10 filmes para aprender sobre finanças pessoais

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

10 filmes para aprender sobre finanças pessoais.

Continua depois da publicidade

banner-zen

O Bom Pra Crédito selecionou 10 filmes para você assistir e aprender sobre finanças pessoais.

Eles trazem muitas lições sobre a forma de lidar com a renda pessoal, com os negócios, como administrar dinheiro, consumir de maneira consciente e mais! 

Os temas são bem agradáveis e fáceis de entender.

Então, prepare a pipoca e entenda mais sobre finanças para melhorar sua relação com o dinheiro.

Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Rebecca Bloom é uma repórter que mora em Nova York e tem o sonho de trabalhar para uma renomada revista de moda. Enquanto não consegue alcançar seu sonho, ela escreve artigos sobre finanças pessoais numa revista financeira.

Sua coluna faz sucesso, mas a verdade é que sua vida financeira é um caos. Ela faz o oposto do que escreve para os leitores, pois é uma compradora compulsiva, que vive fugindo dos cobradores e de suas dívidas acumuladas no cartão de crédito.

É uma comédia romântica que retrata os problemas do consumo desenfreado, da importância de saber diferenciar se você quer algo por puro desejo ou se realmente precisa disso, e de como é importante fazermos um planejamento financeiro pessoal para não ficarmos com várias dívidas e sempre no vermelho.

As loucuras de Dick e Jane (2005)

Dick (Jim Carrey) e Jane viviam uma vida de luxo até que Dick é demitido do emprego. As dívidas começam a se acumular e para manter o estilo de vida confortável que tinham, o casal comete várias loucuras, inclusive roubar bancos.

O filme promete boas risadas e também desperta reflexões sobre como é importante administrarmos melhor as finanças pessoais, termos uma reserva de dinheiro para imprevistos e se realmente precisamos de muito dinheiro e bens materiais para sermos felizes.

Até que a Sorte nos Separe (2012)

A vida nem sempre é feita de bons momentos, mas um bom momento muda completamente a família de Tino (Leandro Hassum). Tino e Jane (Danielle Winits) ganham na loteria, mas deixam o poder do dinheiro os levarem à falência.

O grande prêmio é gasto em festas, viagens, compras com muita ostentação e, ao se verem “quebrados”, o casal conta com a ajuda do vizinho, que é consultor de Finanças, para se reestruturar financeiramente.

O Lobo de Wall Street (2013)

Jordan Belfort era um consultor em uma corretora de Wall Street, porém, na mesma época em que foi contratado, a bolsa de valores despencou drasticamente e ele perdeu o emprego.

Jordan (Leonardo Dicaprio), então, começa a trabalhar em uma empresa pequena, com ações de baixo valor. Nessa situação, acontece uma grande sacada: Belfort abre uma empresa no segmento de vendas, em que as ações de baixo valor tiveram um retorno altíssimo para ele e seus consultores, e passa a ter uma vida de “rei”.

O filme é baseado em uma história real. Você vai aprender sobre finanças e negócios.

A negociação (2012)

Robert Miller (Richard Gere) é um magnata da bolsa de valores que deseja vender sua empresa milionária rapidamente para esconder fraudes realizadas por ele.

As vésperas de vender a empresa para um grande banco, Robert sofre um acidente causando a morte de uma pessoa. Para esconder sua responsabilidade, ele abandona o local do acidente. Só que o investigador do caso não medirá esforços para descobrir o culpado do acidente e colocar os planos de Robert abaixo.

O filme mostra que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e como problemas financeiros e de corrupção afetam os negócios e também a vida pessoal.

À Procura da Felicidade (2006)  

Indicado ao Oscar, o drama À procura da Felicidade é estrelado por Will Smith, e retrata a história de um pai solteiro que batalha para uma vida digna para seu filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos.

Chris Gardner (Will Smith) investiu seu dinheiro em um negócio que não deu certo e, por causa disso, passou por diversos problemas financeiros e dificuldades que levaram ao término do seu casamento.

Então, motivado pelo sonho de construir uma vida melhor para o filho, ele inicia sua carreira em um estágio não remunerado numa corretora de ações e passa por uma grande mudança graças a sua persistência a situações financeiras tão adversas.

Trabalho Interno (2010)

Trabalho interno é um documentário de Charles Ferguson sobre o desenvolvimento da crise financeira global de 2007 e 2008 e que custou ao mundo um prejuízo de 20 trilhões de dólares.
O filme retrata como as mudanças no ambiente político ajudaram a criar uma crise financeira.

O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Billy Beane (Brad Pitt),  gerente do time de baseball Oakland Athletics, junto com Peter Brand (Jonah Hill), tem uma grande sacada ao desenvolver um programa de estatísticas para o clube com pouquíssimo dinheiro.

A ideia levou o time à primeira liga dos esportes nos anos 80 e trouxe uma grande chance econômica para a dupla, que usou de uma boa ideia para colher bons frutos em meio às dificuldades.

Grande Demais para Quebrar (2011)

Richard Fuld é um banqueiro que tem a missão de salvar o Lehman Brothers, em um curto período de tempo.

Em conversas com grandes personalidades do mercado financeiro, Fuld entende que uma boa solução pode ser uma iniciativa privada de banqueiros investidores e também de grandes membros do congresso para preservar a empresa sediada no coração de Nova York.

A Grande Aposta (2015)

Em “A Grande Aposta”, Michael Burry, que é dono de uma empresa de médio porte, decide investir uma grande quantia em uma aposta no mercado imobiliário prestes a quebrar nos EUA.

Ao perceber os investimentos, Jared Vennett (Ryan Gosling) encontra uma oportunidade e passa a oferecer esse tipo de investimento aos seus clientes.

Um guru, interpretado por Brad Pitt, ajuda uma dupla de iniciantes na bolsa de valores.  

Viu só quantas opções de filmes? Com eles você pode aprender mais sobre finanças e se motivar para manter o controle financeiro e planejar o seu futuro.

E se precisar de ajuda para organizar as finanças pessoais, conte com o Bom Pra Crédito!

banner-zen