Como fazer transferência pelo PIX

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Imagem de uma transferência PIX via celular

Continua depois da publicidade

banner-zen

Aprenda a usar o recurso de pagamentos instantâneos para melhorar sua experiência bancária

O que é PIX

O PIX é um serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil em 2020 para facilitar transações. Qualquer pessoa com uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga pode fazer uso dele.

É uma forma rápida, prática e segura que substitui transferências e várias formas de pagamento sem nenhum custo adicional para os clientes. Se você ainda não começou a usar e não sabe  como fazer transferência pelo PIX nós vamos te explicar.

Após um mês de funcionamento, em dezembro de 2020, já havia movimentado R$ 83,4 bilhões. Novos recursos foram implantados desde então e a tendência é que cada vez mais pessoas e empresas decidam utilizar o PIX. 

Como ativar

Então, como fazer um PIX? É muito simples e para começar a usar é preciso fazer uma ativação no aplicativo onde você tem conta bancária. Todos os bancos já dispõem da opção. Isto é necessário para permitir que a conta possa tanto enviar quanto receber dinheiro. 

Abra o aplicativo do banco e escolha a opção PIX. Depois disso, você precisa definir uma chave de ativação. Essa chave funciona como uma identificação da sua conta, assim não vai ser preciso mandar todas as informações bancárias para alguém antes de receber dinheiro.

Como cadastrar a chave

Você pode escolher mais do que uma opção de chave que você pode ativar para começar a usar o PIX.  Mas lembre que, se você tiver mais do que uma conta, essas informações devem estar vinculadas a apenas uma delas, então escolha chaves diferentes para cada conta.

– QR code estático: gerado uma vez e utilizado a cada pagamento. Pode ser uma boa opção para quem vende produtos.

– QR code dinâmico: é gerado uma vez e descartado após o pagamento.

– Chave de e-mail: use o e-mail vinculado a sua conta bancária. Ideal para ser compartilhada com quem já tem seu endereço de e-mail.

– Chave de CPF ou CNPJ: use seu CPF se sua conta for de pessoa física ou CNPJ, no caso de uma conta jurídica. São usadas quando você precisa de mais formalidade.

– Chave de celular: use o número do seu celular, geralmente o que já está cadastrado na sua conta. Ideal para compartilhar com quem já tem o seu número de telefone.

– Chave aleatória: será gerado um código de números aleatórios para uso exclusivo do PIX. Use essa chave quando quiser mais privacidade, sem usar nenhum dado pessoal.

Você ainda pode optar pelo preenchimento manual dos dados bancários, como uma transferência convencional. Mas ao escolher a forma de envio pelo PIX, você garante as mesmas vantagens, sem custos e com recebimento imediato. 

Para ativar uma chave basta ir na opção PIX do seu aplicativo bancário, escolher uma das opções e cadastrar a chave que você preferir. 

Suas preferências ficam salvas (menos nos caso de chave aleatória e QR code dinâmico, porque cada vez é gerado um código diferente) e já está pronto para ser usado de forma imediata.

Homem de roupa social usando o celular

Passo a passo de como fazer transferência pelo PIX

Depois de ativar sua chave preferida você precisa saber como transferir dinheiro pelo PIX. Você vai perceber que é muito mais fácil do que você imagina e muito mais rápido do que outras formas de transferências de dinheiro. Siga esses passos:

Você vai precisar da informação de quem vai receber o PIX para começar. 

1. Vá na opção Pagar dentro da aba PIX do seu aplicativo bancário;

2. Escolha o tipo de informação que você quer inserir (CPF, CNPJ, número de telefone, email ou aleatório);

3. Copie ou cole a chave no espaço indicado;

4. Caso opte por QR code, escaneie o código com o celular;

5. Confirme os dados de quem vai receber (o nome completo da pessoa ou empresa e uma parte do CPF ou CNPJ aparecem na tela)

6. Faça a autenticação da transação (pode ser com sua senha, impressão digital, código enviado por SMS ou e-mail, ou outra forma escolhida pelo seu banco)

7. Pronto! Você vai receber a confirmação e o comprovante vai aparecer na tela.

O PIX trouxe muitas vantagens, tanto para as empresas quanto para os usuários comuns que querem a garantia do pagamento à vista junto com a segurança das transferências bancárias. Você pode resolver tudo de forma simples com apenas alguns cliques.

Agora que você já sabe como fazer transferência pelo PIX, pode aproveitar todas as facilidades que essa ferramenta oferece. Acompanhe o blog do Bom Pra Crédito, que traz sempre as melhores informações para você!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *