Onde empreender com pouco dinheiro, dicas para começar o seu negócio

Lu do BPC

| 6 minutos para ler

imagem ampliada da mão de mulher escrevendo em caderninho em frente a computador

Continua depois da publicidade

banner-zen

Confira as opções de negócios que você pode começar gastando pouco

Como uma alternativa paralela ao trabalho formal de carteira assinada, seja pelo alto índice de desemprego ou pelo sonho do negócio próprio, os brasileiros estão empreendendo cada vez mais. Mas trilhar esse caminho requer alguns cuidados para atingir o sucesso.

Pensando em ser seu próprio patrão, mas não pode gastar muito? Veja algumas ideias de onde empreender com pouco dinheiro. Veja como começar um negócio seu pode ser mais simples do que se imagina.

Não sabe por onde começar ou que tipo de negócio pode abrir? Calma! Já adiantamos que as opções são bem variadas. Tudo vai depender do que já sabe fazer e qual experiência que tem. Para te ajudar, temos 15 ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro:

mulher em escritório sentada à mesa segurando caneta e vendo uma prancheta

1. Loja Virtual

Abrir uma loja 100% virtual e começar a empreender online é o desejo de muita gente. Mesmo quem já tem loja física pode oferecer essa outra possibilidade aos clientes ou pode funcionar apenas no formato digital. Dessa forma,  é possível conquistar mais clientes.

Escolha os produtos que deseja vender, como roupas, cosméticos, calçados, eletrônicos, e criar um ambiente online. Você pode fazer isso usando plataformas gratuitas e economizar, mas existem empresas que oferecem esse tipo de suporte especializado.

2. Venda de doces

Outra opção de onde empreender com pouco dinheiro é fazer doces para venda. Existem opções variadas como brigadeiros, bolos no pote, doces temáticos como ovos de chocolate para páscoa, etc. 

Para começar, invista nos ingredientes para fazer os doces e capriche nas embalagens. Nesse começo, dá para usar a estrutura da sua cozinha para a produção, mas saiba separar o que é específico para o uso da casa e o que é para seus doces. 

3. Venda de refeições prontas

As famosas marmitas ou até mesmo  pratos congelados estão sempre em alta. Pode ser tipo comida caseira tradicional, refeições saudáveis, opções veganas e por aí vai. Use sua criatividade e o seu tempero especial para, literalmente, ganhar os clientes pelo estômago.

Comece com um cardápio com poucas opções. Assim que for ganhando a confiança dos clientes, inclua outras delícias. Ah!  Garantir um bom transporte para que o produto chegue fresquinho para os seus clientes é fundamental.

4. Dê aulas particulares

Uma forma que não vai exigir muito dinheiro para começar é oferecendo aulas particulares. Use o que já tem no currículo ao seu favor. Podem ser aulas de reforço de matérias escolares, de instrumentos musicais, de dança, de idiomas. Algo que sabe bem.

Se as aulas forem oferecidas na casa dos alunos, não será preciso se preocupar com um espaço, mas se quiser, pode optar por alugar um local específico para isso, o que vai exigir alguma estrutura.

5. Maquiagem

Quem  tem habilidade para fazer maquiagem, pode oferecer esse serviço para as pessoas. Lucre com clientes que precisam se produzir para casamentos, formaturas, aniversários ou ensaios fotográficos, por exemplo.

Ao fazer isso na casa das pessoas, o que vai ser preciso é dos produtos de maquiagem para seu público. Invista em produtos de qualidade e em variedade para atender diferentes tons de pele e gostos variados.

6. Ofereça uma consultoria

Oferecer consultoria também é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Pode ser uma mentoria de algum tema, saúde, viagens, moda e estilo, mercado financeiro… As possibilidades variam de acordo com o seu conhecimento.

Nesse caso, produza um material, como e-book ou vídeo aulas ou marque conversas presenciais ou virtuais.

7. Seja um influenciador

Um trabalho que tem a cara da atualidade é o de influenciador digital. Use suas redes sociais para dar dicas às pessoas e fazer propagandas de produtos e serviços em diversos nichos: casa, estilo, vida saudável, beleza, entretenimento, só para citar alguns.

Para começar você vai precisar de um celular com uma boa câmera e das suas redes sociais. Crie conteúdo a partir de coisas do seu dia a dia. Quando alcançar visibilidade e engajamento dos visitantes do perfil, poderá fazer parcerias pagas.

8. Revenda de cosméticos

Itens que nunca ficam fora do gosto popular, os cosméticos podem ser uma alternativa fácil para revenda. Pode incluir maquiagem, itens de perfumaria, cuidados para a pele, produtos para o cabelo… basta escolher o que preferir ou, até mesmo, um pouco de tudo isso.

É interessante ter amostras dos produtos para fazer demonstrações se não for vender pela internet apenas, então invista uma quantia nisso. No geral, ao trabalhar com encomendas, há economia no estoque e evita itens parados por muito tempo.

 9. Conserto de roupas

Caso tenha habilidade com costuras, ofereça um serviço de reparos de roupas. Você pode optar por não criar as peças do zero, apenas fazendo consertos que vão direcionar as pessoas que precisam ajustar peças com mais rapidez.

Além do talento com linhas e agulhas, vai precisar desses materiais e outros como tesouras e, é claro, a máquina de costura. Com esses itens, comece a trabalhar e vá aos poucos, investindo em mais máquinas e em modelos mais sofisticados.

10. Cuidados para pets

O mercado de produtos e serviços para animais de estimação também é uma boa alternativa. Pode optar por revender produtos como caminhas, comedouros, coleiras e outros itens ou oferecer serviços de estadia, banho ou mesmo passeios.

Se não tem muita experiência mas gosta de animais pode começar pelos passeios. Será preciso disponibilidade e disposição para andar bastante com os bichinhos todos os dias. Em compensação, não vai precisar de muitos materiais para começar.

11. Reparo e manutenção de computadores

Se tiver experiência em conserto de computadores pode fazer disso um negócio. Muitas pessoas precisam desses serviços, que podem ser tanto o reparo e manutenção da parte física quanto do sistema, para formatação e instalação de programas.

Os gastos iniciais podem incluir algumas ferramentas básicas para abertura e limpeza das máquinas, mas caso precise trocar partes, pode encomendar de acordo com a necessidade dos clientes. Dessa forma você economiza sem precisar fazer estoque.

12. Dropshipping

Também é uma forma de venda online, e a loja funciona como um intermediário entre o consumidor e os fornecedores. A função desse tipo de loja é fazer a parte de propaganda e execução das vendas.

Como são os próprios fornecedores que mantêm o estoque e fazem o envio dos produtos, não precisa se preocupar com esses gastos. Mas como isso é feito no ambiente virtual, você vai precisar investir em uma plataforma online que seja prática e segura.

13. Presentes personalizados

Se tiver habilidades artesanais pode usar esse talento para preparar e vender presentes personalizados. Não precisa ser algo que você faça, como alguma arte em madeira ou desenho, por exemplo, mas algo que se possa montar, como cestas de café da manhã.

Como a maior parte dos trabalhos são feitos por encomenda, poderá comprar o que precisa apenas mediante pedidos. Desse modo são evitados gastos com um grande estoque ou mesmo o desperdício dos itens.

14. Edição de fotos e vídeos

Para quem tem habilidade com programas de edição de fotos e vídeos esse é um bom mercado. É um serviço que pode ser oferecido sem sair de casa e trabalhar com ferramentas que você já tem.

Além de um computador onde fazer as edições, será preciso alguns programas específicos. Como a licença para eles é paga, será preciso comprar a permissão para uso. Após o período determinado, geralmente um ano, é feita a renovação.

15. Correção e formatação de textos

Quem tem habilidade com gramática, pode oferecer seus serviços de correção de textos, principalmente acadêmicos (artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, etc). Além de corrigir o texto, pode adequar a normas como ABNT e APA, por exemplo.

Este é um trabalho que pode ser da sua casa com ajuda de um computador e acesso à internet. Sem maiores gastos estruturais ou despesas materiais, é possível começar sem gastar praticamente nada.

papéis com gráficos embaixo  de teclado com caneta e celular do lado

Dicas importantes para o seu negócio

Começar um negócio pode ser um desafio, mas ao prestar atenção a alguns pontos vai evitar dores de cabeça no futuro.Depois de decidir onde empreender com pouco dinheiro, fique atento a estas dicas para que você comece com o pé direito. 

  • Abra um registro MEI

Comece regularizando essa nova empresa. Com a criação do MEI, você declara que é um micro empreendedor individual e recebe um número de CNPJ. Dessa forma, terá direito aos benefícios da Previdência Social, mediante pagamento de um imposto mensal, o DAS. 

  • Crie uma reserva de emergência

Mesmo que não tenha gastos iniciais com seu novo negócio, mantenha uma reserva de dinheiro para eventuais necessidades. Esse valor pode servir para pagar fornecedores em caso de atraso ou comprar materiais ou equipamentos que não foram planejados inicialmente.

  • Invista em marketing digital

Se a propaganda é a alma do negócio, aprenda a usar isso ao seu favor. Contrate uma pessoa ou equipe especializada, crie cartões de visita ou pague por impulsionamento da sua página nas redes sociais. Quanto mais visível sua marca estiver, maior a chance de conseguir clientes.

  • Aprenda a precificar

Não adianta oferecer um produto ou serviço de qualidade se o valor cobrado não é equivalente e não cobre as suas despesas. Considere todos os seus gastos com materiais, estrutura, mão de obra, divulgação e calcule o valor a ser cobrado para que tenha lucro.

  • Se mantenha atualizado

Independente da área escolhida para atuar, continue estudando sobre ela. Quanto mais atualizado estiver, mais qualidade terá o que você oferece. Ao se destacar em sua especialidade, vai atrair mais pessoas interessadas no que tem a oferecer.

Precisa de uma ajudinha para começar? Conte com a gente!

Se você precisa de uma força para começar o seu negócio, seja para pagar dívidas pendentes ou ter o capital necessário para comprar o que precisa, o Bom Pra Crédito pode te ajudar! 

Em nosso site é possível encontrar as melhores opções para fazer um empréstimo. Não perca tempo e solicite uma análise agora mesmo!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *