Recuperadoras de Crédito, o que você precisa saber

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

bolso traseiro de uma calça jeans com diversos cartões de crédito

Continua depois da publicidade

banner-zen

A recuperação de crédito ajuda a negociar as melhores condições para você quitar dívidas atrasadas ou negativas

Já recebeu ligações de recuperadoras de crédito fazendo cobranças de alguma dívida? Ficou confuso por não entender como esse mercado funciona e nem qual a origem do valor cobrado?

Isso é mais comum do que se pode imaginar, ainda mais nesse momento de pandemia. Com a economia abalada, muitos brasileiros estão com as contas no vermelho. A falta de planejamento financeiro também tem feito com que muitas pessoas sofram as consequências negativas de imprevistos.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a parcela de brasileiros com dívidas chegou a 67,5% no mês de abril, um recorde histórico.

bolso traseiro de uma calça jeans com diversos cartões de crédito

A alta foi de 0,2 ponto percentual em relação ao mês de março e de 0,9 ponto percentual em relação a abril de 2020.

Apesar da nova liberação de auxílio emergencial do governo, o endividamento vinha crescendo nos últimos meses, diante dos impactos da pandemia na renda da população.

Veja Mais: Rentabilidade financeira, o que é e como conquistar

Assim, queremos te deixar preparado para quando seu telefone tocar e você precisar negociar com uma empresa de recuperação de crédito. É importante entender como ela funciona e as oportunidades que ela pode oferecer para o pagamento de uma dívida.

Resumidamente, as recuperadoras de crédito são contratadas por instituições financeiras para realizarem a cobrança de uma pendência. Elas também costumam comprar dívidas de bancos e depois as negociam diretamente com os devedores.

Em um certo momento, as instituições financeiras desistem de realizar diretamente a cobrança de dívidas atrasadas, pois esse processo gera altos custos, e as vendem para empresas que irão negociá-las. 

Ficou curioso ou está passando por esse dilema? Continue conosco e saiba mais sobre o mundo das recuperadoras de crédito.

O que são recuperadoras de crédito?

Uma empresa de recuperação de crédito auxilia no processo de quitação de dívidas, oferecendo condições e negociações especiais.

As recuperadoras de crédito são também empresas especializadas em resgatar o acesso ao crédito para os consumidores. Para tornar esse processo possível, elas encurtam o caminho para a finalização de dívidas que foram feitas em outras empresas.

Como funcionam?

Como vimos no início do artigo, as cobranças de dívidas atrasadas ou negativadas geram custos para as empresas, até que em um certo ponto elas abrem mão de fazer a cobrança e recuperação diretamente com o consumidor. Então, essas empresas decidem colocar as dívidas para vender.

As recuperadoras compram essas dívidas e passam a ser responsáveis por elas. Assim, você pode ter uma dívida e ela mudar de empresa.

É por isso que muitas vezes você não entende o motivo de estar sendo cobrado por uma empresa que não conhece. 

Portanto, como ela é a nova dona desses débitos, é com ela que você vai negociar as condições de pagamento. Além de te ajudar a quitar sua dívida, a recuperadora de crédito irá auxiliar a limpar seu nome e voltar a conseguir crédito, caso necessário.

Diferenças entre cobrança e recuperação de crédito

A cobrança de pagamento tem como objetivo fazer com que você pague aquele débito em questão. Você vai receber diversas ofertas e decidir se alguma cabe ou não em seu bolso.

No caso de recuperação de crédito, as empresas têm uma preocupação maior em oferecer mais alternativas, e, consequentemente, você terá melhores oportunidades de quitar sua dívida com mais facilidade.

Isso ocorre, principalmente, com as dívidas negativadas. Aquelas inscritas nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, por exemplo) pelo não pagamento do valor, isto é, quando o consumidor está com o “nome sujo”.

Lembrando que uma dívida atrasada significa somente o não pagamento de uma conta, ou seja, um débito pendente que ainda não gerou uma negativação.

A forma de contato nos dois casos costuma ser por mensagens, envio de e-mails ou ligações. Geralmente, as pessoas não gostam de conversar com recuperadoras de crédito e as percebem como um incômodo. 

Por outro lado, é importante ficar atento que esse pode ser um bom momento para conseguir a melhor negociação para zerar sua pendência. 

O que fazer se uma recuperadora de crédito entrar em contato? 

Quer saber algumas dicas de como negociar uma dívida em atraso? Confira o que fazer se uma recuperadora de crédito te ligar:

  1. Quando a empresa te ligar, caso você não possa atender, informe o melhor horário para ela retornar a ligação. Recomenda-se falar quando estiver em casa, pois você pode conversar com mais tranquilidade.
  2. Escute com atenção a proposta e negocie! Veja quais os pontos estão adequados e outros que precisam melhorar. Valide de acordo com o seu orçamento.
  3. Faça um planejamento financeiro e inclua o acordo para que dessa vez você consiga realizar os pagamentos dentro do prazo. Afinal, você aceitou a negociação.
  4. No caso de imprevistos, entre em contato com a recuperadora. Informe que você não conseguirá cumprir o prazo e dê uma sugestão de nova data.

Leia também: Organização financeira, comece com esses passos

Na próxima vez que uma empresa de recuperação de crédito te ligar, esteja preparado para os possíveis cenários e saiba como negociar.

Concentrar tudo em uma única parcela é mais fácil de conciliar em seu orçamento do que vários débitos atrasados.

Agora que você já sabe mais sobre como funcionam as recuperadoras de crédito, acesse outros conteúdos sobre finanças no blog Bom Pra Crédito.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *