Viagens bate e volta: confira opções para toda a família

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

casal se abraçando dentro de uma estação de metrô

Resumo da matéria

  • Guararema
  • Templo Zu Lai
  • Estrada do Vinho
  • Pedra Grande
  • Paranapiacaba
  • Embu das Artes
  • Centro de Meditação Kadampa Brasil
  • Fazenda do Chocolate

Continua depois da publicidade

banner-zen

Conheça os passeios gratuitos próximos a São Paulo que vão fazer a alegria para toda família

Ter um dia ou um final de semana de lazer, descanso e descontração faz bem para todo mundo. Melhor ainda é quando a gente faz viagens bate e volta que não pesam tanto no nosso bolso.

Se você mora em São Paulo ou está passando uma temporada na cidade, confira algumas opções de passeios que você pode fazer sem gastar muito.

São diversos roteiros para você explorar novos lugares durante um final de semana ou feriado. 

Guararema 

A cidade de Guararema fica a, aproximadamente, 1 hora de São Paulo e é um ótimo lugar pra viagens bate e volta.  O município conta com uma série de atrações incríveis que podem ser aproveitadas por pessoas de diferentes idades.

 A maioria dos passeios é gratuita, o que faz com que a cidade seja um ótimo destino para quem gosta de aliar lazer e economia. O Recanto do Américo é um dos cartões postais de Guararema e, por isso, é parada obrigatória.

Ele fica às margens do rio Paraíba e é cercado por natureza exuberante. Aproveite para conhecer as pontes suspensas que ficam sobre o rio e fazer pequenas trilhas em meio à natureza. 

Templo Zu Lai

Localizado na cidade de Cotia, o Templo Zu Lai é um dos destinos preferidos os paulistanos que desejam ter umas horas de descanso e revitalização de energia. Ele está a, apenas, 35 km da capital, o que faz com que o passeio seja melhor ainda.

O espaço conta com jardins cercados por esculturas e estátuas que embelezam ainda mais os ambientes e deixam qualquer um em estado de encantamento. Isso sem contar nas fontes, árvores e aves que complementam a anergia zen do local.

Você pode aproveitar a visita para ter acesso à programação de aulas de meditação, youga e kung fu. Não deixe de se deliciar com as comidinhas veganas do restaurante e cafeteria do templo e conhecer a loja com artigos budistas.  

O Templo Zu Lai funciona de terça a sexta, das 12h às 17h e domingos e feriados, das 9h30 às 17h. 

casal de idosos sentado em pedra tirando uma foto

Leia mais: Empréstimo para Viagem: O que é, como funciona e como fazer

Estrada do Vinho

A Estrada do Vinho é uma das principais atrações da cidade de São Roque e fica a, apenas, 66 km de São Paulo. Ela conta com 10 km de extensão e com opções de passeios para a família toda.

Durante o percurso, você encontrará restaurantes charmosos com diferentes tipos de cardápios que cabem no bolso. As vinícolas são o destaque das viagens bate e volta para São Roque.

Além de provar os vinhos produzidos no local, você poderá colher uvas enquanto aprecia a paisagem. O ideal é ir de carro para aproveitar melhor o passeio e conhecer os estabelecimentos que possuem entrada gratuita. 

Pedra Grande

Pedra Grande está localizada a, aproximadamente, 60 km de São Paulo. Ela fica no município de Atibaia, também conhecida pela cidade dos morangos. Pedra Grande é o nome de uma formação rochosa de 1400 metros de altura.

Do alto da pedra, você terá uma vista panorâmica da cidade. Para chegar até o topo, é possível optar entre dois caminhos: de carro ou trilha. Tudo vai depender do seu envolvimento com aventura e, claro, condicionamento físico.

Se você irá com crianças ou não tem muito costume em fazer trilhas, o ideal é optar pelo carro. Mas, se não se importar de caminhar por algumas horas, providencie tênis confortáveis e aprecie a natureza. 

Paranapiacaba

Paranapiacaba é uma das viagens bate e volta obrigatórias para os paulistanos.  A região é marcada por importantes fatos históricos, além de contar com paisagem incrível, que une natureza e arquitetura diferenciada.

Em 1867, imigrantes ingleses vieram ao Brasil para construir a ferrovia paulista. É nesse contexto que a cidade foi criada e, hoje, possui museus e várias trilhas que nos levam até a  Serra do Mar.

Uma das principais atrações é o Circuito das Águas, passeio que contempla a Trilha da Água Fria e Trilha da Pontinha. As duas são bem curtas e podem ser realizadas por pessoas de diferentes idades e condicionamento físico. 

No final de cada uma delas, você encontrará quedas d’águas e riachos para se refrescar. 

Embu das Artes

A apenas 27 km de São Paulo, a cidade de Embu das Artes revela todo seu charme e ambiente descontraído e aconchegante. Sua principal atração é a Feirinha de Artesanato, que recebe centenas de turistas.

Esse programa é perfeito para quem está buscando objetos de decoração cheios de estilo e originalidade para dar um toque de renovação na casa. Você também encontrará móveis personalizados, bijuterias e peças de cerâmica.

Vale a pena passear pela cidade ao longo do dia e fazer pausa para um delicioso almoço em um dos restaurantes aconchegantes de Embu das Artes. No final do dia, aproveite para degustar um bom doce caseiro e se despedir da cidade em grande estilo. 

Centro de Meditação Kadampa Brasil 

A sede do Centro de Meditação Kadampa Brasil  fica na cidade de Cabreúva, a 80 km de São Paulo.

O local conta com várias atividades gratuitas para quem não conhece o budismo e deseja aprender um pouco sobre seus fundamentos e história.

É uma ótima programação de viagens bate e volta para quem gosta de palestras, cursos e meditação. Aproveite o passeio para descansar nos jardins e apreciar as delícias da cafeteria.

O espaço também possui uma loja onde você pode adquirir lembranças e produtos relacionados ao budismo. As visitações públicas gratuitas acontecem das 10h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. 

três amigas andando com uma mala e um carrinho de viagens

Leia mais: Dicas para economizar em uma viagem

Fazenda do Chocolate

Localizada na cidade de Itu, que fica a 100 km de São Paulo, a Fazenda do Chocolate é um verdadeiro paraíso e sonho de consumo. Ela foi fundada há, aproximadamente, 300 anos pelos bandeirantes e ainda está em plena atividade.

A fazenda fica às margens do Rio Tietê, em uma área ambiental preservada. Aproveite o passeio para conhecer objetos e estruturas da época.

A  principal atração é o almoço com preço fixo e com comida preparada no fogão à lenha.Curtiu os roteiros de viagens bate e volta?

Aproveite para ler outros artigos do blog do Bom Pra Crédito e ficar por dentro das principais dicas de educação financeira para você aprender a lucrar, fazer seu dinheiro render e fazer as melhores escolhas ao investir.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *