3 dicas para economizar com comida de forma simples

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

economizar com comida

Continua depois da publicidade

banner-zen

No período da pandemia, um dos assuntos que mais ouvimos falar foi em como economizar com comida. Afinal, as pessoas passaram a fazer mais refeições em casa e, como consequência, as despesas com supermercado acabaram aumentando.

Segundo fontes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2021 o preço dos alimentos subiu 15% no nosso país, o que representa quase três vezes mais que a inflação. Então economizar com comida nunca foi tão necessário quanto agora.

Saiba que é possível economizar com comida e ter uma despensa farta. Por isso, reunimos 3 dicas essenciais para você saber como reduzir os seus custos. Confira!

Leia também: Como montar o seu próprio serviço de entrega de comida e ganhar dinheiro

Confira 3 dicas para economizar com comida

Economizar com comida vai muito além de comer menos. Existem algumas táticas que podem te ajudar a fazer render os alimentos que você compra.

1. No supermercado

Essa é a hora crítica da economia: o momento das compras. Então existem algumas regrinhas básicas para quando você vai comprar seus alimentos:

  • Cheque sempre a validade: se você tem duas opções de iogurte na sua mão, uma vence daqui uma semana e a outra vence daqui três semanas, qual você escolhe? A resposta é clara, não é? Optar por alimentos que vão demorar um pouco mais para vencer faz com que você tenha um prazo maior para consumi-los. Sendo assim, preste sempre atenção a esse detalhe na hora de comprá-los!
  • Não vá ao supermercado com fome: você já teve essa experiência? Dá vontade de comprar todas as comidas que vemos pela frente! ? Dessa forma, é fundamental ir às compras de barriga cheia para não comprar além do necessário;
  • Faça uma lista de compras: mas não adianta fazer a lista e chegar na hora acabar comprando mais do que você precisa! Faça a lista e atenha-se a ela;
  • Evite comprar no 5º dia útil: considerando que esse é o dia que a maioria da população recebe o salário, os supermercados (que não são bobos) costumam aumentar os preços nesse dia! Então, se puder escolher, os últimos 10 dias do mês são os que normalmente têm mais promoções;
  • Pesquise: claro que sempre temos aquele mercado da nossa preferência, seja pela localização ou pelo atendimento. Mas na hora de comprar aqueles itens mais caros ou produtos de limpeza, por exemplo, fazer uma boa pesquisa provavelmente vai valer a pena! Comprar em atacados também pode ser uma boa pedida!

2. Na hora de comer

Pronto, despensa cheia, chegou a melhor parte: comer! ? Mas faça isso com atenção para poder economizar com a comida!

Sendo assim, o primeiro passo é sempre colocar no prato somente aquilo que você for comer. Essa dica não vale somente para quem come em restaurantes à quilo, ela deve valer para quem come em casa também!

Se você põe comida demais no prato, corre o risco de não dar conta e acabar jogando comida fora. Sendo assim, atenção!

Outra dica é ter criatividade na hora de cozinhar. Aprender a utilizar o que tem na geladeira para fazer diversos pratos é uma arte! Aproveite para aprender e, assim, valorizar aquilo que você come. Pode ter certeza que a economia virá automaticamente com essas atitudes.

E criatividade não vale somente na hora de inventar pratos mas também para a utilização do próprio alimento. Você já ouviu falar daquelas receitas que utilizam casca, sementes e tudo mais? Vale uma busca nas redes sociais de canais que têm como tema esse tipo de cozinha. Você não vai se arrepender, nem pelo sabor nem pela economia!

3.Hora de guardar o que sobrou

O primeiro passo depois de comer é: guardar. Então congelar a comida é uma ótima maneira de economizar. Afinal, você não corre o risco das sobras irem para o lixo e ainda garante a próxima refeição!

E isso não vale somente para sobras. Você também pode aproveitar um dia que está um pouco mais livre e cozinhar para a semana toda. Assim, você pode congelar em porções individuais (se mora sozinho) ou na quantidade exata para os membros da família. Essa é uma boa maneira de economizar com comida e com tempo! ⏰

Se for guardar a comida na geladeira para consumir no mesmo dia, evite colocá-la quando ela ainda estiver quente. Nesse caso, o objetivo nem é economizar com comida, mas sim, com energia elétrica! Afinal, sua geladeira vai ter que trabalhar um pouco mais para tentar resfriar uma comida que ainda está quente.

Leia também: Como economizar ganhando pouco: dicas de como poupar muito!

E se você está precisando dar uma reforçada no orçamento, saiba que pode sempre contar com o Bom Pra Crédito! Aqui temos empréstimo pessoal com taxas super competitivas e parcelas que cabem no seu bolso. Faça agora uma simulação e confira!

Quer dicas de economia? É só acompanhar o nosso blog!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *