O que é e como consultar o informe de rendimentos

Larissa Carvalho

| 3 minutos para ler

Continua depois da publicidade

A pessoa física que declara imposto de renda deve contar com o informe de rendimentos no momento do preenchimento da declaração. Em resumo, as entradas financeiras são documentadas neste documento.

O imposto de renda é declarado anualmente. Mesmo assim, muitas pessoas não entendem o conceito e a necessidade do informe de rendimentos. Sendo assim, reunimos informações importantes que ajudarão na hora da prestação de contas à Receita Federal. 

Leia também: Isenção IR: quem não precisa declarar Imposto de Renda?

O que é o informe de rendimento e para que serve?

O informe de rendimentos é um documento que detalha os recebimentos de uma pessoa física durante o ano. Neste detalhamento, o valor aparece de forma acumulada, com taxas e impostos já descontados. Ou seja, como o nome sugere, serve para informar o rendimento mesmo.

Existem alguns tipos de informe, são eles: 

Informe de rendimentos empresa

Trabalhadores com carteira assinada, por exemplo, recebem o documento das empresas, detalhando o valor acumulado recebido e o imposto retido na fonte. 

Informe de rendimentos banco

Qualquer pessoa com uma conta em banco deve ter acesso ao documento. Sendo assim, o valor de entradas e saídas na conta são documentados, além de constar o valor em conta no último dia do ano.

Informe de rendimentos ações

Para quem faz aplicações financeiras, o informe de rendimento de ações mostra a renda líquida recebida.

Informe de rendimentos INSS

Para pensionistas do INSS, o informe de rendimentos detalha os recebimentos anuais.

Outros informe de rendimentos

Caso você efetue o pagamento de um plano de saúde, por exemplo, terá acesso ao documento para servir de comprovação das despesas descontadas do imposto, conhecidas também como despesas “dedutíveis”.

Prazo para envio do IR pelas empresas

As empresas têm o prazo de até 28 de fevereiro para enviar o documento aos clientes, funcionários, pensionistas, entre outros.

Como consultar o informe de rendimentos?

É comum que colaboradores de empresas recebam o documento por e-mail pelo setor de Recursos Humanos.

Em caso de consulta do documento em bancos, por exemplo, o cliente pode entrar no aplicativo próximo ao prazo, e terá no menu a opção “Informe de Rendimentos”. Sendo assim, basta clicar e baixar o documento.

O pensionista do INSS pode acessar o aplicativo Meu INSS ou o site, e acessar o menu “Extrato de Imposto de Renda”. Ali, o documento pode ser acessado.

O documento deve ser fornecido online, por e-mail, internet ou intranet. Neste caso, o importante é que o cliente seja notificado.

É possível haver erros no informe de rendimentos?

Sim. É possível. 😓

E caso aconteça da pessoa física declarar um rendimento e a empresa declarar algo diferente, possivelmente cairá na malha fina. 

Sendo assim, antes de declarar informações divergentes, o cidadão precisa procurar a empresa e solicitar a correção das informações. Dessa forma, a documentação fica alinhada e a chance de retificar a declaração do imposto de renda, é quase nula.

IR ajuda na declaração do imposto de renda?

Será que é tão difícil declarar o imposto de renda?

Se a pessoa física tem acesso ao IR, com certeza não! 😉

Em resumo, o documento ajuda a detalhar as entradas financeiras de uma pessoa do ano anterior. Como resultado, o preenchimento da declaração do imposto de renda fica muito mais simples, e as chances de cair na malha fina reduzem muito.

Ou seja, entre nos aplicativos de banco, aguarde o recebimento da empresa que trabalha, acesse o site ou aplicativo do plano de saúde e providencie. Sua declaração ficará muito mais prática.

Leia mais: Rendimentos tributáveis, saiba o que são e como afetam o seu bolso

Gostou de saber sobre o que é e como consultar o informe de rendimentos? Continue acompanhando o nosso blog para se manter bem informado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *