Entenda o Score Serasa e 5 Dicas Para Aumentar o Sua Pontuação

Lu do BPC

| 10 minutos para ler

o que e o serasa score

Continua depois da publicidade

banner-zen

Avaliações são constantemente utilizadas para analisar a performance de uma pessoa. Na época do colégio, a nota da escola era fundamental para compreender como estávamos entendendo a matéria. Agora, na vida adulta, também nos deparamos com métodos de avaliação, e uma delas é a do Score Serasa.

Esse método de avaliação contribui para que as pessoas consigam diversos benefícios financeiros. E ainda que seja importante, muitas pessoas não compreendem ao certo do que se trata nem como fazer parte. Então, hoje vamos explicar tudo sobre isso.

O que é o Serasa Score?

o que e o serasa score

Serasa Score é uma ferramenta que analisa a capacidade de uma pessoa de pagar as contas em dia.

É uma análise de risco, na qual há uma pontuação de 0 a 1000, e quanto maior mais confiável é o consumidor.

O Serasa Score é utilizado em mais de 100 países. Aqui no Brasil, esse ranking de avaliação é realizado por meio do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Está incluso na análise, além dos pagamentos em dia, o histórico de contas negativadas e ainda a procura por crédito no mercado.

Os dados são atualizados com constância, permitindo o máximo de objetividade nas análises. O Serasa Score serve para garantir mais confiança das instituições financeiras em oferecer crédito para os consumidores.

Além disso, empresas de telefonia e TV a cabo, comércio, rede de lojas e vários outros segmentos utilizam o Serasa Score.

Como funciona o Serasa Score?

como funciona o serasa score

Para começar, você deve entender que o Serasa Score é uma combinação de informações dos consumidores presentes em uma base de dados. 

Por meio disto, uma pontuação é gerada indicando o perfil de bom ou mau pagador daquela pessoa.

São avaliadas informações como a pontualidade no pagamento das contas, se em algum momento esteve com o nome sujo e também quais empresas mais se relaciona.

De acordo com esse resultado, pode-se estabelecer o perfil do consumidor. Segundo o Serasa Score, os clientes podem ser divididos em três categorias de acordo com a pontuação:

  • Com até 300 pontos esse consumidor é considerado de alto risco. Isso indica que a pessoa não tem um perfil de pagar em dia suas dívidas.
  • Entre 300 a 700 pontos o risco é considerado médio.
  • Superior a 700 pontos o risco de não pagar em dia é baixo, tornando esse consumidor um ótimo investimento para muitas empresas.

Tanto empresas quanto o próprio consumidor têm acesso a essa pontuação. Para isso, é necessário fazer a consulta de Score, que indica em qual patamar está a pessoa em relação ao compromisso com os pagamentos.

O que é a consulta de Score?

o que e a consulta de score

Para conferir qual é a sua pontuação no Serasa Score, é necessário ter acesso à internet. Isso porque se trata de um sistema online, que facilita o acesso rápido e prático a essa informação.

Para fazer a consulta, basta acessar o site do Serasa Score. Você deve clicar no botão “Consultar agora grátis”, fazer o cadastro utilizando alguns dados.

Além disso, deve criar uma senha que possa ser lembrada por você em outro momento, se necessário.

Você saberá que o processo foi concluído quando receber a confirmação pelo e-mail cadastrado ou através de uma mensagem por celular.

Depois disso, basta acessar o site e verificar qual é a sua pontuação. Porém, existem outras formas seguras para realizar essa consulta e veremos a seguir.

Quais documentos preciso para me cadastrar?

Para se cadastrar, é necessário ter em mãos apenas o seu CPF. Além deste documento é preciso informar a data de nascimento, nome completo, número de celular, e-mail e nome da mãe.

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito gratuitamente agora!

O Bom Pra Crédito oferece o serviço de consulta de CPF e Score Bom Pra Crédito. No nosso site, você pode ter uma análise segura e gratuita de como está no ranking.

O Bom Pra Crédito faz uma análise semelhante à realizada pelo Serasa Score, mas tem benefícios que vão além da gratuidade da consulta. 

À medida que os seus dados forem atualizados, seu Score automaticamente é calculado. A plataforma é super fácil de navegar, permitindo uma experiência mais prática.

Score Bom Pra Crédito

Posso consultar o Serasa Score do CNPJ da minha empresa?

posso consultar o serasa score do cnpj da minha empresa?

E se você pensa que o Serasa Score analisa apenas pessoas físicas se engana. Empresas também podem consultar o Score do CNPJ da empresa.

Isso é importante pois é através dessa pontuação que alguns benefícios podem ser obtidos.

Ele pode ser usado na hora da concessão de crédito ou então para a realização de negócios.

As empresas podem ser divididas em:

  • 6 a 400: alto risco e grande dificuldade de obter crédito;
  • 401 a 700: podem não obter as melhores condições de crédito;
  • 701 a 900: possuem melhores condições de crédito;
  • 901 a 1000: possuem condições especiais de crédito.

Ter um bom desempenho no Serasa Score possibilita uma liberdade maior nos planejamentos, uma vez que há diversas possibilidades para tornar seus planos em realidade. Essa consulta deve ser feita no site do Serasa Empreendedor.

Após fazer o login nesse sistema, clique em “Consulte agora. É Grátis!”. Coloque informações como data de nascimento e o nome da mãe do CPF cadastrado na plataforma. O acesso é semelhante ao da Consulta do CPF.

Porém, existem alguns pontos que podem atrapalhar a consulta do Score Empreendedor. Podemos ressaltar:

  • Caso a empresa seja de grande porte, pois apenas microempresas (ME) e microempreendedores individuais (MEI) podem se enquadrar nessa avaliação;
  • Se a empresa pertence aos seguintes segmentos: previdência social, administração pública, seguradoras, associação de pecúlio e previdência complementar e instituições financeiras;
  • Falta de informações na base de dados da Serasa;
  • Bloqueio judicial;
  • Se a empresa foi aberta recentemente. Nesse caso, aguarde um tempo para que haja uma identificação do sistema;
  • Identificação de solicitações como: autofalência, falência requerida, falência decretada, concordatas, recuperação judicial ou extrajudicial, inadimplência na data.

Para melhorar o Score Empreendedor, você não deve possuir dívidas no CNPJ ou CPF. Além disso, deve pagar as suas contas pessoais e as da empresa em dia.

Deve ainda ter um bom relacionamento com o mercado assim como atualizar constantemente os dados da empresa na Serasa. Há ainda a possibilidade de a empresa possuir pontuação diferente entre os credores.

Como há modelos estatísticos variados utilizados para realizar a avaliação, isso pode influenciar nos números apresentados, mas nada muito distante entre um e outro.

Isso, inclusive, é comum em empresas que desejam obter crédito. Existem políticas envolvidas em cada situação, não limitando em apenas um determinado número se aquela empresa pode ou não obter crédito.

Cinco dicas para aumentar seu score

cinco dicas para aumentar seu score

Seja você empreendedor ou pessoa física é possível aumentar o Score no Serasa.

Então, mesmo que se tenha uma pontuação baixa, pode-se reverter o quadro.

Para isso, serão necessárias ações constantes, mas super fáceis de serem seguidas.

1. Limpe o seu nome

O primeiro passo é organizar suas finanças. Para isso, toda dívida que você tenha deverá ser quitada. Então, separe as contas atrasadas e entre em contato com credores. Caso seja difícil pagar tudo de uma vez, negocie a dívida com cada pessoa.

2. Atualize todos os seus dados

De todas as dicas, é importante dar foco nesta dica em especial. Sempre mantenha seus dados em dia no site do Serasa.

Afinal de contas, o Score só é atualizado a partir das suas informações. E quanto mais reais são esses dados, maior é a confiabilidade do cadastro.

3. Não atrase suas contas

Outra forma de melhorar a sua pontuação é pagar suas contas em dia. Existem diversos meios para que você se organize em relação às datas de pagamento. Utilize a que mais tenha a ver com você.

No nosso site você pode conferir como organizar seu dinheiro para não ter gastos além do planejado e para que você consiga organizar seu orçamento.

4. Pague dívidas antigas

Um dos grandes problemas das dívidas é que, à medida que o tempo passa, a taxa de juros aumenta. Isso quer dizer que uma dívida de valor x pode acabar tendo o valor três vezes se for paga com atraso.

Caso você já esteja nessa situação, tente renegociar as dívidas e os prazos de pagamento. Mas, acima de tudo, respeite essas datas. Parte do esforço para aumentar o seu Score é ter uma nova mentalidade de consumidor.

É interessante que você saiba como garantir um bom controle de gastos e evitar dívidas. Assim, você terá dicas interessantes para sempre manter suas contas em dia.

5. Abra o cadastro positivo

Todo nome tem valor e suas ações positivas também podem ser usadas a seu favor na hora de obter créditos. E uma das formas de tornar o seu Score maior é fazer o Cadastro Positivo.

Por meio dele, é possível registrar os dados mais relevantes para as empresas que concedem crédito. É importante ainda para quem não tem como comprovar a renda, mas que mesmo assim paga suas contas em dia.

Fatores que podem estar diminuindo seu score

fatores que podem estar diminuindo seu score

Existem alguns fatores que atrapalham muito no aumento da sua pontuação do Serasa Score.

Inclusive, são alguns hábitos que muitas pessoas praticam, mas que acabam afetando na atualização desse ranking.

Confira alguns deles:

  • Não organizar suas finanças: isso faz com que não se tenha um controle de datas de vencimento das contas. Ou seja, pode acabar atrasando no pagamento.
  • Manter o cadastro do Serasa Score desatualizado: deve-se ter uma constância nessa ação para que se tenha um bom resultado no ranking.
  • Deixar as dívidas rolarem: quanto mais deixar os débitos em atraso, maior será a taxa de juros assim como menor será a pontuação.
  • Não ter um planejamento financeiro: isso pode te livrar de ter dívidas desnecessárias e ainda contribui para o seu Score não diminuir. Afinal de contas, quanto mais dívidas, menores as chances de pagar todas em dia.
  • Não ter uma boa educação financeira: isso permite que você se organize e não dependa unicamente de uma fonte de gestão de finanças (cartão de crédito). Este, inclusive, é um dos principais vilões no orçamento do brasileiro.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de 2018, 1 em cada 8 brasileiros deve no cartão de crédito.

Independente da renda. Todo esse problema envolvendo o uso excessivo de cartão de crédito pode ser evitado com a educação financeira.

Se você quer saber mais sobre isso, temos um artigo sobre os principais fundamentos da educação financeira.

Passo a passo para consultar seu CPF no Serasa e ver seu Score de crédito

Não é difícil consultar o seu Score no Serasa. Você só precisa de internet e seu CPF para ter acesso a essa informação tão importante. Vamos começar?

1. Acessar o Website do Serasa

Para começar, a consulta só é feita através do site do Serasa Score. Isso pode ser feito por um smartphone ou pelo computador.

2. Fazer Seu Cadastro no Serasa

Só é possível fazer a consulta por meio de um login e senha. Para se cadastrar, basta clicar no botão “Consultar agora grátis”.

Em seguida, informe dados como CPF, número, data de nascimento, nome completo, número de celular, e-mail e nome da mãe.

Quais documentos preciso para me cadastrar?

Para ter acesso ao sistema, basta ter em mãos o seu CPF. E em poucos minutos é possível ter acesso ao seu Score.

3. Confirmar seu e-mail

Se tudo der certo, aguarde a confirmação através do e-mail cadastrado ou por meio de SMS. Caso isso não aconteça, espere alguns minutos e repita o processo. Porém existe outra forma muito mais fácil e rápida.

No Bom Pra Crédito é possível consultar o seu CPF e conhecer sua chance de obter crédito conosco com o Score, sem custo e sem compromisso e em poucos minutos. É muito simples, veja só:

  • Ao acessar o site, clique no botão “Consultar seu Score”;
  • Vai se abrir uma tela para fazer login, assim como fazer o cadastro;
  • Para criar conta, informe seu nome completo, e-mail, CPF e a senha;
  • Seu cadastro estará completo se receber uma mensagem de confirmação.

Uma vantagem do Bom Pra Crédito está no fato de ser mais prático realizar essa consulta. São menos processos e a confiabilidade dos resultados é a mesma. Isso tudo sem falar que o serviço de consulta é gratuito.

Principais funcionalidades do Score de crédito do Serasa

principais funcionalidades do score de credito do serasa

Após você realizar o seu primeiro acesso, você vai observar que existem algumas funcionalidades.

Compreendendo isso, você conseguirá aproveitar melhor as informações citadas na consulta.

  • Score: trata-se da pontuação atual. Para desenvolver isso, o Serasa vai observar as dívidas em aberto, o cadastro positivo, e as informações cadastrais.
  • Pontuação média: esse dado é uma pontuação de acordo com a média das pessoas da sua faixa etária. Através disso, é possível analisar se a pontuação está alta ou baixa.
  • Cadastro positivo: através disso, é possível registrar as informações relevantes para as empresas que oferecem crédito, como a capacidade de pagar as contas em dia. Caso você ainda não tenha o Cadastro Positivo, faça.

Dúvidas frequentes sobre o Serasa Score

duvidas frequentes sobre o serasa score

Seja qual for a sua situação, existem algumas dúvidas que afetam os consumidores.

Separamos as principais para você não se enrolar com o Serasa Score.

Que empresas utilizam o Serasa Score?

Redes de lojas, empresas de comunicação (TV a cabo e telefonia), comércio, instituições financeiras e prestadores de serviços no geral.

Usar cartões de crédito ajuda a melhorar o Serasa Score?

Sim, desde que sejam pagas em dia. Mas para que o cartão de crédito seja considerado no seu Serasa Score é essencial ter o Cadastro Positivo no Serasa.

E se quiser utilizar um cartão com muitas vantagens, adquira o seu Cartão de Crédito. É rápido, simples e super seguro.

Quando vou precisar da pontuação do Serasa?

O Score é utilizado na hora de solicitar crédito assim como solicitar cartão. Por exemplo, se deseja fazer um cartão de crédito em uma loja.

A mesma vai avaliar o seu Score, analisando se será ou não um bom pagador. Isso pode ser a diferença entre uma solicitação de cartão aprovada ou recusada.

Quantos pontos de Score preciso para ter crédito aprovado?

Cada empresa possui uma política própria, com critérios diferentes para fazer a aprovação ou não. Porém, quanto maior é a pontuação, melhores serão as chances.

A consulta do Serasa Score e CPF é gratuita?

Sim. Além disso, é feita online, dando mais rapidez e praticidade na hora de realizar a consulta.

O que é um Score Serasa bom?

Acima de 700 já é considerado um Score Serasa bom. Independente de onde será realizada a consulta, sempre foque em números maiores.

O que significa a pontuação média de Serasa Score?

Está entre 300 e 700 pontos. Indica que a pessoa possui um risco médio. Ou seja, há indícios de ser um bom pagador, mas existem pontos a serem observados.

Dependendo do estabelecimento, pode considerar essa pontuação, porém com alguma ressalva (limitar o crédito, por exemplo).

Conclusão

Um dos principais pontos que devem ser observados no Serasa Score é a sua capacidade de ser um bom investimento das empresas.

Mais do que ser uma forma de avaliação, é uma oportunidade de se desenvolver melhor como pessoa.

Para isso, organize sua vida financeira, saiba aproveitar melhor as oportunidades e viva bem. Tudo isso reflete em uma qualidade de vida melhor e mais feliz.

E, se você quer saber mais sobre isso, leia tudo o que você precisa saber sobre Score de Crédito. Acesse o site do Bom Pra Crédito e conheça todas as vantagens para conseguir empréstimos e consultar o seu CPF e Score.

banner-zen