Score 2.0: guia completo do novo cálculo do Serasa

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

imagem ampliada de cartão em cima do teclado de computador aberto

Continua depois da publicidade

banner-zen

O sistema de pontuação do Serasa mudou. Veja como é feito o cálculo para manter seu score alto

Já ouviu falar sobre o sistema de pontuação do Serasa? Provavelmente sim. Mas você sabia que ele mudou? Agora está disponível o Score 2.0 com uma nova forma de calcular a pontuação das pessoas e medir as chances que alguém tem de manter as contas sempre em dia.

Para saber o que é, como funciona o cálculo e para que serve, fique ligado que vamos te explicar. Esse pode ser o empurrãozinho que faltava para você conseguir a aprovação do crédito que você tanto precisa.

carteira marrom perto de computador aberto

O que é Score 2.0?

Essa é uma forma de pontuar as pessoas de acordo com suas atividades financeiras. Com isso, é possível para as empresas saberem quem tem um bom histórico para quitar suas dívidas e permitir a liberação de crédito.

É uma versão aprimorada do Score 1.0 criado pelo Serasa e que também media a pontuação dos brasileiros. Agora ele foi atualizado e tem mais ferramentas para avaliar o perfil do bom pagador e analisar a probabilidade que uma pessoa tem de pagar suas contas em dia.

Por que foi criado?

O objetivo do Score 2.0 é monitorar a movimentação dos consumidores, de modo a verificar se foi solicitado algum empréstimo, se as contas foram todas pagas e se esses pagamentos foram feitos dentro do prazo.

Isso incentiva o consumidor a ter bons hábitos financeiros e assim ter mais chances de conseguir crédito na praça. Por outro lado, isso também é muito útil para ajudar as empresas a decidirem se aquela pessoa que pede crédito ou contrata serviços e produtos é um pagador confiável.

O que mudou em relação ao Score 1.0?

No Score 1.0, as categorias analisadas para calcular a pontuação tinham um peso diferente do que têm agora. Antes as informações atuais eram focadas nos devedores. Por isso, quem teve problemas com dívidas no passado, poderia ter uma pontuação mais baixa que agora.

No Score 2.0, o pagamento de crédito representa 43,6% da pontuação e na versão anterior era só 13,9%. A consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas não mudou muito, passou de 17,4% para 19,3%. 

Já o histórico de dívidas que antes tinha o maior peso com 30,2% agora é só de 13,7%. o tempo de uso de crédito foi de 8,4% para 10,1%. O crédito contratado passou de 3,6% para 7,9% e o pagamento de crédito , que era 13,9% agora é apenas 5,5%,

Como é calculado

A pontuação vai de 0 a 1000, com base nas porcentagens que mostramos antes em cada uma das 6 categorias: 

  • pagamento de crédito;
  •  consultas para serviço e crédito/Comportamento de consultas;
  •  histórico de dívidas;
  •  tempo de uso de crédito;
  •  crédito contratado;
  •  pagamento de dívidas.

Esse cálculo é feito por uma inteligência artificial, de acordo com as informações repassadas pelas instituições onde a pessoa tem cadastro para pagamentos como bancos e outras empresas. Como cada uma dessas categorias tem um peso diferente, a pontuação pode subir e descer com certa frequência.

Como consultar sua pontuação?

Para consultar a pontuação, existem duas formas: pelo site ou através do aplicativo. 

Site: No site Serasa você vai criar um cadastro informando seu número de CPF, data de nascimento e nome completo e depois criar uma senha. Ao finalizar o site vai localizar seus dados e mostrar a pontuação.

Aplicativo: Baixe ou atualize o aplicativo da Serasa Consulta CPF, cadastrar uma senha se for o seu primeiro acesso, se já usar a versão anterior, entre com seu login e senha. Pronto, você vai ver sua pontuação e o detalhe das mudanças dos seus pontos.

mulher sentada no chão encostada em sofá mexendo no computador

O que influencia no aumento dos pontos?

Como a pontuação é calculada de acordo com as categorias que foram citadas, a forma como alguém se comporta com elas vai influenciar no aumento ou diminuição da pontuação do Score. Então quanto mais ações positivas em relação ao crédito a pessoa tiver, mais pontos serão acumulados.

Fatores como pagar contas (água, luz, gás, etc) e pagar faturas de cartões de crédito em dia, pagar empréstimos, manter os dados atualizados no Serasa, ter cadastro positivo, limpar o seu nome são alguns dos que vão contribuir para aumentar a pontuação.

Saiba que o Serasa Score 2.0 obedece às normas da LGPD (Leis Gerais de Proteção de Dados) e o que for informado nesse cadastro só pode ser utilizado com a finalidade de consultas relacionadas ao crédito. 

Se você precisa de ajuda para limpar seu nome e assim aumentar seus pontos no Score 2.0, conte com a gente! Além de oferecer as melhores soluções em empréstimos, ainda temos várias dicas no blog do Bom Pra Crédito para manter suas finanças sempre no verde! 

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *