros bancos digitais do Brasil, oferece pagamento por QR Code;
  • Banco Original: possui programa de cashback;
  • Neon: não cobra anuidade ou mensalidade, mas pode cobrar alguns serviços a partir da segunda vez que foi utilizada no mês;
  • Next: você indica amigos para o banco e ganha dinheiro;
  • Nubank: o famoso roxinho não tem taxa de manutenção e nem cobra transferência para outros bancos.

Leia também: Bancos online no Brasil, confira quais são os principais e os seus benefícios e facilidades

Gostou do conteúdo? Fique por dentro do mundo financeiro aqui no nosso blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *