Se inspire nas mulheres que alcançaram o sucesso e saiba quais desafios elas venceram
Segundo estudo da B3 sobre o perfil dos investidores do país, até o final de 2020 existia cerca de 26% de mulheres investindo no mercado financeiro. Apesar do número parecer pequeno, aconteceu um salto no número de mulheres investidoras.
O desejo por independência financeira inspirou essas mulheres a vencerem os desafios e começarem a investir. Confira a seguir as 9 brasileiras que conseguiram sucesso no mercado financeiro e saiba o que você deve fazer para ser uma delas.
Para aprender mais: 5 histórias de empreendedorismo feminino para você se inspirar
1. Luiza Helena Trajano
A conhecida empresária Luiza Helena Trajano investiu na abertura de capital e transformou a pequena empresa da família, o Magazine Luiza, na grande varejista do Brasil. Isso só foi possível graças à sua visão de negócio e a sua trajetória nos investimentos.
2. Oprah Winfrey
Vinda de uma família humilde, Oprah se tornou a maior apresentadora dos Estados Unidos e logo descobriu que teria sucesso se investisse seus lucros na TV, no mercado financeiro. Com isso, comprou ações em outras empresas e multiplicou em 8 vezes seus investimentos.
3. Geraldine Weiss
Na década de 1960 Geraldine Weiss lançou um boletim sobre investimentos que analisava os números das grandes companhias e recomendava os melhores investimentos. Décadas depois, seu boletim teve uma alta de 11,2% de rendimentos no mercado financeiro.
4. Eufrásia Teixeira Leite
Pioneira, Eufrásia foi a primeira mulher a investir na bolsa de valores no Brasil, em 1873. A brasileira usou o valor que herdou dos pais para investir na bolsa e conseguiu multiplicar seus rendimentos, em uma época em que as mulheres eram limitadas a cuidar do lar.
5. Cristina Junqueira
Outro grande nome no Brasil é o de Cristina Junqueira, sócia do Nubank. Cristina aproveitou o dinheiro que recebeu de uma rescisão de um banco em que trabalhava para entrar como co-fundadora da fintech.
6. Regina Camargo
Regina Camargo é considerada uma das mulheres mais ricas no Brasil. Com investimentos no mercado financeiro, conseguiu levar a empresa de sua família, a construtora Camargo Corrêa, a se tornar um dos maiores grupos econômicos de capital fechado do país.
7. Cleusa Maria da Silva
De origem humilde, Cleusa Maria se tornou uma empreendedora de sucesso com a rede Sodiê Doces. Cleusa começou com pouco e, após um investimento de cerca de 3 mil reais, tornou sua loja em uma das maiores varejistas de bolo e doces do Brasil.
8. Abigail Johnson
Assim como Geraldine Weiss, Abigail Johnson também apostou em empresas de investimentos. Herdeira de uma empresa de família, Johnson se tornou presidente da FIdelity Investments e multiplicou sua fortuna em 15 bilhões de dólares.
9. Sallie Krawcheck
Outra que se aventurou a investir em empresas do ramo financeiro foi Sallie Krawcheck, que já participou da presidência de inúmeras instituições financeiras. Hoje, ela comanda a Ellevest, uma empresa de investimentos voltada apenas para mulheres.
Leia também: Como vencer as adversidades e fazer parte da história de mulheres empreendedoras
Como ser uma das mulheres investidoras de sucesso
Para saber como começar a investir e se tornar uma mulher investidora, vale a pena seguir estas dicas:
Estudar o mercado financeiro
Você deve saber o mínimo de como o mercado financeiro funciona para começar a investir. Entender o que é investimento, quais os tipos e as tendências de mercado, é um bom começo.
Ter confiança
Você precisa confiar nos seus conhecimentos sobre o assunto para ter mais liberdade no momento de investir. Sem medo de arriscar, será mais fácil alcançar ganhos.
Ter um planejamento
É preciso que você defina seus objetivos e, a partir deles, crie estratégias para conseguir atingir suas metas com mais tranquilidade.
Esperamos que as histórias dessas mulheres investidoras te inspire a começar a aplicar no mercado financeiro. Desde os perfis mais conservadores ou moderados aos mais agressivos, foi através dos investimentos que essas mulheres conseguiram mudar suas vidas.
Se você quer começar agora mesmo, saiba que é possível até usar o FGTS para aumentar os investimentos.
Seja o primeiro a comentar