Como quitar um empréstimo? Saiba mais aqui!

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Continua depois da publicidade

banner-zen

Solicitar um empréstimo requer bastante planejamento. E em alguns casos, algumas pessoas pensam em antecipar pagamentos ou até quitar um empréstimo feito.

No entanto, existem muitas dúvidas sobre como quitar o empréstimo, ou como fazer um planejamento financeiro para quitar um empréstimo de maneira correta, e até quais as vantagens em quitar o empréstimo solicitado. Quanta coisa, né? ?

Dessa forma, separamos algumas dicas para quitar empréstimo, que com certeza ajudarão a responder as dúvidas e tomar decisões de forma mais segura.

Leia também: Planejamento financeiro individual: passo a passo de como criar o seu

Como fazer planejamento financeiro para quitar empréstimo?

O cenário ideal é que você providencie um planejamento prévio para pagamento do empréstimo. Ou seja, desenhar um mapeamento da situação ajuda a avaliar a real necessidade da solicitação.

No entanto, se você já entrou em um empréstimo e veio a ideia de “quero quitar meu empréstimo”, sem problemas. Você só precisa planejar a quitação e ter em mente que agora esse é o seu principal objetivo de pagamento. Ou seja, nada de fazer mais dívidas e se enrolar novamente, ok? ?

Cartão de crédito nem pensar

Para isso, evitar a utilização do cartão de crédito é um passo fundamental. Apesar de não parecer, é uma outra modalidade de empréstimo que cobra quase 300% de juros ao ano. Ou seja, ao entrar nessa, fica muito mais desafiador sair.

Corte o não essencial

Quantas vezes você já comprou coisas que não precisa de verdade? Sendo assim, procure cortar gastos supérfluos, mesmo que venha aquela sensação de que você“merece muito”, sabe? 

Abrir mão de alguns mimos e agrados pode ajudar na redução das taxas de juros e a conquistar muito mais no médio e longo prazo.

Planejamento financeiro atual

Faça um planejamento financeiro de entradas e saídas para ter clareza das possibilidades. Nele deve constar o empréstimo atual como despesa fixa, certo?

Poupe o que conseguir

Ao colocar tudo na ponta do lápis, determine um valor mínimo para guardar, tendo como objetivo a quitação do empréstimo.

Faça isso com consistência, e mesmo que pareça pouco, pode ajudar bastante a antecipar parcelas e reduzir o valor total do empréstimo.

Quais as vantagens em quitar o empréstimo?

Se você tem mesmo a intenção de quitar o empréstimo, deve ter claro que a decisão só apresenta vantagens caso tenha o valor necessário para quitação das parcelas ou esteja com dinheiro extra.

Redução de despesas mensais

Ou seja, a redução das despesas mensais é a principal vantagem da quitação do empréstimo. No entanto, o pagamento não pode prejudicar o orçamento pessoal e familiar caso utilize a quantia para o pagamento. 

Reduzir tempo de pagamento

Caso não tenha o valor total para quitação, é possível diminuir as taxas de juros e antecipar as parcelas. Essa também é uma boa opção para ajudar a reduzir o prazo de pagamento.

Liberação de margem de crédito

Uma outra vantagem da antecipação das parcelas é a liberação da margem de crédito. Dessa forma, é possível contratar um novo empréstimo no futuro.

Utilização de outras fontes

Se você quer mesmo colocar todo seu foco em quitar um empréstimo, saiba que existem diversas alternativas para isso. É possível utilizar o saldo do 13° salário e das férias, além de optar por pagar com o valor da restituição do Imposto de Renda, e até fazer uso de verbas temporárias, caso possua.

Quando não vale a pena quitar o empréstimo?

Caso o pagamento das parcelas do empréstimo já esteja chegando ao fim, a quitação antecipada não vale a pena, já que os juros abatidos serão mínimos. Claro que você pode realizar a quitação da mesma forma, mas vale a informação, né? ?

Lembre-se: se você pretende pegar um novo empréstimo para pagar a dívida ativa, é mais uma decisão que não vale a pena. Sendo assim, procure uma renegociação da dívida existente e tome muito cuidado com juros abusivos.

Posso antecipar as parcelas no empréstimo consignado?

Você não só pode, como é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, qualquer tipo de contrato de empréstimo consignado pode ser quitado a qualquer tempo. Isso vale para aposentados ou pensionistas do INSS, funcionários públicos e colaboradores de empresas privadas.

As parcelas antecipadas ajudam a reduzir os juros do valor total do empréstimo. Para isso, a renegociação deve ser feita junto à instituição.

Como dica adicional: avalie a proposta de quitação e observe qual será a redução real do valor para não gerar um negócio.

Leia também: Empréstimo pessoal x empréstimo consignado: entenda a diferença

Como quitar ou antecipar o empréstimo pessoal?

Depois de decidir se a quitação do empréstimo será parcial – pagando algumas parcelas – ou integral – quitando o contrato completo -, você deve entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o boleto ou débito em conta.

Não tem muito segredo, a única dica é ficar ligado no valor total de quitação, que deve ter os juros das parcelas zerados, fazendo valer o negócio.

Essas informações serão úteis no momento da quitação do empréstimo pessoal. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas financeiras!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *