Calma, é super simples de fazer ou corrigir! Veja nosso passo a passo a entregue sua declaração!
A Declaração MEI 2020 é obrigatória para todos os Microempreendedores Individuais, e é feita sempre referente ao ano anterior. A entrega deve ser realizada dentro do prazo para que o MEI fique em dia com o CNPJ.
Caso surja qualquer imprevisto, entretanto, ainda é possível entregar a DASN, sujeito a cobrança de multa.
Para quem declarou o valor errado, há a possibilidade de retificar essa informação na Declaração MEI.
A seguir, conheça dicas para quem perdeu o prazo da Declaração e o que fazer caso o valor tenha sido declarado incorretamente.
Declaração MEI: perdi o prazo/declarei errado. E agora?
O prazo final para enviar a Declaração Anual foi 30 de junho. Em 2020, por conta dos impactos causados pela pandemia do coronavírus, o prazo foi prorrogado em 60 dias. Porém, para quem perdeu o prazo, ainda é possível entregar a DASN. Nesse caso, será cobrada uma multa.
Saiba o que fazer caso tenha perdido o prazo da Declaração MEI ou precise alterar o valor declarado através de uma retificação:
1) Não enviei minha Declaração MEI, e agora?
Caso você tenha perdido o prazo de entrega da Declaração Anual, basta declarar o quanto antes para cumprir suas obrigações como MEI.
A Declaração Anual também pode ser feita no Portal do Empreendedor.
Quando o MEI entrega a sua DASN após o prazo, é gerado pela Receita Federal o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), referente a multa por atraso.
O valor mínimo da multa é de R$50.00 (cinquenta reais) ou 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados. Ao realizar o pagamento em até 30 dias, o valor poderá ter redução de 50%.
2) Declarei o valor errado, como posso corrigir?
Pode acontecer do MEI esquecer de incluir valores em sua Declaração Anual, tendo que corrigir posteriormente.
Caso você precise retificar o valor informado em sua declaração MEI, deverá realizar o seguinte procedimento pelo Portal do Empreendedor ou site da Receita Federal.
Veja também: Os primeiros passos para abrir uma franquia: veja agora como começar
Passo a passo para realizar a retificação na DASN:
Passo 1:
Entre no site do Simples Nacional, forneça seu CNPJ MEI e o código de segurança apresentado na tela.
Passo 2:
Selecione o ano de 2019 na seção Retificadora, e clique em continuar.
Passo 3:
Preencha os campos apresentados com as informações corrigidas, referentes ao seu faturamento bruto do ano anterior e clique em continuar.
Passo 4:
Na tela, irá aparecer o extrato anual referente ao pagamento do DAS, imposto do seu MEI. Clique em Transmitir para confirmar a retificação da sua Declaração Anual.
Passo 5:
Pronto! Sua alteração na Declaração MEI foi concluída com sucesso! Após a retificação, é possível baixar o recibo.
A retificação da Declaração Anual é gratuita. É possível, ainda, corrigir Declarações passadas, feitas há no máximo 5 anos;
Viu como é fácil? Sem desespero! O Bom Pra Crédito está aqui para te ajudar! Agora corre para corrigir ou entregar sua declaração e depois conta para a gente como foi.
Seja o primeiro a comentar