Organize sua vida financeira em poucos dias

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Organize sua vida financeira em poucos dias

Continua depois da publicidade

banner-zen
Organize sua vida financeira em poucos dias
Organize sua vida financeira em poucos dias.

Antes de qualquer coisa, se você chegou até aqui, é porque está precisando de uma mãozinha, não é mesmo? Vamos lá! O primeiro passo para organizar a sua vida financeira de maneira rápida é colocar tudo na ponta do lápis, afinal, você precisa ter conhecimento da sua situação financeira atual.

Anote seus rendimentos, como salário e renda extra, e todos os seus gastos, como conta água e energia e, até mesmo, o cafezinho, em uma planilha de orçamento doméstico.  Faça o download da planilha elaborada pelo Bom pra Crédito.

Não se esqueça de considerar as dívidas de curto e longo prazo. Assim, fica mais fácil identificar para onde está indo seu dinheiro e o que você precisa fazer para sair do sufoco.

Equilibre seus gastos

Para equilibrar seus gastos daqui pra frente, você precisa identificar o que está pesando no seu bolso: moradia, alimentação, serviços de assinatura (TV, telefone, internet, streaming de vídeo), lazer, supérfluos, cartão de crédito, entre outros. Calcule o quanto está gastando por categoria.

Primeiro, corte ou diminua os gastos supérfluos, que comprometem seu orçamento. Por exemplo: você assina todos os canais de TV? Está na hora de reduzir o seu plano e adequá-lo à sua realidade. No fim de semana, prefira os passeios ao ar livre em vez de shopping. É hora de resistir à tentação das vitrines, pelo menos, por enquanto.

Minha conta está negativa, e agora?

Se você chegou a esse ponto, saiba que você não está sozinho. O brasileiro está enfrentando uma das maiores crises econômicas de sua história, com alta inflação, diminuição de renda e aumento de gastos, o que resulta em desequilíbrio financeiro. Confira dicas para enfrentar a crise financeira.

Quanto antes você sair do vermelho, melhor. Isso porque o cheque especial tem uma das taxas de juros mais altas do mercado de crédito. Se o cheque especial é seu maior problema no momento, não perca mais tempo, saia do cheque especial e pare de pagar juros altíssimos. Você pode obter por linhas de crédito mais baratas, como o empréstimo pessoal, para quitar a dívida com seu banco. Saiba como funciona o crédito pessoal e tome a melhor decisão!

Problemas com cartão de crédito

Se a fatura do cartão de crédito está tirando o seu sono, só existe uma solução: pagar a dívida, a fim de evitar que seu nome seja negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa). Certamente, você está enfrentando três situações possíveis: fatura em aberto, parcelamento ou pagamento mínimo. Seja qual for a sua situação, é preciso resolvê-la com urgência, se quiser organizar sua vida financeira de uma vez por todas.

Caso não tenha dinheiro para pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, saiba que, pagando menos, você vai entrar no crédito rotativo. Se já está enfrentando este momento, livre-se da dívida do crédito rotativo, para conseguir equilibrar sua vida financeira. Pague a dívida do cartão de crédito à vista! Peça agora seu empréstimo pessoal e saia da bola de neve.

Livre-se das dívidas para organizar a vida financeira

Você precisa pagar as suas dívidas pendentes para organizar a sua vida financeira. Portanto, se você tem boletos, faturas ou débitos automáticos pendentes, organize-se para pagar as contas pendentes. O ideal é negociar o pagamento do valor total da dívida com cada credora, assim, você não tem que ficar se preocupando com as pendências futuras.

Se você não tem dinheiro para pagar à vista, faça uma escolha inteligente: opte pelo empréstimo pessoal e transforme todas as suas dívidas em apenas uma. Afinal, fica mais fácil ter apenas uma parcela para pagar no mês – neste caso, a do empréstimo – do que várias.

Faça um planejamento financeiro

Planejar suas finanças é essencial para manter a sua vida financeira mais organizada e evitar problemas mais à frente. Pague suas contas em dia para não pagar mais caro depois. Se você tem planos de comprar bens duráveis, como carro, você precisa poupar dinheiro. Não se esqueça de sempre ter uma reserva financeira para imprevistos. Com disciplina e determinação, você vai tirar de letra os desafios da educação financeira.

banner-zen