Como transferir financiamento

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem em destaque de duas mãos firmando um acordo de transferência de financiamento

Continua depois da publicidade

banner-zen

Aprenda o passo a passo e quais as exigências para esse processo

Financiar um bem como uma casa ou um carro é uma prática comum, pois facilita a compra. Desta forma, você não precisa ter que pagar o preço total à vista e sim parcelado.

Assim mais pessoas conseguem adquirir a tão sonhada casa própria ou o seu carro dos sonhos.

Mas como transferir financiamento? Essa operação é totalmente possível, mas corremos alguns riscos quando temos que tomar essa medida. 

Para facilitar o entendimento do assunto, destacamos alguns pontos que te ajudarão na hora de fazer a transferência do seu financiamento.

Veja agora: Como funciona o financiamento

Como funciona um financiamento?

Antes de qualquer coisa, temos que entender como funciona um financiamento.

Ele se baseia em um empréstimo que o banco fornece ao cliente para adquirir um bem à vista. Desta forma, o vendedor recebe o valor diretamente da financeira, e o comprador paga parcelas a ela com juros.

Porém, existe um ponto que poucas pessoas entendem. Quando você financia um bem, ele se torna propriedade do banco até que toda dívida seja quitada.

Durante o período de pagamento, caso ocorra atraso das parcelas, o banco tem o direito por lei de tomar de volta o bem financiado. 

Na maior parte das vezes, esse bem é leiloado para quitar a dívida. Mas isso não impede de que você possa transferir esse financiamento para outra pessoa.

Motivos para transferência de financiamento

Sonhar em ter a casa própria ou um carro que sempre teve vontade de comprar é muito comum para várias pessoas. Na maior parte das vezes, esses sonhos são realizados através de um financiamento.

O problema é que nem tudo sai como planejado e acabamos passando por algum aperto financeiro que atrapalha a realização dos  nossos sonhos. Quem possui um bem financiado, acaba sendo obrigado a transferir mesmo que não queira.

Outro motivo é o arrependimento da compra de um imóvel ou um carro e não foi o que esperava. Desta forma, a solução é transferir o financiamento para outra pessoa, motivo que é muito comum.

Mas como transferir financiamento de carro? E de apartamento? Confira a seguir o passo a passo para fazer isso:

Como transferir financiamento de carro 

Para os amantes de carros, é mais comum do que parece transferir um financiamento. O principal motivo são os modelos novos e mais tecnológicos.

O veículo que você tem na garagem já baixou o preço de venda. E por esses motivos muitas pessoas optam por transferir o financiamento e parcelar um novo veículo.

A transferência de financiamento só pode ocorrer entre duas pessoas físicas ou duas jurídicas. O que impossibilita que a pessoa física transfira para uma concessionária e vice-versa.

O primeiro passo para transferir o seu veículo, é entrar em contato com o banco financiador e explicar que deseja realizar a transferência do seu financiamento.

O banco irá solicitar os dados do novo comprador, para assim fazer uma análise de crédito. Só será possível realizar a movimentação caso o novo comprador seja aprovado em todo o processo.

Os documentos necessários para realizar o processo são:

  • Comprovante de residência
  • CPF
  • RG
  • Demonstrativo de pagamento
  • Imposto de renda
  • Extrato das movimentações bancárias 
  • Certificado de registro do veículo
  • Habilitação

Após a aprovação, o banco solicitará a assinatura do vendedor e do comprador. Assim, são alteradas as cláusulas do novo contrato, para inibir o vendedor de arcar com qualquer custo futuro com o financiamento.

Todo esse processo tem o custo da taxa de aditamento contratual.

Após a conclusão da movimentação, é preciso fazer a transferência do veículo. Para isso, é necessário que ele não possua nenhum débito como multas, IPVA atrasado ou licenciamento pendente

Caso algum débito esteja pendente, não será possível efetuar a transferência de titular.

Veja também: Como financiar um carro

Como transferir financiamento de apartamento

Ao comprar um imóvel financiado, você só poderá vendê-lo depois de quitar a dívida com o banco credor. Mas ainda é possível transferir o financiamento para outra pessoa e se livrar das dívidas.

Mas como transferir financiamento de um apartamento ou casa?

Para quem deseja realizar a transferência, deve-se tomar alguns cuidados. O primeiro passo é solicitar ao banco uma autorização para transferir o financiamento. Pois o banco ainda  é o dono legal do imovél.

Caso seja feita a transferência sem a autorização, o nome do proprietário que assinou o primeiro contrato pode ser negativado.

Assim como a transferência de um veículo, só será possível dar continuidade no processo após o banco analisar os dados do novo comprador.

Para que seja aprovado, o banco irá analisar se o comprador poderá arcar com todos os custos listados no contrato, como juros mensal e anual, acordos de parcelas, entre outras particularidades de cada contrato.

Caso seja aprovado, o banco irá emitir um novo contrato com os valores atualizados do financiamento. As parcelas já pagas serão abonadas do valor total e restará somente a dívida pendente.

Leia agora: Como financiar um imóvel

Após a assinatura, o contrato deve ser levado ao cartório de registro de imóveis para o reconhecimento de firma. É  necessário que o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis Intervivos) seja pago para continuar a transferência. 

Após a realização deste processo, é necessário levar o contrato ao banco com a nova certidão de matrícula do imóvel. Assim o financiamento passa a ser de propriedade do novo comprador.

Para quem procura ótimas dicas financeiras, o Bom Pra Crédito disponibiliza uma série de artigos sobre financiamentos, dicas de finanças pessoais, empréstimos e investimentos.

Assim, você se mantém atualizado e com mais conhecimento para conquistar seus sonhos. 

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *