Empréstimo para assalariado, como solicitar o crédito e tudo o que você deve saber para o pagamento

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem ampliada das mãos de dois homens sentados a uma mesa

Resumo da matéria

  • Quem trabalha com carteira assinada pode fazer empréstimo?
  • Quais as opções de empréstimo para assalariado?
  • Qual a melhor modalidade de empréstimo para quem trabalha com carteira assinada?
  • Como conseguir empréstimo sendo assalariado?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Saiba quais são as modalidades de crédito para quem tem como comprovar renda.

Precisar de uma ajuda financeira para pagar uma dívida alta, se capacitar profissionalmente ou, até mesmo, realizar um sonho não é nada de outro mundo. Os empréstimos estão disponíveis e podem ser uma boa opção para quem necessita de um auxílio. As modalidades disponíveis são bastante amplas e cada uma delas conta com termos e garantias específicas. Para quem trabalha em regime CLT, por exemplo, é possível contar com o empréstimo para assalariado.

Já ouviu falar desta modalidade? A equipe do Bom pra Crédito reuniu uma série de informações que irão te ajudar a entender como ele funciona. Acompanhe o texto até o final para tirar todas as suas dúvidas!

Quem trabalha com carteira assinada pode fazer empréstimo?

Sim! Os profissionais registrados no regime CLT, ou seja, com carteira assinada, podem, sim, fazer empréstimos. Inclusive, algumas modalidades são oferecidas exclusivamente para esse grupo de profissionais. 

Quais as opções de empréstimo para assalariado?

O vínculo empregatício, quando comprovado, pode promover uma série de benefícios na hora de solicitar o empréstimo, como taxas de juros menores, chances maiores de aprovação de crédito, dentre outras. 

No Brasil, as instituições financeiras oferecem quatro diferentes modalidades de empréstimos:

  • empréstimo pessoal para assalariado;
  • empréstimo consignado;
  • refinanciamento de imóvel ou veículo;
  • cheque especial.

Agora, vamos explicar as condições e o que diferencia cada uma dessas modalidades.

Empréstimo pessoal para assalariado 

Uma das modalidades mais comuns de empréstimo para assalariados, o empréstimo pessoal baseia-se na análise de crédito que o banco ou financeira realizam.

Um ponto interessante dessa modalidade de empréstimo é que ele também está disponível para aquelas pessoas que não trabalham com carteira assinada, mas recebem salário e conseguem comprovar renda, mesmo que seja por recibo ou extratos bancários. 

Também é importante destacar que este modelo de empréstimo para assalariado não exige garantia nem consignação e oferece taxas de juros mais baixas do que outros tipos de crédito. 

Empréstimo consignado

Destinado a alguns grupos específicos de trabalhadores, os registrados no regime CLT podem optar pelo empréstimo consignado. As principais vantagens desse tipo de empréstimo são:

  • parcelas de pagamento fixas, ou seja, nesta modalidade os juros são pré-fixados;
  • as instituições financeiras considera que o devedor possui estabilidade financeira e, por isso, trabalham com taxas de juros mais baixas;
  • quem está com o nome sujo também tem possibilidade de conseguir o empréstimo consignado, o que faz desta modalidade uma ótima opção de empréstimo para assalariado com score baixo.

Contudo, o empréstimo consignado também possui alguns pontos de atenção, que podem ser considerados desvantagens. Observe: 

  • pagamento com data fixa, ou seja, não é possível adiar o pagamento das parcelas;
  • é uma modalidade que está disponível apenas para alguns grupos específicos de assalariados;
  • as instituições financeiras só disponibilizam crédito para quem tem margem de pagamento livre.

Vale ressaltar que nesta modalidade, o pagamento das parcelas é realizado diretamente por desconto da folha de pagamento. Ou seja, quando o salário cai na conta, a parcela do consignado já é automaticamente descontada. 

Empréstimo com garantia 

O empréstimo com garantia de imóvel ou veículo também é uma boa opção para assalariados. 

Nesta modalidade, assim como o próprio nome sugere, os bens que entram como garantia servem como incentivos para que o tomador do crédito pague a dívida em dia e não perca algo que já é dele. 

É importante destacar que trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEI) também podem conseguir esta modalidade de empréstimo, uma vez que a renda não é a única opção para quitação da dívida.

Cheque Especial

Bastante popular, o cheque especial funciona como um empréstimo emergencial que os bancos costumam disponibilizar para assalariados. Este limite disponível pode ser utilizado para uma série de tarefas, como:

  • compras;
  • saques;
  • pagamento de contas; 
  • transferências bancárias.

Entretanto, é importante reforçar que todas essas facilidades vêm com um preço: os juros do cheque especial são um dos mais caros praticados pelo mercado de crédito. Os bancos não só costumam liberar o limite para quem é assalariado, como também para quem movimenta a conta e não tem restrição de crédito.

Apesar de ser um crédito prático, o cheque especial está longe de ser a melhor opção para quem está precisando de dinheiro de maneira rápida.

imagem ampliada de dois homens sentado a uma mesa usando um laptop e fazendo contas com uma calculadora

Para aprender mais: Empréstimo com garantia, veja todos os bens que podem entrar nessa negociação

Qual a melhor modalidade de empréstimo para quem trabalha com carteira assinada?

O empréstimo consignado, aquele com desconto direto da folha de pagamento, apesar de parecer simples, também deve ser encarado como um sério compromisso, afinal, em caso de desligamento da empresa, seja ele voluntário ou involuntário, as parcelas precisam continuar a ser pagas, sem atraso. 

Por outro lado, o empréstimo pessoal não é descontado na folha de pagamento, mas, de toda forma, é preciso empenho e organização financeira para que as parcelas não fiquem atrasadas. 

Como conseguir empréstimo sendo assalariado?

No Bom pra Crédito é possível contratar um empréstimo pessoal sem burocracias. Ao entrar em contato com a nossa equipe, o seu pedido irá passar por uma análise de perfil, que você poderá acompanhar de maneira 100% online.

Todo o processo, desde a solicitação, pode ser feito pelo site. Caso o empréstimo seja aprovado, o Bom pra Crédito irá apresentar o valor limite e as taxas disponíveis para que você escolha as condições que te atendam da melhor maneira. 

A partir da escolha da oferta, será a hora de partir para a assinatura do contrato. Com tudo isso feito, o dinheiro será liberado e depositado na sua conta corrente em poucos dias e você está livre para utilizar o montante da maneira que preferir.

Os documentos necessários para solicitar um empréstimo são:

  • documento de identidade, que pode ser o RG ou a CNH;
  • comprovante de residência referente aos últimos 90 dias, com dados e informações de consumo;
  • comprovante de renda, que pode ser extrato bancário ou holerite fornecido pelo empregador. 

Agora que você já sabe quais são os empréstimos disponíveis para assalariados, entre em contato com o Bom pra Crédito e solicite uma cotação.  

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *