Adesivar a geladeira, os azulejos, dar preferência por piso laminado… são várias dicas para economizar, vem ver!
Pode ser uma reforma estrutural no apartamento ou só uma repaginada no visual da casa, no final das contas, muitas vezes, a maioria das pessoas acaba gastando mais do que gostaria quando está reformando a casa.
Como, então, reformar a casa gastando menos? Como dar aquele toque especial no seu lar sem se perder nas contas?
A primeira dica, com certeza, é organizar seu orçamento. Tanto para reformar quanto para decorar, é preciso, antes, ter noção de quanto você pode e quer investir nisso. Revise suas finanças e planeje-se para não criar dívidas que não poderá saldar.
E tem outras dicas essenciais pra quem quer reformar e decorar gastando menos.
Olha só:
Cautela na reforma
Reformas exigem planejamento. Não adianta pedir pra quebrar tudo de uma vez e só depois descobrir o que vai fazer e o que precisa comprar.
Em alguns casos, inclusive, decisões como mudar a disposição de ambientes, tirar paredes e outras reformas estruturais podem até trazer riscos à segurança.
Em edifícios que não apresentam pilares, por exemplo, na hora de reformar um apartamento, pode ser preciso contratar um engenheiro para orientar sobre as possibilidades e limitações específicas da construção.
Ter cautela para planejar o que será reformado, pesquisar preços e pensar na logística de toda a obra pode tomar algum tempo, mas pode acabar representando uma boa economia com imprevistos e gastos não planejados.
Veja agora: Reforma da cozinha: 11 dicas para não gastar muito com a sua
Procure bons profissionais
Economizar com a mão-de-obra nem sempre é uma boa estratégia. É preciso contar com profissionais qualificados para garantir segurança e melhores resultados.
Mas lembre-se que nem todo profissional qualificado cobra preços exorbitantes.
Há várias pessoas de talento oferecendo serviços de qualidade. Então, informe-se com amigos, procure por boas indicações, pesquise bem e contrate profissionais em que confia.
Analise o custo-benefício
Economizar nos materiais também pode não ser uma boa ideia. Materiais de baixa qualidade podem acabar comprometendo toda a reforma e exigindo uma nova obra em breve, envolvendo novos gastos.
Mas também não precisa optar pelo material mais caro. O ideal é analisar o custo-benefício do que se precisa adquirir.
E manter-se sempre fiel ao seu orçamento e ao seu planejamento de gastos. Portanto, pesquisa e negociação são estratégias essenciais para economizar. Pesquise bem os preços antes de sair às compras. E tente negociar descontos.
Reforme um ambiente por vez
Já imaginou começar uma reforma e depois não ter dinheiro para terminar? O mais recomendável é planejar-se para reformar um ambiente por vez.
É claro que nem sempre a correria do dia a dia permite esse tipo de planejamento ideal.
Mas considere bem suas finanças e tente fazer seu planejamento por etapas para organizar-se melhor.
Faça você mesmo o que conseguir
Sabe pintar paredes? Fazer pátina em móveis? Ou consertar coisas? Muitas vezes, a ajuda de um profissional pode ser recomendável.
Mas se você entende do assunto, por que não pôr a mão na massa e economizar?
Algumas coisas são realmente simples de fazer. Para outras, talvez seja necessária um pouco de habilidade manual.
Porém, para quem gosta desse tipo de atividade, um tutorial de YouTube pode ser suficiente para aprender novos truques e deixar a casa com um novo visual.
Considere piso laminado
Revestimentos como piso vinílico, laminado, resina epóxi, tecnocimento, etc. são opções para quem prefere colocar um piso sobre outro, sem perder dias quebrando o antigo para colocação de um novo.
Em alguns casos, o revestimento pode, inclusive, sair mais barato do que toda a obra de retirada e reposição de pisos. Vale a pena pesquisar.
Os revestimentos são facilmente aplicáveis sobre cerâmicas e porcelanatos, só não podem ser sobrepostos a pedras irregulares.
Repagine móveis e reaproveite outros objetos
Para dar novos ares ao seu lar, você pode tentar reaproveitar o que já tem, transformando ou incrementando móveis e objetos.
Você pode, por exemplo, fazer um balcão ou uma penteadeira vintage com o pé daquela antiga máquina de costura da sua avó (aquela Singer de pedal, lembra?).
Você pode fazer pátina em armários, mesas ou cadeiras.
Pode usar pallets de madeira para criar os mais diversos móveis, como armários, estantes, divisórias, porta-objetos e até hortas verticais.
Pode comprar capas ajustáveis de cores diversas para usar em sofás e poltronas.
Adesive os azulejos
Uma ideia de decoração barata e que pode dar todo um novo visual a um ambiente é adesivar alguns azulejos.
Você pode usar cada azulejo com um estampa variada, criando um visual bem assimétrico e ousado quando estiver reformando a casa.
Ou pode também adesivar os azulejos apenas com algumas faixas, formando um padrão de estilo mais clássico. Use a criatividade e mãos à obra.
Veja também: Vai comprar uma casa? Veja 05 coisas que você precisa saber sobre o dinheiro que vai gastar
Adesive sua geladeira
Está querendo dar uma nova aparência para sua cozinha? Que tal adesivar sua geladeira?
Como se trata de um eletrodoméstico de destaque, uma mudança pode fazer a diferença em todo o ambiente.
A melhor notícia é que dá para adesivar a geladeira com papel contact. Basta escolher a cor de sua preferência. E ter alguns cuidados básicos na hora de aplicar. A ideia é prática e barata.
Faça uma horta
Outra ideia barata de decoração que pode dar um novo aspecto aos mais diversos ambientes.
Você pode, por exemplo, usar um pallet para fazer uma horta vertical na cozinha ou na sala. quando estiver reformando a casa.
Pode usar potes de vidro (estilo pote de azeitona) para cultivar as plantas e colocá-los sobre um pedaço de madeira para fixar na parede.
Pode usar canos de PVC ou garrafas PET para criar floreiras nas janelas ou nas paredes.
E além de embelezar o ambiente gastando pouco, sua nova horta ainda pode contribuir para uma melhor alimentação e para uma certa economia no mercado.
Com essas dicas você se prepara para quando estiver reformando a casa e ainda economiza um dinheirão! Gostou do artigo? Tem outras dicas para complementar? Mande para a gente, podemos estender este texto com as dicas enviadas por vocês.
Seja o primeiro a comentar