Investir na poupança pode não ser uma boa alternativa para quem quer mais dinheiro

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

dois homens de cumprimentando após negociação de investimento em poupança

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se o seu objetivo é fazer seu dinheiro render, é melhor conhecer outras opções de investimento

Quantas vezes você já ouviu conselhos de pessoas que dizem que investir na poupança é bom? Claro que os riscos são pequenos, mas o rendimento também. Aliás, a gente até poderia dizer que colocar dinheiro embaixo do colchão dá no mesmo.

Investir em poupança só é bom pra quem não se preocupa em fazer o dinheiro render. Mas, com certeza, esse não é o seu caso, não é? Para que deixar o dinheiro parado se você pode fazer ele se multiplicar?

Neste artigo, a gente vai te explicar por que a poupança não é o tipo de investimento mais lucrativo. Aproveite a leitura para descobrir as opções de baixo risco para você começar a fazer seu dinheiro render com baixo risco.

O que é poupança?

É o tipo de investimento mais popular do Brasil. Basicamente, ela funciona da seguinte forma: você deposita determinada quantia na poupança. A cada 30 dias, esse dinheiro aumenta um pouco, graças aos juros.

Isso significa que seu dinheiro vai render uma vez por mês. A pergunta é: quanto rende?

Isso vai depender de uma taxa estabelecida pelo governo. Essa taxa é a mesma para todos os bancos, independente de onde você tem conta aberta. 

Leia mais: Poupança: como funciona?

colocando moeda dentro de cofre de porco branco sobre mesa branca fazendo alusão à poupança

Como saber se a poupança vale a pena? 

Investir em poupança só vale apenas para alguns casos específicos. Antes de falar quais são, é bom já adiantar que, se o seu objetivo for fazer o dinheiro render, esse tipo de operação financeira não é para você. A poupança é boa para quem…

Guarda dinheiro em casa: Pode parecer estranho, mas tem gente que prefere deixar o dinheiro em gavetas, no colchão, armários e gavetas, por exemplo. A poupança é bem mais segura, já que o dinheiro fica mais protegido. 

Não tem interesse em investir:  Pode ser que você não tenha vontade de fazer seu dinheiro render, mas gosta de ter uma reservinha guardada. Nesse caso, a poupança funciona como um cofrinho mesmo. 

Quer tirar o dinheiro em pouco tempo: Vamos supor que você recebeu o 13o e quer usar o dinheiro para viajar no mês de março. Colocar o dinheiro na poupança vai te ajudar a organizar sua conta e não gastar essa quantia. 

Gosta de ter uma reserva emergência: Geralmente, quem já tem outros tipos de investimentos, abre uma conta poupança só para deixar um valor para cobrir despesas com remédios, conserto de carro, entre outros. 

Qual opção dá mais lucro do que investir em poupança?

Como a gente já explicou, a poupança não apresenta um rendimento diário. Isso significa que você vai ter que esperar 30 dias para seu dinheiro render um pouquinho. Esse pouquinho representa, aproximadamente, 0,05%. 

Vamos supor que você vai precisar sacar o dinheiro antes desse prazo. Adivinha qual vai ser o retorno? Zero! É por isso que você precisa conhecer outras opções. Vamos lá!

Tesouro Selic

Você já ouviu falar em Tesouro Direto? Ele diz respeito a um tipo de investimento em que você empresta dinheiro ao governo e ele te devolve com juros.

Essa é uma das melhores opções para quem está começando a investir.

O Tesouro Selic nada mais é do que uma das modalidades do Tesouro Direto. Como o próprio nome já diz, seu dinheiro renderá de acordo com o valor da taxa Selic.

Dá para colocar um valor a partir de 30 reais e obter mais lucro do que investir em poupança

Esse tipo de investimento faz parte da chamada renda fixa. Nesse caso, você consegue saber quanto seu dinheiro renderá. Com ele, você não corre riscos de levar calote. 

Outra vantagem do Tesouro Selic é a liquidez diária. Ou seja, você não precisa esperar 30 dias para receber os juros, como acontece com a poupança.

Além disso, você pode resgatar uma parte ou todo dinheiro quando quiser. 

Certificado de Depósito Bancário- CDB

Provavelmente, você já ouviu falar nesse tipo de investimento. Ele possui baixo grau de risco e é mais rende mais que a poupança.

A diferença entre ele e o Tesouro Direto é que, no caso do CDB, você emprestará dinheiro para o banco.

Letras de Câmbio

Assim como os investimentos que a gente citou, as Letras de Câmbio são títulos de renda fixa, ou seja, você consegue saber o quanto seu dinheiro vai render.

Geralmente, elas são oferecidas por sociedades de crédito, também conhecidas como financeiras. 

Os valores que você investir são usados por essas empresas para que suas atividades sejam realizadas.

Assim como acontece com o Tesouro Direto e CDB, elas devolvem o dinheiro que você investiu com juros maiores do que os da poupança. 

Leia mais: Banco ou Corretora, seu dinheiro vale mais aonde?

homem de camisa branca fazendo contas com a calculadora para investir

Qual é o investimento ideal?

O investimento ideal é aquele que oferece menor risco e mais rentabilidade.

Se você está começando agora a pensar em fazer seu dinheiro trabalhar para você, talvez seja melhor começar por um caminho mais seguro.

Nesse caso, o Tesouro Direto é a melhor opção. Uma coisa é certa: o governo tem mais chances de devolver seu dinheiro do que outras instituições.

Depois que você se familiarizar com o maravilhoso mundo dos investimentos, pode começar a se arriscar um pouquinho mais.

O importante agora é saber que você pode dar um passo importante, mesmo começando a investir pouco dinheiro.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *