07 dicas para os gastos excessivos não te custe um futuro econômico saudável

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem de executivo sentado a sua mesa preocupado com gastos excessivos

Resumo da matéria

  • Faça um orçamento mensal
  • Planeje viagens e eventos mais caros
  • Busque opções de lazer mais baratas – ou até mesmo gratuitas!
  • Use cupons a seu favor
  • Equilibre bem os programas
  • Reúna os amigos em casa
  • Mude os hábitos e evite os gastos excessivos

Continua depois da publicidade

banner-zen

A sua vida social não pode atrapalhar seu futuro financeiro. Veja como manter a diversão em dia… e a conta bancária também, sem gastos excessivos.

Uma das regras mais importantes para ter uma vida financeira saudável é não gastar mais do que você ganha. Muitas vezes, para atingir esse objetivo, é preciso controlar as despesas e economizar para ter recursos suficientes para se manter e realizar sonhos e objetivos de vida. Veja como controlar os gastos excessivos!

Isso não quer dizer que é preciso abrir mão de todo e qualquer gasto que não seja essencial, como atividades relacionadas ao lazer, por exemplo. Saiba que é possível economizar e manter a vida social ativa.

Para isso, é preciso ter em mente que você pode se conectar com outras pessoas e se divertir sem, necessariamente, gastar muito dinheiro com isso.

Continue a leitura e confira as nossas dicas de como economizar e manter a vida social ativa!

imagem de uma mulher carregando sacolas de compras

Veja também: Consiga e aproveite cupom de desconto para economizar o seu dinheiro

Faça um orçamento mensal

O primeiro passo para quem deseja guardar dinheiro sem ter que abrir mão da diversão é fazer um orçamento mensal para saber que quantia pode ser investida em lazer.

Liste todas as suas receitas e despesas, distribuindo o que você ganha entre as diversas categorias de gastos, como moradia, alimentação, saúde e diversão.

Comece separando o dinheiro para as despesas essenciais e obrigatórias. Em seguida, reserve parte do valor que sobrou para o lazer.

Além de definir todos os meses o quanto pode gastar com diversão, um cuidado importante é acompanhar os gastos com esse tipo de despesa na conta corrente e no cartão de crédito, para ter a certeza de que você está seguindo o planejamento.

O controle de gastos pode ser feito por meio de um dos diversos aplicativos de gerenciamento financeiro disponíveis no mercado, com planilhas de Excel ou até mesmo da forma tradicional, com caderno e caneta.

Independentemente do método escolhido, torne o acompanhamento de gastos um hábito.

Planeje viagens e eventos mais caros

Outra dica importante para economizar e manter a vida social ativa é saber planejar.

Caso deseje fazer uma viagem ou ir a um evento mais caro, como um festival de música, estime os gastos envolvidos e por quanto tempo precisará poupar para ter a quantia que deseja.

Economizar antes de viajar ou de comprar a entrada para um evento, por exemplo, é uma forma de realizar seus sonhos sem correr o risco de ficar no vermelho e ter que recorrer a um empréstimo no futuro.

Até porque ventos como viagens, por exemplo, já contam com gastos excessivos, mas que, com planejamento, não serão um problema!

Coloque a quantia que você guardar mês a mês em um investimento que ofereça liquidez, como a poupança, para poder sacar a quantia desejada quando chegar a hora.

Busque opções de lazer mais baratas – ou até mesmo gratuitas!

Para economizar sem abrir mão do lazer é preciso ter a pesquisa de preços como aliada.

Você não precisa, por exemplo, sair para jantar em um restaurante caro toda semana ou ir ao cinema nos dias mais concorridos, em que os ingressos custam mais.

Uma vida financeira equilibrada e saudável exige alguns sacrifícios. Nesse sentido, procure opções de lazer alinhadas com os seus gostos pessoais, mas que sejam mais em conta.

O cinema de sábado pode ser transferido para quarta-feira, por exemplo. Além de os ingressos serem mais baratos, você ainda pode desfrutar de promoções, como descontos em combo com pipoca e refrigerante.

Use cupons a seu favor

Além de procurar opções de lazer mais baratas para manter a vida social ativa, outra forma de economizar e continuar se divertindo é buscar descontos e cupons.

Sites como o Cuponomia e Cuponeria oferecem cupons de diversas lojas, dos mais variados segmentos, como alimentação e vestuário.

Antes de fazer alguma compra ou adquirir ingressos para teatro, show ou cinema, faça uma pesquisa para buscar descontos e economizar no valor total a ser pago. Assim, você pode curtir o que gosta em termos de lazer sem se descapitalizar.

Equilibre bem os programas

Outra dica é escolher bem os programas que vai fazer. Priorizar é o segredo.

Caso gaste muito em uma determinada saída, como um jantar fora, procure, nos próximos dias, optar por refeições mais baratas.

Dar preferência para programas gratuitos, como shows na praia, piqueniques no parque ou visitas a museus em determinados dias da semana, é uma forma de gastar menos dinheiro sem deixar de se divertir.

Planeje bem a sua semana, escolhendo alguns dias para sair e outros para ficar em casa. Seu bolso agradece!

Reúna os amigos em casa

Estar com amigos é uma atividade que traz alegrias e, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa sair caro.

Em meses mais apertados, converse com quem você gosta e procure formas de estarem juntos sem, necessariamente, gastar muito dinheiro.

Reunir os amigos em casa, além de garantir a privacidade do encontro, sai muito mais barato do que ir para um bar, onde, além do gasto com comida e bebida, ainda há o pagamento de 10% do serviço.

Chame quem você gosta para uma reunião em casa, peça para cada pessoa levar o que vai beber e faça um rateio dos gastos com petiscos. A economia será significativa.

imagem de amigos tirando fotos durante uma viagem

Veja agora: Como economizar no mercado: 15 super dicas para gastar menos

Mude os hábitos e evite os gastos excessivos

Para economizar e manter a vida social ativa é preciso entender que mudar alguns hábitos é fundamental.

Você pode sair para jantar fora, mas não precisa sempre pedir entrada antes do prato principal, por exemplo.

Faça uma análise das opções de lazer que você gosta e veja se consegue continuar fazendo esses programas de uma forma mais econômica.

É possível ir a um show, mas por que não substituir o táxi da ida e da volta pelo transporte público?

Levar a própria bebida para alguns eventos também é uma maneira de gastar menos sem deixar de se divertir.

Use a criatividade e você certamente encontrará formas de reduzir os gastos, mesmo quando sair de casa para fazer algum programa.

Agora você sabe como economizar e, ainda assim, manter uma vida social ativa. Destinar parte do orçamento para atividades de lazer é fundamental, assim como pensar no futuro. O segredo é saber priorizar e usar o planejamento a seu favor.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *