Como comprar celular bom e barato sem fazer dívida?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

pes

Continua depois da publicidade

banner-zen

Com planejamento, pesquisa e organização, você consegue comprar seu smartphone sem precisar entrar no vermelho

Com o surgimento e a evolução dos smartphones, nossa vida, literalmente, passou a caber na palma de nossa mão. Graças a esses dispositivos, a gente consegue pagar contas, fazer compras e manter comunicação com quem amamos. E, claro, um celular bom e barato é sempre alvo de muitos!

E não é só isso! Graças aos aplicativos de atividades físicas, estudos, músicas, organização financeira, entre outros, podemos ter acesso a centenas de conteúdos que fazem toda diferença no nosso dia a dia.

A verdade é que é praticamente impossível ficar sem um smartphone. É por isso que, quando nosso aparelho quebra ou fica desatualizado, logo tratamos de ir atrás de um celular bom e barato.

Descubra como conseguir um telefone com boa qualidade e com preço que cabe no seu bolso com as dicas que vamos compartilhar a seguir.

homem de camisa xadrez marrom apoiado em trem com uma mochila nas costas e mexendo em seu celular

Leia mais: Celular roubado? E agora, como ficam meus apps de banco?

Pesquise e acompanhe as avaliações do celular bom e barato

Não dá para comprar um celular no escuro, sem ter noção de suas configurações básicas. Portanto, o primeiro passo para comprar um celular bom e barato é pesquisar na internet o que os conhecedores do assunto falam sobre ele.

Comece analisando blogs que falam sobre os aspectos positivos e negativos dos celulares com preço acessível. Compare tudo: preço, memória, câmera, tela, entre outros itens.

Anote as características de, pelo menos, 5 aparelhos e vá para o próximo passo, que é experimentar. Procure pelas lojas físicas que vendem esses celulares e analise cada um deles. 

Compare o custo x benefício

Você deve ser capaz de entender se o celular realmente vale o preço sugerido. Se você precisa de memória, por exemplo, não vai compensar comprar um aparelho com 8gb.

Além disso, nem sempre as marcas mais famosas vão resolver seu problema.

Portanto, não compre pelo nome, mas pelas funcionalidades das quais você precisa. Alguns modelos tops são absurdamente caros por conta da cobrança de impostos e do valor da marca.

Mas também tem aqueles nem tão famosos que são tão bons quanto. 

Pesquise os preços em diversas lojas

Depois que você analisar qual é o celular bom e barato que comprará, é hora de pesquisar os melhores preços e condições de pagamento. Confira em sites de comparação de preços.

Tome cuidado com aquelas promoções imperdíveis e leia com atenção as condições de compra antes de clicar em comprar.

Às vezes, o preço indicado é para pagamento à vista e o valor parcelado pode ser bem maior.

Não deixe de avaliar o preço do frete. Algumas lojas chegam a cobrar uma fortuna para entrega e acaba não compensando pagar mais barato no aparelho e um absurdo de frete. 

Em lojas físicas, pechinche bastante. Pergunte qual é o valor parcelado e quanto de desconto você terá se pagar à vista.

Saiba jogar com o vendedor e fale que outra loja apresentou uma oferta bem melhor. Ele vai cobrir a venda se for esperto. 

Analise a quantidade de parcelas do celular bom e barato

O parcelamento só é bom quando você sabe manter o orçamento mensal sob controle.

Cuidado para não cair na cilada de sair parcelando todas as suas compras e ficar no vermelho por falta de planejamento.

Você pode pensar que 60 reais de parcela podem não ser nada. Mas, já imaginou juntar todas as suas dívidas e perceber que seu salário não vai ser suficiente para pagar tudo?

E tem outra coisa: quanto maior for a quantidade de parcelas, mais juros você pagará. 

Economize dinheiro antes de comprar

Para evitar dívidas ao comprar celular bom e barato, estabeleça uma meta e um tempo de economia para pagamento à vista.

Comece reduzindo os gastos com coisas supérfluas.

Reduza as idas a barzinhos, diminua o plano de internet e divida a assinatura da Netflix com outras pessoas, por exemplo.

Aproveite essa experiência para torna-la em um hábito constante.

Coloque no papel todas as suas despesas com aluguel, cursos, água, luz, telefone, internet, alimentação, lazer, saúde, transporte, entre outras. Esses valores correspondem a quanto por cento da sua renda? Quanto você pode poupar?

Não compre sem um motivo claro

Vamos supor que você já tenha um celular que, até o momento, está dando conta das suas expectativas.

Será que esse momento é o mais adequado para comprar um celular bom e barato?

Às vezes, somos surpreendidos com uma avalanche de propagandas e, se não nos policiarmos, acabamos comprando sem pensar.

As facilidades da compra online e do uso do cartão de crédito reforçam isso ainda mais.

Portanto, sempre faça uma autovigilância e não compre nada por impulso. Foque nos seus objetivos e não gaste com uma aquisição de celular bom e barato que nem é tão importante assim. Não nesse momento.

Tome cuidado com aquela história de entrar em uma loja “só para dar uma olhadinha”.

Fazer compras não pode ser uma desculpa para passar o tempo ou matar o tédio. Deixe esses hábitos para trás e compre por motivos claros.

Por que você precisa de um celular bom e barato? O atual pode ser consertado? Você consegue liberar espaço na memória? Pode deixar de usar algum aplicativo que esteja ocupando muito espaço? 

homem e mulher caminhando juntos mexendo em seus celulares

Leia mais: Consiga e aproveite cupom de desconto para economizar o seu dinheiro

Preciso de um celular e não tenho dinheiro. O que fazer?

Bom, se você precisa de um celular bom e barato com urgência, seja para trabalhar ou para manter a comunicação com sua família, é hora de investir em um aparelho. Siga as dicas que demos e que se adequam às suas necessidades.

Se você foi pego de surpresa, não tem dinheiro e não pode esperar, peça um empréstimo online.

O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos que, dependendo do seu perfil financeiro, oferecem condições que cabem no seu bolso.

Pronto para colocar em prática todas as dicas de como comprar celular bom e barato?

Não deixe de fazer isso com todas as outras aquisições de produtos ou serviços. Você aprenderá que, com planejamento e organização, tudo é possível.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *