Comprovante de Residência: O que é e o que pode ser usado?

Lu do BPC

| 10 minutos para ler

Continua depois da publicidade

banner-zen

É comum, em lista de documentos necessários para fazer um cadastro, solicitar um empréstimo pessoal ou abrir uma conta em banco, ser solicitado que a pessoa leve o comprovante de residência

Essa é uma forma de comprovar que o endereço que está sendo informado está correto e é real, ou seja, é mais uma maneira de tentar evitar golpes e cadastros falsos.

Embora possa parecer um documento simples, nem sempre é. Quando você muda de cidade, por exemplo, e não tem nenhuma conta em seu nome ainda, como vai comprovar o endereço? 

Se for trabalhar em outro estado, e a empresa pedir para você abrir uma conta em um banco diferente do seu atual, como você provará que mora no local no qual acabou de chegar?

Claro que para tudo isso, há alternativas que vão além das contas de água e luz em seu nome. Saiba mais sobre comprovante de residência e veja dicas de como proceder em cada caso.

O que é Comprovante de Residência?

Comprovante de residência nada mais é do que um papel ou documento que prove que você realmente mora no endereço que está informando, ou seja, que você tem uma residência fixa. 

A conta de água, de luz, a fatura do cartão de crédito ou a cobrança da mensalidade do seu plano de celular são exemplos de documentos que podem servir como comprovante de residência.

Além de evitar fraudes, esse papel ajuda a empresa a ter certeza de que, caso seja necessário, você poderá ser encontrado em um endereço fixo, seja para o envio de um cartão novo ou para uma cobrança.

No geral, as empresas pedem que o documento levado como comprovante de residência seja recente e tenha no máximo 90 dias de emissão. 

Assim, não adianta levar uma conta de luz que venceu há dois anos. É necessário providenciar algo atual, mesmo que você continue morando no mesmo endereço.

Além disso, é indicado que o comprovante de residência esteja no nome e no CPF da pessoa que precisa comprovar o endereço

Na maioria dos casos, as empresas não aceitam comprovantes em nomes de terceiros. Afinal, como saberão que você realmente mora no local se o documento de comprovação não tem o seu nome?

Vale lembrar que não há diferença quanto a casa ser própria ou alugada. Se os seus dados e as informações do endereço estando corretas, é o que basta.

É preciso verificar com a instituição solicitante o que ela vai aceitar como comprovante. Vale ressaltar que se você tem telefone celular em seu nome, mas ele é pré-pago, é possível ligar para a operadora e pedir um demonstrativo de gastos. 

Isto será enviado para o endereço cadastrado e poderá ser usado como comprovante de residência. A validade é de 90 dias.

O que é Declaração de Residência?

O que é Declaração de Residência

Acabou de se mudar e não tem nenhum comprovante de endereço em seu nome? A declaração de residência acaba sendo uma boa alternativa. 

Nesse caso, há tanto um documento preenchido pela própria pessoa quanto a declaração de residência que é feita por terceiros.

Quando a comprovação for, por exemplo, para se inscrever em um processo seletivo, às vezes a própria organizadora da prova já tem uma declaração impressa, na qual você escreve o seu endereço atual completo e assina, atestando que está correto e é verdadeiro.

Porém, quando você vai, por exemplo, abrir uma conta em banco, caso a instituição aceite, a declaração de residência deve ser feita por terceiros.

A pessoa que vai declarar irá colocar os dados pessoais, como nome completo e CPF, e informar que você reside no endereço de domicílio. Depois de fazer a declaração, será preciso imprimir e assinar.

Em alguns casos, a empresa que está pedindo a declaração pode exigir que seja reconhecido firma em cartório ou que você apresente uma cópia da identidade da pessoa que fez a declaração de residência para você. 

Isso ajuda a provar que a assinatura é real e que não há fraude.

Veja um modelo de declaração de residência feito pela própria pessoa interessada:

“Declaração de Residência

Eu, (nome completo do declarante), Brasileiro (se for de outra nacionalidade deve alterar), (profissão), (estado civil), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), declaro para os devidos fins que resido à Rua (nome), nº (número), Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade), no estado de (colocar o nome do estado).

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

_________________________

(assinatura)”

O que Pode ser Usado Como Comprovante de Residência?

O que Pode ser Usado Como Comprovante de Residência?

Antes de você ter acesso a uma lista de documentos que podem ser usados como comprovante de residência, é importante que saiba que nem todos são aceitos por todas as instituições. Há casos em que só as contas de água, luz e telefone são consideradas comprovantes. Pergunte no local, antes de providenciar o seu.

No geral, são aceitos como comprovantes de residência:

  • Contas água;
  • Contas de luz;
  • Conta de TV por assinatura;
  • Conta de internet;
  • Contas de telefone celular;
  • Contas de telefone fixo;
  • Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
  • Declaração do Imposto de Renda recente;
  • Carnê de cobrança de IPTU;
  • Carnê de cobrança do ou IPVA
  • Contracheque, desde que tenha sido emitido por órgão público;
  • Demonstrativos que tenham sido enviados pelo INSS ou SRF;
  • Multa de trânsito;
  • Contas de gás canalizado;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Escritura de imóvel;
  • Extrato do Fundo de Garantia enviado pela Caixa Econômica Federal;
  • Registro de Licenciamento de veículos;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Cobrança do condomínio;
  • Boleto de pagamento do plano de saúde;
  • Documento que comprove o financiamento imobiliário;
  • Boleto para pagamento da mensalidade escolar;
  • Laudo de avaliação de imóvel que tenha sido emitido pela Caixa Econômica Federal.

Veja se qualquer um desses documentos é aceito no local que solicitou o comprovante de residência. Além disso, confira de quando é. 

Se for boleto ou conta, certifique-se de que foi emitido há no máximo 90 dias.

Vale lembrar que o comprovante de residência deve estar em seu nome. Caso não esteja, você deverá comprovar que tem alguma ligação de parentesco com a pessoa que está com o nome no comprovante apresentado. 

Por exemplo, se for o cônjuge, pode ser necessário apresentar a certidão de casamento.

Vale ressaltar que nem sempre o comprovante de endereço em nome de terceiros é aceito.

Comprovante de Residência Online – Como Conseguir e o que Pode ser Usado?

Comprovante de Residência Online - Como Conseguir e o que Pode ser Usado

É comum as empresas oferecerem para o cliente que ele receba as contas de luz, cobrança de cartão de crédito, boletos entre outros, online. Embora o processo seja bem mais prático, muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao uso desses documentos como comprovante de residência.

No geral, você pode imprimir algumas contas e usá-las como comprovante, desde que o seu nome e CPF apareçam e estejam facilmente identificados. Dentre os comprovantes de residência online que você pode imprimir estão:

  • Contas água;
  • Contas de luz;
  • Contas de telefone celular;
  • Contas de telefone fixo;
  • Declaração do Imposto de Renda recente;
  • Multa de trânsito;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Cobrança do condomínio;
  • Boleto de pagamento do plano de saúde;
  • Documento que comprove o financiamento imobiliário;
  • Boleto para pagamento da mensalidade escolar.

Para imprimir será necessário acessar o seu e-mail, para ver a via enviada para o pagamento ou, em alguns casos, ir direto ao site da instituição, fazer o cadastro, encontrar a conta online e imprimir.

A Elektro, que é a empresa que fornece energia para parte do Estado de São Paulo, solicita que a pessoa titular da conta de luz faça um cadastro no site, para então poder imprimir a conta virtual. Já na Sabesp, a segunda via da conta pode ser acessada com mais facilidade. 

Basta digitar o RGI (código do cliente) e clicar em seguir para ter acesso à conta virtual para a impressão.

Hoje em dia, é muito raro que uma empresa não aceite uma conta impressa e obtida online como comprovante de residência, desde que a conta seja recente, tenha menos de 90 dias e esteja no nome do interessado. 

Porém, mesmo assim, é indicado perguntar antes, para evitar problemas.

Preciso de Comprovante de Residência Para Pegar um Empréstimo?

O empréstimo pessoal é uma forma de crédito e precisa de uma série de documentos que comprovem tanto a sua identidade quanto as suas condições para pagar o valor solicitado. 

Para evitar fraudes e garantir que vai encontrar o cliente para uma eventual cobrança, as instituições financeiras costumam pedir que a pessoa interessada apresente o comprovante de residência.

É comum também pedir CPF, RG e comprovante de renda. Quando o empréstimo for realizado online, na maioria dos casos, o comprovante de residência virtual é suficiente. 

Basta você baixar uma conta de água, luz ou telefone que seja recente e esteja em seu nome e encaminhar.

Para conseguir um empréstimo pessoal no Bom Pra Crédito você pode enviar o comprovante de residência online, bem como a foto do RG e CPF, para que a sua proposta seja analisada.

Modelo de Comprovante de Residência

Modelo de Comprovante de Residência

Não há um modelo certo de comprovante de residência, pois cada empresa emite as contas de uma forma. Basta pegar uma conta de luz, água ou telefone original, que esteja em seu nome.

Contudo, se for necessário que alguém faça uma declaração de residência para você, é possível usar o seguinte modelo de declaração de residência.

“Declaração de Residência

Eu, (nome completo do declarante), Brasileiro (se for de outra nacionalidade deve alterar), (profissão), (estado civil), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), declaro para os devidos fins que (nome da pessoa), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), reside à Rua (nome), nº (número), Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade), no estado de (colocar o nome do estado).

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

_________________________

(assinatura)”.

Perguntas Frequentes Sobre Comprovante de Residência

Perguntas Frequentes Sobre Comprovante de Residência

Ainda tem dúvidas quanto à comprovação de residência e como proceder? Veja as perguntas mais frequentes!

Como Conseguir um Comprovante de Residência Urgente?

Você tem conta de luz, água ou telefone em seu nome? Caso tenha, pegue uma delas para usar como comprovante de endereço. 

Se não tiver conta impressa, entre no site da fornecedora do serviço e veja a segunda via online. É só imprimir e apresentar.

Lembre-se de que, no geral, você poderá usar um dos seguintes documentos:

  • Contas de água;
  • Contas de luz;U
  • Conta de TV por assinatura;
  • Conta de internet;
  • Contas de telefone celular;
  • Contas de telefone fixo;
  • Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
  • Declaração do Imposto de Renda recente;
  • Carnê de cobrança de IPTU;
  • Carnê de cobrança do ou IPVA;
  • Contracheque, desde que tenha sido emitido por órgão público;
  • Demonstrativos que tenha sido enviado pelo INSS ou SRF;
  • Multa de trânsito;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Contas de gás canalizado;
  • Escritura de imóvel;
  • Extrato do Fundo de Garantia enviado pela Caixa Econômica Federal;
  • Registro de Licenciamento de veículos;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Cobrança do condomínio;
  • Boleto de pagamento do plano de saúde;
  • Documento que comprove o financiamento imobiliário;
  • Boleto para pagamento da mensalidade escolar;
  • Laudo de avaliação de imóvel que tenha sido emitido pela Caixa Econômica Federal.

Se mesmo assim não conseguiu nada, ligue para a administradora do seu cartão de crédito e peça para que enviem a segunda via da sua fatura por e-mail. Você pode imprimir e usar como um comprovante de residência urgente.

Fatura Digital Serve Como Comprovante de Residência?

Sim! Em vários locais, as faturas digitais são aceitas como comprovante de renda. Elas precisam estar em formato de papel e ser recentes, no máximo ter 90 dias de emissão e apresentar todos os seus dados pessoais.

No geral, você pode usar:

  • Contas de água;
  • Contas de luz;
  • Contas de gás canalizado;
  • Contas de telefone fixo;
  • Contas de internet fixa;
  • Conta de TV a cabo.

Todas elas precisam ser recentes, ter no máximo 90 dias de emissão e aparecer todos os seus dados pessoais.

Como Tirar Comprovante de Residência Pelo CPF?

Para conseguir um comprovante de endereço usando o seu CPF, é preciso que você tenha uma conta de luz, água ou telefone em seu nome. 

Caso possua, entre no site da empresa prestadora de serviço e use o seu CPF para fazer o cadastro. Depois disso, clique em “segunda via”, escolha a conta e faça a impressão.

Qual Comprovante de Residência o Detran Aceita?

Qual Comprovante de Residência o Detran Aceita

De acordo com o site do Detran São Paulo, são aceitos como comprovantes de residência:

  • Conta de água;
  • Conta de luz;
  • Conta de telefone;
  • Conta de gás;
  • Conta de celular;
  • Conta de internet;
  • IPTU;
  • ITR;
  • Boleto de condomínio;
  • Correspondência originária de instituições financeiras (públicas ou privadas) ou órgãos públicos;
  • Correspondência postada e enviada pelos Correios;
  • Contrato de locação de imóvel em vigor.

O comprovante deve ter, no máximo, 90 dias de emissão. Caso a pessoa não possua, serão aceitos comprovantes de parentes e cônjuges, desde que comprove o parentesco ou estado civil. 

Isso poderá ser feito através de RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O Detran aceita também as segundas vias emitidas pela internet, das contas acima citadas.

Como Fazer uma Declaração de Residência Para Outra Pessoa?

Caso mesmo com tantas opções, a pessoa não tenha como comprovar residência e precise da declaração de terceiros, você pode usar o seguinte modelo:

Declaração de Residência

Eu, (nome completo do declarante), Brasileiro (se for de outra nacionalidade deve alterar), (profissão), (estado civil), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), declaro para os devidos fins que (nome da pessoa), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), reside à Rua (nome), nº (número), Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade), no estado de (colocar o nome do estado).

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

_________________________

(assinatura)”

Vale lembrar que é preciso ver se a instituição aceita a declaração, se exige que ela seja registrada em cartório ou se o declarante terá que fornecer a cópia da sua carteira de identidade para validar o documento.

Conclusão

Conclusão

A quantidade de documentos e contas que podem ser usadas como comprovante de residência facilitam muito a nossa vida. 

Além disso, a possibilidade de adquirir uma segunda via online, permite que mesmo durante uma viagem, caso você precise, tenha como emitir o documento e usar sem problemas.

Para evitar imprevistos, mantenha sempre o seu endereço atualizado em financeiras, operadoras de cartão de crédito, entre outras. Isso ajudará a sempre ter um comprovante de residência de fácil acesso.

Se tiver qualquer dúvida sobre a comprovação de residência no momento de solicitar um empréstimo pessoal no Bom Pra Crédito, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@bompracredito.com.br ou em um de nossos canais oficiais de atendimento que te ajudaremos a realizar o seu sonho! É simples e rápido!

banner-zen