Mulheres que moram sozinhas: dicas de educação financeira

Larissa Carvalho

| 5 minutos para ler

mulher sentada no sofá mexendo em um aparelho eletrônico com o celular ao seu lado

Continua depois da publicidade

Conquistar independência financeira é o sonho de muitas mulheres e, com essas dicas de finanças, vai ser fácil realizar

Para mulheres que moram sozinhas, é natural sentir inseguranças relacionadas ao orçamento e à vida financeira. Dar conta dos gastos de casa e ainda conseguir viver bem com o salário que recebe é um desafio e tanto para mulheres empoderadas do século 21.

Se você faz parte do time das mulheres que estão batalhando para equilibrar as contas, vamos te ajudar. Pensando em você, criamos o Guia Bom Pra Crédito de Educação Financeira Para Mulheres com dicas de finanças para te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro.

Então pega papel e caneta e anota tudo!

mulher sentada à mesa com celulares à sua frente escrevendo em um caderno

01 Liste todos as suas despesas

O primeiro passo para organizar a sua vida financeira é listar todos os gastos e dívidas, caso tenha. Você precisa traçar um panorama do seu orçamento e saber exatamente para onde está indo cada centavo do seu salário.

Além de ficar mais fácil planejar formas de pagar as suas dívidas, você vai conseguir identificar gastos que não são necessários e cortar eles das suas finanças.

02 Corte gastos desnecessários

E este é exatamente o seu segundo passo: cortar gastos desnecessários. Se você tem dívidas, precisará economizar em algum lugar para que sobre dinheiro e você consiga quitar esses débitos. Então pense: o que não é tão essencial assim no seu dia a dia?

Reduzir gastos com cartão de crédito e cancelar assinaturas de livros, revistas e streamings que você não consegue dar conta, são um bom começo.

03 Defina metas

É bem importante que você tenha visão de futuro: qual a sua próxima conquista e o que você pretende fazer no próximo ano? Estabeleça objetivos e faça uma poupança para guardar o valor necessário e realizar os seus sonhos.

Isso vai te ajudar a ter foco em manter a vida financeira organizada e a não gastar com besteiras. E sobre isso temos mais uma dica!

04 Não faça compras por impulso

É importante que você mantenha o foco e não compre por impulso. Geralmente são essas compras que causam arrependimento a curto e médio prazo. Todos sabemos que momentos difíceis existem e fazer umas comprinhas pode ajudar a levantar o ânimo.

Mas quando a animação de comprar passa e você percebe que comprometeu seu orçamento com produtos ou serviços que não valeram a pena, a frustração é maior. Então evite tomar decisões sem pensar bem antes.

05 Invista seu dinheiro

Conseguiu fazer o seu pézinho de meia? Então aproveite para investir! Nada melhor do que multiplicar seu dinheiro e ver ele rendendo cada dia mais. Ah! Existem vários tipos de investimento e, com certeza, um deles é o ideal para as suas necessidades.

Então pesquise bem sobre e lembre-se que seu dinheiro rende muito mais em investimentos do que em poupança.

06 Priorize pagamentos à vista

Um grande aliado da vida financeira organizada e equilibrada é o pagamento à vista. Experimente deixar o cartão de crédito de lado por alguns meses e observe o quanto seus gastos vão diminuir e, consequentemente, vai sobrar mais dinheiro no final do mês.

O que acontece é que, com o cartão de crédito, a tendência é achar que não faz mal só mais uma compra porque, se for parcelada, não vai pesar no bolso. Mas a verdade é que isso pode virar uma bola de neve quando juntamos vários parcelamentos. Evite problemas!

07 Estude sobre vida financeira

Busque conhecimento e se atualize sempre sobre finanças e como lidar com o orçamento. Isso vai te ajudar a se relacionar melhor com dinheiro e saber exatamente o que fazer e o que não fazer quando o assunto é dinheiro.

Uma boa dica é acompanhar Nath Finanças, a nova educadora financeira do Brasil, que ensina tudo de um jeito simples e fácil.

Como fazer controle de gastos

Se você faz parte do time de mulheres que moram sozinhas, precisa conhecer o método 50 30 20 de controle de gastos.  Ele te ajuda a dar preferência de pagamento aos gastos mais importantes e separar o seu dinheiro seguindo uma lógica de prioridade.

O que vai acontecer, basicamente, é uma definição de quantos por cento do seu salário vai ser gasto em cada área da sua vida financeira. Por exemplo: Imagine que o seu salário é de R$1.900 e que você vai separar eles em três partes de 50%, 30% e 20%.

50% para gastos essenciais

Que seria basicamente: aluguel, água, energia, internet, transporte e alimentação. Ou seja, gastos essenciais para que você consiga viver bem sozinha.

30% para pagar o seu estilo de vida

Sim! Você precisa separar uma quantia do seu salário para lazer e diversão. É exatamente para isso que os 30% do seu salário serve. Quer ir ao cinema, comprar uma roupa nova, fazer uma viagem? O dinheiro para tudo isso vai sair daqui.

20% para um fundo de emergência

É importantíssimo que você pense nos contratempos. Eles acontecem a todo momento e quem mora sozinho precisa estar preparado para eles. Então separe todos os meses a quantia de 20% do seu salário e guarde para custear imprevistos que precisem de dinheiro.

Como organizar a vida financeira após o divórcio

E se você é uma mulher que está indo morar sozinha porque está se separando, existem algumas coisas que você pode fazer para te ajudar a organizar a vida financeira.

  • Você precisa anotar e separar os seus gastos, agora que estará sozinha para se responsabilizar por eles, em: gastos fixos, variáveis e supérfluos;
  • Planeje seus meses nos mínimos detalhes, semana a semana. Afinal, quanto mais controle você tiver sobre seus gastos, menor a chance de faltar dinheiro para pagar contas;
  • Pelo menos nos primeiros meses, priorize gastar com o que é essencial e você não pode viver sem. Assim terá tempo para se organizar financeiramente até estar segura para ousar um pouco no orçamento;
  • Coloque gastos fixos e essenciais em débito em conta, isso vai evitar dores de cabeças futuras.

imagem ampliada de dois cartões, um com a bandeira visa e a outra mastercard

Como se tornar empreendedora

Uma boa saída para mulheres que moram sozinhas e querem dar um up na vida financeira é o empreendedorismo. Sim! Essa é uma área que está cada vez mais em crescimento e pode te ajudar a fazer uma renda extra e desafogar seu orçamento.

Se empreender já era um desejo seu, confira as dicas Bom Pra Crédito para começar a empreender com o pé direito:

Encontre um negócio que tenha a ver com você

Acredite! O empreendedorismo pode ser bastante desafiador e tudo ficará mais fácil se você estiver empreendendo em um ramo que goste. Então pesquise muito e analise o seu perfil de empreendedora para escolher o negócio certo.

Estude o mercado

É importante que você invista em um ramo que seja conhecido. Por isso estude a área em que você vai investir para saber exatamente como agir no mercado.

Se especialize na área

Nunca deixe de se especializar e renovar os conhecimentos. O mercado e o comércio mudam com muita frequência e se você não estiver sempre atualizada, pode ficar para trás.

Faça contatos

É importantíssimo que você crie uma rede de networking e de apoio para o seu negócio. Lembre-se que tem lugar para todo mundo brilhar e faça amizade com pessoas da área. A troca de experiências pode ser uma boa ferramenta de trabalho.

Planeje

Assim como você fez com as suas finanças pessoais, planeje os passos financeiros e práticos do seu negócio. Defina metas e prazos e trabalhe para conquistar todas elas.

Não tenha pressa

E o mais importante de tudo: tenha paciência. O seu negócio não vai ser um sucesso no primeiro mês e as coisas não vão acontecer de uma hora para a outra. Se estiver pensando em viver do seu empreendimento, saiba que pode demorar um pouco até conseguir isso.

Tudo anotado?

O Bom Pra Crédito sabe que encarar a vida sozinha pode ser bem desafiador, mas acredita no seu potencial para superar as dificuldades e crescer. Por isso, oferece uma infinidade de opções de empréstimo pessoal para você dar uma guinada na sua vida!

Então, já sabe! Se estiver precisando de crédito para organizar o orçamento ou empreender, acesse o site e faça sua simulação de empréstimo pessoal online. São muitas as opções para pessoas físicas com as melhores condições. Simule e compare!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *