Não importa o motivo que leva um usuário a realizar movimentações financeiras internacionais, entender como funciona o recurso de enviar e receber dinheiro do exterior é importante para ganhar agilidade, além de garantir as melhores taxas.
O trabalho remoto quebrou diversas barreiras. Ou seja, não importa onde esteja, receber o salário mesmo estando em países diferentes já não é mais um problema.
Além disso, quem faz investimentos ou tem algum parente morando fora do país, por exemplo, sempre precisa realizar transações desse tipo.
É bem comum acreditar que utilizar a conta corrente do Banco que já é cliente seja um processo mais fácil. No entanto, além de ser mais burocrático e lento, essa opção costuma apresentar taxas de transferências internacionais muito elevadas.
Sendo assim, reunimos formas interessantes para realizar movimentações internacionais.
Leia mais: A taxa de câmbio para cartão no exterior mudou. Você sabe o que isso quer dizer?
Como receber dinheiro do exterior?
Com o objetivo de evitar evasão fiscal, o envio e recebimento de dinheiro do exterior são fiscalizadas pelo Banco Central e reguladas pelo Conselho Monetário Internacional, sendo consideradas operações de câmbio de moedas.
Sendo assim, valores acima de 3 mil dólares – ou equivalente em outras moedas – precisam de registro do emissor para justificar a operação.
É importante entender que o imposto para receber dinheiro de fora do brasil vai depender de qual opção o usuário fizer para realizar a movimentação internacional.
Wise
Além de apresentar um processo rápido e sem burocracia, é uma das opções mais baratas de transferência internacional.
De forma simples, basta o cliente fazer um pagamento pelo site (via boleto para valores pequenos ou TED para valores maiores), que o valor é convertido em câmbio comercial. Dessa forma, a perda é menor.
Como o dinheiro não atravessa as fronteiras entre os países, a transação não é tida como transferência internacional. Sendo assim, o cliente fica isento de taxas extras – e abusivas – bancárias.
Ao final, o cliente é cobrado pelo IOF, além de uma despesa fixa cobrada pelo serviço, tornando assim o processo mais vantajoso e sem surpresas de variação de câmbio.
Vale Postal Internacional
A opção de vale postal internacional permite receber – ou enviar – valores oriundos de mais de 20 países, utilizando os Correios como veículo prestador de serviço.
A taxa da transferência internacional neste formato é de R$ 35,00 para que a operação seja efetivada, além da taxa de câmbio com 5% de spread sobre o valor do câmbio de exportação, cobrado no momento do envio.
Neste caso, o emissor do dinheiro deve fazer pagamentos em dinheiro – que possui um limite, além de apresentar os documentos pessoais e os dados do beneficiário.
O usuário deve aguardar o recebimento de notificação, feita por meio de uma carta no endereço informado pelo remetente. Assim que o dinheiro estiver disponível para retirada, o local onde você deverá comparecer para fazer o saque será informado.
Vale lembrar que o prazo para recebimento é de até 5 dias úteis.
WesterUnion
Além de ter uma taxa cobrada para cada operação, a Western Union tem a cobrança do IOF, além de apresentar uma margem sobre o valor do câmbio comercial.
Apesar de contar com taxas mais elevadas, dependendo do banco que o cliente tenha conta, pode efetuar a integração com o internet banking para efetuar remessas.
Como no Brasil não existe a opção de transações online, ao se deslocar até uma das lojas, o destinatário deverá informar o código de recebimento, chamado de Money Transfer Control Number (MTCN). Só depois dessa identificação poderá receber o dinheiro do exterior.
Remessa Online
Além de apresentar preços competitivos, a plataforma é de fácil uso e possui dois perfis de cadastro: o simples e o completo, pensando assim no tipo de cliente e valores enviados.
O cadastro simples dá permissão ao usuário de transferir R$ 65 mil por ano. Já o completo oferece desconto de 20% nas tarifas, permitindo operações equivalentes a 100% dos bens líquidos ou 40% do patrimônio titular.
Além disso, a transação da Remessa Online é efetivada em 1 dia útil depois da confirmação do pagamento via TED.
PayPal
Uma opção de moeda eletrônica segura e usada em todo o mundo, o PayPal permite que o cliente realize pagamentos via internet ou solicite receber transferências internacionais de terceiros, por exemplo.
Ao receber o dinheiro em sua carteira virtual, é possível fazer a transferência para uma conta corrente usando seus dados bancários do Brasil. Caso prefira, pode optar por utilizar o saldo para fazer compras online.
No Brasil, a plataforma não permite que o usuário faça saques, estando disponível apenas para os clientes com conta bancária nos Estados Unidos.
Apesar da praticidade e segurança, vale ressaltar que as taxas cobradas na conversão de moedas são mais elevadas. Neste caso, o valor gira em torno de 6,4% sobre o custo da operação, além da taxa de câmbio diária que conta com adição de margem – o spread – de 4,5%, que deve ser paga por quem recebe (esse valor varia de acordo com o país de origem dos recursos).
Depois de conhecer as possibilidades disponíveis para receber dinheiro do exterior, você pode escolher a melhor forma para concluir a transação de forma segura e descomplicada.
Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre finanças.
Seja o primeiro a comentar