Troca de dívida e portabilidade

Lu do BPC

| 2 minutos para ler

Troca de dívida e portabilidade

Continua depois da publicidade

banner-zen

Os consumidores que possuem financiamento, agora podem transferir a sua dívida de um banco para outro, em busca de melhores taxas. A chamada Portabilidade do Crédito é garantida pela Resolução nº 4.292 do Conselho Monetário Nacional.

É isso mesmo. Se você tem um financiamento imobiliário ou de veículo, empréstimo consignado ou pessoal e está interessado em conhecer propostas de outros bancos, entre em contato com a sua instituição financeira relatando isso.

Pela nova regra, em até um dia útil, o seu banco deve lhe passar um consolidado da divida com informações sobre taxa de juros, saldo devedor e numero de contrato. Com essas informações em mãos, você poderá entrar em contato com outros bancos em buscas de taxas mais vantajosas.

O que é portabilidade de dívida?

A portabilidade de crédito é a opção de um devedor (pessoa física ou jurídica) transferir sua dívida de uma instituição financeira para outra.

Com ela, o consumidor tem a possibilidade de negociar taxas de juros mais baixas. Mas saiba que o Banco Central não obriga a instituição financeira a aceitar a transferência de dívida de uma outra, por isso, se você tiver interesse na portabilidade, precisa verificar junto ao banco escolhido se é possível fazer a transferência.

É possível fazer a portabilidade de qualquer tipo de dívida?

A portabilidade é permitida para qualquer tipo de empréstimo. Veja exemplos de linhas de crédito para pessoa física que estão disponíveis para portabilidade:

Conheça soluções de crédito para arrumar suas finanças:

Solicite seu empréstimo pessoal

Quais as vantagens da troca de dívida e portabilidade?

Uma das principais vantagens é a oportunidade de renegociar a dívida por um juro menor utilizando o empréstimo consignado para funcionários públicos e beneficiários do INSS ou mesmo outras alternativas de crédito que caibam no seu bolso.

» Informação sobre portabilidade de dívida de parceiro no Bom Pra Crédito

banner-zen