Gastos com carro: quanto vai custar durante a sua vida

Larissa Carvalho

| 7 minutos para ler

imagem ampliada da frontal de carros lado a lado

Continua depois da publicidade

A compra de um automóvel deve ser bem planejada para que o sonho não se torne um pesadelo

A compra de um carro está muito ligada a um desejo íntimo. Muitas vezes, ter um automóvel próprio significa a realização de um sonho. É uma forma de ter mais liberdade e autonomia, sendo um importante passo na vida adulta.

Influenciadas por todos os sentimentos que a realização de um grande sonho pode despertar, muitas pessoas são dominadas pelo impulso e não pesam todos os gastos com carro que devem ser considerados antes da compra.

Ter um carro pode ser uma verdadeira mão na roda e proporcionar muita independência ao seu dono. Mas, sem conhecimento detalhado do custo de um veículo por ano, o sonho pode se transformar em uma grande fria.

Saber quais são os gastos com carro é fundamental antes de tomar a decisão da compra, e é importante considerar uma série de fatores. Neste artigo, veja os pontos principais que devem ser levados em conta antes de comprar um veículo.

Quanto custa manter um carro?

pessoa segurando celular aberto na calculadora em cima de papeis e teclado

Antes de qualquer coisa, vamos avaliar brevemente qual é o custo de um veículo por ano, considerando as mais variadas despesas relacionadas aos cuidados que manter um carro demanda.

Entre os principais custos estão o financiamento, seguro, impostos, licenciamento, manutenção, combustível, estacionamento, garagem, limpeza, entre outros. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis antes de concluir a compra.

Tudo pode variar, também, de acordo com o modelo e o ano de carro que você busca, se pretende adquirir um veículo zero ou um seminovo e qual é o seu perfil de uso. 

Nos próximos tópicos, explicaremos um pouco mais sobre as despesas com um carro.

Vale a pena ter um carro próprio?

Antes de concluir a compra do carro dos seus sonhos, é importante entender se ter um carro próprio é realmente necessário na sua realidade atual. 

Ter um carro traz mais independência e autonomia. Não depender de transporte coletivo ou poder diminuir distâncias ao fazer as próprias rotas são alguns dos fatores que levam pessoas a comprar um carro.

Leia também: Como calcular o valor da parcela de um financiamento

Mas é importante considerar muitos outros fatores para entender o custo-benefício da compra de um veículo e entender como os custos pesarão no seu bolso. 

Principais gastos com carro que você deve considerar

Listamos abaixo os principais custos relacionados à aquisição de um carro que devem fazer parte do seu planejamento antes de realizar a compra.

Para ajudar na sua avaliação, selecionamos os valores médios de dois modelos populares, sendo um zero e outro seminovo, e compilamos em uma tabela ao final deste texto para facilitar a comparação dos itens.

Aquisição (parcelamento do financiamento)

Após escolher o carro desejado, o primeiro ponto a se considerar é como você irá pagar por ele. Afinal, os custos de um automóvel são muito mais altos do que de outros bens, como peças de roupa.

No caso de precisar de um financiamento para realizar a compra do veículo, analise as condições oferecidas pela instituição financeira que você pretende contratar. É fundamental que as parcelas caibam dentro do seu orçamento mensal para evitar surpresas no futuro.

Atualmente, a taxa média para financiamento de um carro varia de banco para banco e de acordo com o perfil do cliente, mas está entre 0,49% a 1,49% ao mês. É possível financiar, normalmente, de 50% a 80% do valor total do veículo – alguns bancos oferecem a possibilidade de financiar 100% do valor do carro.

carro azul parado em frente à uma área verde

Documentação

Outro custo indispensável que deve ser incluído nos gastos com carro é o valor da documentação. Existem alguns documentos que são obrigatórios para quem deseja ter um carro e que não podem ficar de fora do seu planejamento.

O primeiro é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento que atesta que a pessoa está apta a dirigir. 

Se o carro que você comprar for um modelo zero quilômetro, também há o custo de emplacamento. Ele deve ser realizado pelo proprietário na unidade do Detran do estado onde o veículo será registrado.

Por fim, o proprietário também deve ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), documento obrigatório concedido pelo Detran estadual, obtido assim que o dono do veículo faz o primeiro licenciamento do carro.

Outra despesa é com o licenciamento do veículo. Feito anualmente mediante pagamento de taxa, ele é obrigatório e autoriza a circulação de veículos em território nacional. Também é o que garante as condições de segurança e a conformidade com normas de emissão de ruídos e poluentes.

Combustível

Nenhum carro consegue circular sem um tanque cheio. O combustível é uma despesa básica e o custo por mês deve entrar no seu orçamento. Apesar de ser um custo variável, é importante considerá-lo em seu planejamento.

Aqui, é importante conhecer seu perfil de uso do carro e também o nível de consumo de gasolina, álcool ou dieseldo seu veículo. Se você dirigir todos os dias, gastará mais. Se fizer apenas passeios aos fins de semana, esta despesa será menor.

Outro ponto que deve ser considerado é que o preço do combustível aumenta a cada ano. Pesquise os valores médios em sua cidade e procure postos de confiança para abastecer de acordo com a sua necessidade.

imagem ampliada da mão de alguém segurando objeto de abastecer carro dentro do tanque do carro

Seguro

Apesar de não ser obrigatório, o seguro é um excelente investimento para um item tão caro como um carro. Ele traz mais segurança para o proprietário, que pode contar com algumas garantias em caso de imprevistos, como roubos, furtos, colisões ou danos causados pela natureza.

Leia também: 11 dicas para economizar no seguro de carro

Os valores podem variar de acordo com o modelo e ano do carro, além do perfil do segurado, considerando características como idade, gênero, estado civil, profissão e local de residência.

Impostos e multas

Os impostos são parte obrigatória dos gastos com carro. O principal encargo é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os valores variam de acordo com o modelo do carro, e podem variar de 1,5% a 4% do valor venal do veículo.

Além do IPVA, outro imposto obrigatório é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Também é preciso considerar a despesa esporádica com possíveis multas que possam ser contabilizadas.

Manutenção, reparos e revisões

As despesas com manutenção veicular são essenciais para garantir o bom funcionamento do carro e, consequentemente, a segurança do motorista e dos passageiros.

Normalmente, quanto mais novo o carro e com menos quilometragem, menos manutenções ele precisará. Algumas manutenções podem ser mensais, outras são anuais e algumas acontecem com uma frequência ainda maior.

Além disso, o zelo e o cuidado do proprietário do veículo fazem toda a diferença para simplificar as manutenções.

Entre os exemplos de itens de manutenção mais populares estão checagem de motor, embreagem, troca de óleo e de filtro, substituição de pastilha, calibragem e balanceamento dos pneus, entre outros.

Além disso, as revisões periódicas, normalmente realizadas nas concessionárias, estão diretamente relacionadas à garantia do carro. Recomenda-se que sejam feitas revisões a cada dez mil quilômetros rodados.

imagem em preto e branco de um homem deitado embaixo de um fusca

Lavagem e limpeza

Parece pouca coisa, mas as despesas de limpeza do carro também devem ser incluídas no pacote de custos que você terá com seu veículo.

As lavagens simples devem ser feitas com uma frequência quinzenal. Além de manter o carro sempre higienizado, as lavagens também mantêm a pintura do veículo em bom estado, o que possibilita um melhor valor de revenda do veículo.

As limpezas podem ser feitas em lava-jatos especializados, mas você também pode comprar os materiais e fazer a limpeza em casa, ajudando a economizar dinheiro.

Aluguel de garagem e/ou estacionamento

Outra coisa que você deve pensar também é onde seu carro ficará guardado quando você não estiver dirigindo. Normalmente, em uma casa ou um prédio, há vagas disponíveis, e isso não representaria um custo extra.

Porém, se sua casa ou edifício não contam com espaços de garagem, é preciso incluir estes valores na conta final para entender quanto você gastará para manter seu carro seguro.

Além do custo da garagem, você deve considerar os valores de estacionamento em locais como trabalho, shopping, supermercado e quaisquer outros estabelecimentos.

Faça uma boa pesquisa e entenda quais são os estacionamentos que oferecem um melhor custo-benefício em um pacote mensal, por exemplo.

Depreciação

A depreciação de um veículo é inevitável. Ela está relacionada à desvalorização do veículo, que é a redução de valor que o automóvel apresenta ao longo de sua vida útil. Um carro 1.0, por exemplo, tem uma depreciação média de 15% ao ano.

Porém, este cálculo é variável de acordo com o ano, o modo e a quilometragem do veículo em questão. Carros importados ou de luxo, por exemplo, costumam ter desvalorização menor do que veículos populares.

É importante conhecer o valor de depreciação do veículo porque ele está ligado ao valor de venda do veículo.

Exemplo de planilha de gastos com carro

Agora que você já conhece as despesas fundamentais que você terá com um carro, chegou a hora de visualizar qual é o custo médio de um veículo por ano. 

Os valores são referentes a valores médios para dois carros populares, sendo um modelo zero quilômetro e outro semi novo.

As taxas são consideradas de acordo com a precificação cobrada em São Paulo – fique de olho em variações que podem acontecer em sua cidade.

Confira a tabela comparativa que preparamos para você:

ItemFord KA SE 1.0 2020 (novo)Fiat Palio 1.0 2014 
Custo do carroR$ 47.490,00 (tabela)R$ 31.990,00 (revenda)
DocumentaçãoR$ 200,00R$ 200,00
CombustívelR$ 3.915,00R$ 4.500,00
SeguroR$ 1.500,00R$ 1.900,00
ImpostosR$ 1.900,00R$ 2.350,00
ManutençãoR$ 600,00R$ 900,00
LavagemR$ 1.000,00R$ 1.000,00
Garagem/EstacionamentoR$ 4.800,00R$ 4.800,00
DepreciaçãoR$ 6.000,00 (12,5%)R$ 15.900 (39,50%)

Se depois de estudar os gastos que você terá com carro e chegar à conclusão que deve comprar o seu, é hora de conhecer as soluções do Bom Pra Crédito! 

A fintech é um marketplace que reúne mais de 30 instituições financeiras para que você possa ter acesso a empréstimos de maneira simplificada, desburocratizada e 100% online. 

Acesse o site do Bom Pra Crédito e veja quais são as condições para realizar o sonho de comprar seu carro!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *