Como abrir franquia até 50 mil reais e ganhar dinheiro

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

jovem empresário usado óculos e vestindo um blazer preto segurando papéis dentro de estabelecimento

Continua depois da publicidade

banner-zen

Investimento pode transformar completamente sua vida financeira – para melhor, é claro

Você já pensou em abrir uma franquia até 50 mil reais? Se sim, saiba que não está sozinho, já que o número de brasileiros que deseja empreender é bem grande, e o franchising se coloca como uma das alternativas que mais chamam atenção.

Um relatório feito pela MindMiners e pelo PayPal mostrou que 66% dos brasileiros desejam abrir o próprio negócio para que tenham mais liberdade e autonomia, grupo entre o qual você também aparece com este desejo latente em empreender.

Entre as alternativas disponíveis, as franquias ganham em praticidade e economia, embora tenham seus desafios e dificuldades, de fato.

Porém, ter uma grande marca atrelada ao seu negócio soa positivo de imediato, não é?

Veja o que você deve fazer para começar a franquia e, assim, dar os primeiros passos rumo a uma transformação em sua vida financeira.

O que fazer para abrir uma franquia até 50 mil?

O primeiro passo, que é o desejo, você já cumpriu. Porém, como pode imaginar, a trajetória está apenas no começo. Confira algumas dicas para te ajudar neste sentido:

Entenda como funciona o modelo de franchising

Não há dúvidas de que franquias são negócios lucrativos, mas é preciso entender como o modelo funciona para evitar arrependimentos futuros.

Ter uma marca forte ao seu lado é excelente, mas o franqueado precisa seguir as determinações e exigências da franqueadora, ou seja, a liberdade é menor do que ter um negócio totalmente novo.


Para entender melhor como funciona, basta pensar em qualquer franquia e no estilo adotado por diferentes lojas, que é praticamente o mesmo.

Isso é fundamental para o branding da empresa e para a fixação de seu estilo no mercado.

Não queremos te desmotivar, de forma alguma, mas apenas esclarecer que você estará sob as determinações da franqueadora e que, por isso, terá que seguir as exigências propostas.

Saiba, porém, que elas oferecem um bom suporte, ou seja, este não deve ser um grande problema.

Tenha o valor do investimento disponível (e um pouco mais)

Pode parecer um tanto quanto óbvio em um primeiro momento, mas para abrir uma franquia até 50 mil, é preciso que você tenha o dinheiro em mãos.

Este pode soar como um valor alto, e realmente é, tendo em vista que pode ser utilizado para comprar um carro 0 km do ano.

Porém, quando se trata do início de uma nova empresa, ao comparar com outras alternativas, ele não é tão grande assim.

É por isso, inclusive, que o franchising (sistema de franquias) está em franca ascensão: pelo investimento mais viável.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2019 se encerrou com 160.958 franquias, número 4,7% maior que as 153.704 unidades de 2018.

Porém, além de ter este valor para investir, é importante ter uma reserva de emergência para empreender, já que despesas adicionais sempre podem surgir, além do fato de que será preciso lidar com a verdade quase consolidada de que os primeiros meses não trarão lucro.

Na verdade, quanto mais você tiver “sobrando”, melhor, pois assim ganhará em tranquilidade para guiar o negócio.

Este é um investimento que pode, inclusive, interferir na continuidade da empresa a curto, médio e longo prazo.

Caso não tenha o dinheiro em mãos, lembre-se que você sempre pode procurar por alternativas de crédito, como empréstimo pessoal e consignado, tão simples quanto você precisa (e merece) com o Bom Pra Crédito.

mulher de avental co os braços cruzados dentro de seu estabelecimento comercial

Leia mais: Empréstimo online urgente: como funciona e como solicitar um

Escolha a área em que deseja empreender

Não basta apenas procurar saber quais são as opções de franquia até 50 mil reais e investir em uma delas sem critério algum.

Este pode ser o início do fim do seu negócio, uma frase dura, de fato, mas que serve para te alertar.

Assim como acontece com os empregos “tradicionais”, é preciso escolher uma área que você goste, de modo que tenha ânimo e motivação para continuar mesmo quando se deparar com os desafios, que provavelmente virão cedo ou tarde.

De acordo com uma pesquisa da Catho, feita com mais de 7 mil entrevistados, 92% dos brasileiros querem mudar de trabalho neste ano.

Vários motivos podem interferir nesta escolha, e um deles, sem dúvidas, é o descontentamento.

Porém, quando se trabalha para outra pessoa, a alternativa é encerrar o contrato e procurar por uma nova colocação.

Quando a empresa é sua, a situação muda de figura, pois abrir mão significa deixar um bom investimento para trás, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Além da questão emocional de se trabalhar com algo que gosta, você ainda terá aquele fit necessário com a área de atuação, ou seja, entenderá do que se trata e poderá atender às necessidades dos clientes com maior assertividade.

Acredite: este filtro é super interessante para ajudar na continuidade do seu negócio.

Procure por opções naquela área

Depois de escolher o tipo de negócio que deseja, é chegado o momento de saber quais deles cabem no seu orçamento.

Para tal, é importante fazer uma pesquisa atualizada, já que esses valores podem mudar com o passar do tempo.

Além disso, o mesmo franqueado oferece diferentes opções de investimento – um box no shopping é mais barato que um ponto comercial maior no centro da cidade, por exemplo.

Na sua procura pela franquia até 50 mil, sempre busque esclarecer todas as suas dúvidas com a franqueadora, de modo a evitar desentendimentos e reclamações posteriores e, assim, começar a trajetória com o pé direito.

Um dos documentos mais importantes neste sentido é a Circular de Oferta de Franquia, também conhecido como COF.

Ele traz as condições gerais daquele negócio, como obrigações, deveres e responsabilidades das duas partes envolvidas.

O ideal é que tal documento seja redigido de uma forma simples, prática e de fácil compreensão. Porém, caso tenha qualquer dúvida, não hesite em perguntar!

homem de camisa azul mexendo em sei celular em frente ao seu laptop

Leia mais: Como ganhar dinheiro: métodos e dicas que vão te ajudar!

Franquia até 50 mil: uma oportunidade de mudar de vida

Ao invés de ter que começar seu novo negócio do zero, ele já pode nascer com a credibilidade e relevância de uma grande marca, o que tende a colocá-lo alguns passos adiante da concorrência neste sentido.

A remuneração não é a mesma de ter uma empresa própria, de fato, mas ter tal suporte é determinante para entender melhor como funciona o mundo dos negócios, neste que pode, inclusive, ser o primeiro passo na sua jornada como empreendedor.

Atente-se a todos os detalhes, faça pesquisas criteriosas e defina qual será a sua franquia até 50 mil, não esquecendo de ter um valor maior à disposição para estar preparado.

Se precisar de uma forcinha com o dinheiro, conheça as opções do Bom Pra Crédito e supere uma das etapas mais difíceis de se tornar um franqueado!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *