Aprenda a avaliar o seu nível de saúde financeira e entenda onde começar a investir o seu dinheiro
Você acha que sabe como lidar com dinheiro?
Estar com a saúde financeira em dia não é a mesma coisa que ser rico, mas saber como lidar com o dinheiro a ponto de não passar aperto e conseguir se organizar bem com o que tem.
Infelizmente, no Brasil não é muito comum que as pessoas cresçam em um lar tendo o privilégio de valorizar a consciência de consumo.
Mas, nos últimos anos esse tipo de educação tem preenchido novos lugares.
Os jovens estão começando a se interessar mais por finanças e estão tendo também muito apoio nisso.
A internet tem suprido muitas dessas demandas com conteúdos descomplicados sobre investimentos, planilhas de gastos, e muitos outros assuntos que tem a ver com o tema.
Por onde começar a entender como lidar com dinheiro?
Quando as finanças não andam tão bem é muito difícil enxergar uma saída para sair do buraco.
Mas antes mesmo de resolver os seus problemas com dinheiro, é preciso reorganizar sua mente e entender melhor sobre como o seu controle pode te ajudar a sair do sufoco.
O melhor que você pode fazer por você mesmo em um primeiro momento é entender a sua real situação.
Para aprender a lidar melhor com o dinheiro, você precisa encarar a realidade: como está a sua situação com o dinheiro?
É justamente ficar alheio ao orçamento familiar o que aliena a sua relação com o quanto de dinheiro você faz e o quanto pode gastar.
Saber a hora de parar também é fundamental, mas como você vai fazer isso se não souber que o dinheiro está acabando?
Para auxiliar essa sua fase, aproveite a praticidade de aplicativos disponíveis para controlar sua renda.
Eles funcionam como as conhecidas planilhas de gastos. Apps como Money Wise, Google Sheets, GuiaBolso e outros vão te ajudar a monitorar suas finanças de um jeito mais eficiente.
Veja agora como montar uma planilha de gastos
Aprenda a fazer o seu dinheiro render
Esse tópico poderia ser um pedido para que você aprenda a economizar e guarde dinheiro, mas desse jeito nós estaríamos te aconselhando a fazer exatamente o oposto do que você acha que está fazendo.
Sim, guardar dinheiro na conta corrente ou na sua poupança é perder dinheiro.
A inflação faz com que a sua grana parada perca valor, ou seja, se você não fizer o dinheiro render ao menos a inflação, o que você guarda agora vai valer muito menos daqui a 1 ano.
Mas, se não é indicado guardar dinheiro, o que você pode fazer com o que economiza?
Se você pensou em investir, está correto.
Há alguns anos o brasileiro vem amadurecendo sua relação com o mercado financeiro e começou a entender duas coisas muito importantes:
1 – se você não tiver milhões para investir, o seu banco não vai se preocupar exclusivamente com você e nem vai te oferecer investimentos realmente rentáveis.
2 – investir não é sinônimo de risco ou de perder dinheiro.
Descubra agora: Melhores bancos para empréstimo no Brasil
As corretoras de valores são ótimas opções para te ajudar a encontrar o tipo de investimento adequado para o seu perfil e para as suas condições.
O próprio mercado já atesta que para o pequeno e médio investidor é muito mais válido atuar por meio delas do que aceitar as aplicações que o próprio banco oferece.
Como ter dinheiro?
E já que estamos aqui discutindo sobre melhores alternativas de fazer o seu dinheiro render, pense numa situação totalmente possível: você não ter dinheiro nem para começar a investir.
Talvez você demore tempo demais juntando uma grana que pode desvalorizar e você não quer passar por tudo isso. Então, pense em um empréstimo pessoal online.
Você pode avaliar pela internet em alguns minutos todas as taxas de mais de 30 instituições financeiras parceiras e ainda se juntar a muita gente que já passou pelo Bom Pra Crédito e comprovou a sua eficácia.
Na hora de pensar em investimentos você precisa contar com as menores taxas e parcelamentos, só assim o seu rendimento vai valer mais do que o crédito.
Onde iniciantes podem investir?
Os Fundos de investimento são boas opções para principiantes porque quem procura as melhores aplicações e é o responsável pelo desempenho dele é um gestor.
Em geral, é uma pessoa certificada e entende muito das movimentações do mercado financeiro.
Além disso, esse tipo de modalidade apresenta taxa de tributação regressiva.
Nunca ouviu falar nisso?
Quer dizer que quanto mais tempo o seu dinheiro fica investido lá, menos taxas você vai pagando.
Então, apesar de ser uma boa pedida para quem está começando, também é interessante que você não conte com esse dinheiro a curto prazo. Deixe-o render e aproveite!
Outra alternativa é o Recibo de Depósito Bancário (RDB), que é quando você empresta dinheiro para um banco. É considerado um investimento de baixo risco.
Para começar, você precisa desembolsar em média R$ 1.000,00, mas vale a pena consultar a instituição porque esse valor pode mudar
A Letra de Câmbio (LC) é um investimento de renda fixa que é emitida por financeiras.
Você empresta dinheiro a juros para ser utilizado como garantia de financiamentos.
A LC também pode ser prefixada, o que a torna um investimento mais seguro porque você já sabe quanto ela vai render.
Por fim, considere conhecer melhor sobre o Tesouro Direto.
Ele é um título público que tem como missão financiar os investimentos do Governo Federal em várias áreas, como infraestrutura, saúde e etc.
O investidor compra títulos dessa dívida pública em troca de rentabilidade. O valor mínimo para esse investimento é de R$ 30.
Siga essas dicas e comece a transformar a sua vida com uma educação financeira invejável.
O lugar certo de aprender os primeiros passos para lidar melhor com o seu dinheiro estão aqui.
Seja o primeiro a comentar