A importância do PIB na economia brasileira e o que isso significa no seu bolso

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

Mão segurando miniatura do planeta Terra com gráfico de barras ao fundo.

Continua depois da publicidade

Este conceito  é base para avaliar o desempenho econômico de um país e você precisa entender como ele funciona

Você já deve ter visto a sigla PIB em muitos lugares. Na TV, no rádio ou na internet, frases como “o PIB do Brasil cresceu” ou “o PIB do Brasil está em queda” são comuns, mas muitas vezes geram confusão sobre o seu significado.

É muito comum ver jornalistas, comentaristas de notícias e analistas de economia falando sobre a importância do PIB na economia brasileira. Mas você sabe o que é PIB e como ele impacta sua vida?

Neste artigo, vamos relembrar alguns conceitos básicos sobre este importante indicador econômico, como ele funciona e por que ele é tão importante para a economia de um país.

Miniaturas de pessoas empurrando uma bola gigante de dinheiro.

O que é PIB?

PIB é uma sigla para Produto Interno Bruto. O PIB é uma maneira de medir a atividade econômica de um país por meio da soma de todos os valores monetários gerados por aquele território.

De maneira simplificada, ele mede todos os bens e serviços produzidos por uma determinada região. Com a soma realizada por um período, é possível verificar se aquele local está com uma produção econômica em crescimento ou em queda.

Leia também: O que é inflação e como ela pode afetar a saúde da sua vida financeira

Esta estatística não precisa ser, necessariamente, a medida referente a um país inteiro, mas apenas a um estado ou  cidade, por exemplo. Isso mostra a importância do PIB na economia brasileira, pois permite analisar o crescimento de determinados locais e em setores específicos da economia.

O PIB também ajuda a verificar quais são os setores que estão gerando mais riqueza para o país ou para determinada região. Os três segmentos de mercado que costumam ser observados são serviços, indústria e agricultura.

Ou seja, quando o PIB do Brasil está crescendo, significa que a economia está apontando melhores indicadores em seus segmentos de produção de bens e serviços. Quando cai, quer dizer que existe menos dinheiro circulando e, consequentemente, movimentando o mercado.

Atualmente, o PIB pode ser utilizado por qualquer país para medir suas atividades econômicas, por ser um dos indicadores mais populares que existem. 

Como o PIB é calculado?

No Brasil, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão levanta os dados necessários, faz a estruturação por meio de pesquisas e compartilha de maneira pública por meio da imprensa.

De maneira prática, o IBGE realiza o levantamento por meio da soma de todos os dados sobre bens e serviços produzidos no Brasil em um determinado período, que pode ser um trimestre ou um ano.

Além dos dados do IBGE, outras fontes compõem o levantamento do PIB, como o balanço de pagamentos do Banco Central; o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal medidor da inflação do País.

A referência para o cálculo é o valor final que chega para o consumidor, e não os preços intermediários desses itens ou matérias-primas. Ou seja, os impostos sobre bens e serviços também fazem parte da somatória do PIB.

Como funciona o PIB?

O Produto Interno Bruto é medido pelo consumo. É comum que as pessoas gastem mais dinheiro quando se sentem mais confiantes sobre a estabilidade de seus empregos, por exemplo. 

E, ao comprar mais, a economia do Brasil gira com mais dinheiro. É importante destacar que o PIB não é o total da riqueza, mas sim um indicador de fluxo de bens e serviços dentro do território durante aquele período.

A importância do PIB na economia brasileira mostra como o consumo interfere na manutenção de uma economia saudável.

Qual é a diferença entre PIB nominal e PIB real?

O PIB nominal é calculado com base nos preços no momento em que aquele produto foi produzido e comercializado. 

Já o PIB real é calculado com base em preços constantes, sem considerar os efeitos da inflação. O PIB real costuma ser mais utilizado por economistas para análises de cenários.

A diferença destes dois conceitos é muito importante, já que a inflação pode dar uma falsa impressão sobre o crescimento do país ou daquela região.

Afinal, qual é a importância do PIB  para a economia?

É esse indicador que ajuda a entender o crescimento econômico do país. Se o PIB está crescendo, é um sinal de que a economia está crescendo.

Ou seja, ele indica que existem mais ofertas de trabalho e mais renda para a população – que vai fazer o  dinheiro circular com a compra de bens e serviços.

Pode-se dizer que a geração de empregos está diretamente relacionada ao crescimento da economia e, consequentemente, do Produto Interno Bruto. 

Um PIB alto e estável passa mais segurança para empresas e investidores, atraindo novos negócios para o país.

É importante destacar que o PIB diz respeito apenas ao desenvolvimento econômico, sem levar em conta questões sociais – como investimentos no setor de saúde ou de educação – ou a distribuição de renda. 

Carteira marrom com vários cartões de crédito.

De que forma o PIB interfere na minha vida?

O PIB está diretamente relacionado à estabilidade financeira e ao crescimento econômico da população economicamente ativa no Brasil. 

Se você está em um emprego estável, é mais provável que você gaste mais dinheiro. Seja comprando um brigadeiro e um café a mais todos os dias após o almoço ou investindo na compra de um carro ou de uma casa.

Leia agora: Como comprar um carro. Agora é a hora de realizar este sonho

Mas, se você está em um momento de insegurança financeira, lidando com desemprego ou com dívidas para pagar, a tendência é que você evite gastar em bens e serviços.

Ou seja, ao invés de almoçar fora com a família todo fim de semana, você elimina esse gasto e passa a fazer os almoços em casa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor sobre a importância do PIB na economia brasileira e como ele afeta o seu bolso! 

Aqui no blog do Bom Pra Crédito você fica por dentro de todas as novidades do mundo financeiro que fazem a diferença para você! 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *