Dicas para organizar as contas pessoais, sejam elas físicas ou não
Contas de luz, telefone, internet, aluguel, condomínio, estacionamento, faculdade, financiamento, cartão de crédito… Contas e mais contas, quem não as tem? E o pior é que quando terminamos de pagar as contas do mês, vem as contas do próximo mês. Por isso, é importante aprendermos como organizar as contas.
Entre tantas coisas a fazer durante o dia, é difícil encontrar alguém que não tenha atrasado uma conta.
O problema é que atrasar as contas sai caro e pode gerar uma dor de cabeça terrível.
Além das multas e juros, dependendo da conta atrasada, pode haver interrupção do serviço e a negativação do nome do consumidor. Então, por que não organizá-las?
Hoje em dia, muitas contas são colocadas em débito automático ou pagas diretamente em aplicativos de banco, o que faz com que não tenhamos mais as contas físicas, em papel.
Mas isso não é motivo para você organizar e guardar suas contas pessoais. Veja algumas dicas!
Veja também: Como economizar no mercado: 15 super dicas para gastar menos
Dicas para organizar as contas
Listar as contas
A primeira coisa a fazer é listar todas as suas contas. Você pode utilizar uma planilha colocando o dia do vencimento, a descrição e o valor.
Coloque ainda uma terceira coluna com o total dos valores a pagar. Desta forma, é possível ter uma visão geral das despesas já programadas.
Fluxo de caixa
Vamos supor que a maior despesa, cartão de crédito, ocorre no dia 28.
Quando vai chegando o final do mês o dinheiro fica mais curto e as chances de atrasar as contas aumentam.
Procure colocar os vencimentos das contas logo após a dia do recebimento do salário.
No caso de receber em mais de uma vez no mês, verifique as datas mais adequadas considerando o montante de dinheiro em caixa. Fazendo isso, o seu fluxo de caixa fica mais equilibrado.
Débito automático
Contas de água, luz, telefone e alguns outros serviços, permitem que você faça o débito automático.
Para quem tem saldo em conta, é uma boa maneira de não perder os vencimentos, principalmente porque não existe cobrança adicional.
Mas deve-se ficar atento no caso de não haver saldo na data de vencimento porque neste caso estará utilizando o limite do cheque especial.
Caso tenha que atrasar o pagamento de uma conta por um período maior, em determinadas situações vale a pena continuar com a conta atrasada do que pagar utilizando o cheque especial.
Verifique a taxa de juros do seu banco e compare com a multa e juros cobrados no pagamento em atraso. Normalmente a multa é de 2% e os juros de 1% ao mês.
No cheque especial, além dos juros há incidência de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras.
Importante observar que em determinados serviços, dependendo do período atrasado pode haver interrupção do seu fornecimento.
Lembretes
Com as contas listadas, coloque em sua agenda as datas de vencimentos das suas contas para não atrasá-las.
A organização das contas do dia a dia, é o primeiro grande passo para o seu controle financeiro.
Veja também: Como diminuir gastos com contas fixas, como água, luz e internet
Comprovantes de pagamento
No caso de contas eletrônicas (que você não recebe a versão física) pagas em aplicativos de bancos, salve os comprovantes de pagamento em pastas organizadas por tipo de conta no computador: energia elétrica, celular, condomínio, entre outras. Desta forma elas ficam sempre à mão quando você precisar.
O mesmo vale se você utiliza aplicativos de celular para fazer o pagamento: salve no celular e transfira tudo para o computador. Pode ser que no futuro você precise confirmar o pagamento de uma conta.
No fim, fica mais fácil se organizar as contas e comprovantes de pagamento quando não recebemos a versão física em papel, já que o armazenamento não ocupa espaço na sua casa nem traz bagunça para gavetas e armários. É só salvar tudo em pastas organizadas no computador.
Seja o primeiro a comentar