Como escolher um cartão de crédito?

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Como escolher um cartão de crédito?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Cada vez mais pessoas no Brasil são usuárias dos cartões de crédito. Com tantas opções no mercado, pode ser difícil escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Cuidados na escolha do cartão:

  • Escolha a data de vencimento do cartão próxima à data que você recebe seu pagamento;
  • Pesquise e verifique qual cartão é mais vantajoso pra você;
  • Fique atento ao valor da anuidade. Pode ser gratuita no primeiro ano e depois ficar realmente cara.

Escolha seu cartão de crédito:

Solicite seu cartão de crédito


Tipos de cartão de crédito

Cartão institucional

É aquele cartão normalmente oferecido quando você abre uma conta corrente no banco. É comum serem de crédito e de débito ao mesmo tempo e o limite do cartão depende muito do seu perfil no banco e do seu salário.

Cartão co-branded

é uma parceria entre a empresa do cartão (Visa, Mastercard) e outras marcas. Esses cartões costumam ter a anuidade mais alta, mas traz mais vantagens para o cliente daquela marca específica. Por exemplo, o cartão de crédito da TAM acumula mais milhas e traz outras vantagens do que um cartão de crédito que não é da TAM.

Cartão pré-pago

Esse tipo de cartão é ótimo para quem não quer perder o controle dos gastos. Ele funciona como um celular pré-pago: você coloca nele uma determinada quantia e gasta ao longo do mês o valor que você creditou. Sem fatura-surpresa no fim do mês. Veja aqui como funciona um cartão de crédito pré-pago.

O que você deve considerar ao adquirir um cartão de crédito?

Bandeira

Visa ou Mastercard? Ambos possuem características muito parecidas e a escolha costuma ser a preferência pessoal de cada um. Também existem outras Bandeiras nacionais, ainda menos conhecidas, mas que possuem muitos pontos de aceitação e, normalmente, são mais baratos em termos de anuidade. Sorocred, Mais, Verdercard, são alguns exemplos.

Banco (Emissor)

Você pode ter um cartão de crédito do banco onde você é correntista ou não. Muitas pessoas não sabem que é possível ter o cartão de determinado banco mesmo sem ter conta corrente neste banco. Compare o valor da anuidade e os juros, vantagens e desvantagens e escolha o melhor pra você.

Nacional ou Internacional

Se você não costuma e/ou não tem intenção de viajar para o exterior nem fazer compras em sites estrangeiros na internet, escolha o cartão nacional. Ele costuma ter as taxas muito mais baratas.

Anuidade

A anuidade é a taxa que você paga anualmente para utilizar o cartão de crédito. Normalmente ela é dividida em 12 vezes e vem na fatura do cartão. Os bancos tem o direito, por lei, de cobrar essa taxa. Os casos variam: há cartões de crédito sem anuidade, cartões de crédito que cobram a anuidade após um ano e cartões que cobram anuidade a partir do primeiro uso.

Limite

A instituição determina qual será o limite do seu cartão de crédito de acordo com seu perfil econômico, ou seja, sua renda mensal. Mas, nem todos os bancos oferecerão o mesmo limite, isso vai depender de cada banco.

Benefícios

Muitos cartões dão benefícios para os usuários. Esses benefícios incluem: pontos para trocar por produtos, descontos em mercadorias, passagens aéreas, milhas, minutos pra falar no celular, descontos na anuidade etc. Compare os benefícios existentes antes de escolher o seu cartão. E tome cuidado: normalmente quanto mais benefícios, maior a anuidade a ser paga. Fique atento!

Juros

O banco cobra juros se você não pagar a fatura ou pagar só o valor mínimo. Cada banco possui taxas de juros diferentes. Essas taxas são aplicadas por dia de atraso e quanto mais altas, mais você terá que pagar ao banco se atrasar o pagamento da fatura. Por isso você deve comparar as taxas de juros ao escolher o seu cartão de crédito.

Precisando de Cartão de Crédito? 

Solicite seu cartão de crédito


Escolha agora mesmo entre várias propostas de crédito. Rápido e fácil!

banner-zen