Alternativas aos bancos tradicionais já conquistaram (merecidamente) milhões de clientes em todo o país
Os bancos online no Brasil são um grande sucesso. A proposta, que era de desburocratizar, trazer praticidade e eficiência aos serviços bancários se mostra como algo que realmente chamou a atenção dos clientes e, consequentemente, resultou em um número massivo de contas abertas.
Na verdade, essa é uma prática já comum em todo o mundo. Os bancos digitais já atingiram uma grande parcela do público e a tendência é de que isso continue aumentando com o passar do tempo.
Continue conosco para entender qual é a situação dos bancos pela internet em todo o mundo e aqui no Brasil, além dos principais em nosso país e o que eles têm a oferecer.
Confira agora: O que é conta digital e como você pode se beneficiar
Como é o sucesso dos bancos digitais pelo mundo?
Muito grande. Prova disso é o estudo “A Revolução dos Bancos Digitais 2020”, feito pelo boostLAB, que traz números surpreendentes a respeito dos bancos centrados na internet.
O conceito ainda pode trazer dúvidas para algumas pessoas, mas o estudo comenta sobre características fundamentais desses bancos e que os distinguem dos demais. São elas:
- Todas as operações são online;
- Não há burocracia para cadastro;
- Não são cobradas taxas para transferências e manutenção de conta;
- Melhor experiência de usuário e interface com os clientes.
Este sucesso já é grande há algum tempo nos outros países. O estudo do boostLAB comentou sobre alguns dos principais bancos digitais pelo mundo, que já reúnem milhões de clientes.
Confira os destaques, acompanhados do país de origem, da data de fundação e do número estimado de clientes:
- Revolut: Reino Unido / 2015 / 9 milhões
- Starling Bank: Reino Unido / 2014 / 930 mil
- Monzo: Reino Unido / 2015 / 3 milhões
- Tide: Reino Unido / 2015 / 100 mil
- OakNorth: Reino Unido / 2015 / 55 mil
- N26: Alemanha / 2013 / 4 milhões
- Marcus by Goldman Sachs: Estados Unidos / 2016 / 4 milhões
- Ally: Estados Unidos / 2009 / 1,9 milhão
- Chime: Estados Unidos / 2013 / 6,5 milhões
- MyBank: China / 2015 / 40 milhões
- Jibun Bank: Japão / 2008 / 3,4 milhões
Ao somar esses bancos digitais, são 72,885 milhões de clientes, número que já deve ser bem maior hoje, já que os dados são de 2019.
E no Brasil, como está a situação?
Também vai muito bem. O estudo mostra que o número de contas digitais no Brasil, que inclui as transações em apps e canais digitais de bancos tradicionais, cresceu 7,89% de 2017 para 2018, passando de 114 milhões para 123 milhões!
Em relação aos heavy users, que são os que usam este canal para 80% ou mais de suas transações, o crescimento anual foi ainda maior: 61,27%, com o número passando de 20,4 milhões em 2017 para 32,9 milhões em 2018.
Em relação às transações bancárias, 60% delas são digitais hoje em dia, sendo 40% via mobile e 20% via internet banking.
O número de transações digitais, que também inclui as feitas em apps e canais digitais de bancos tradicionais, passou de 5,2 milhões em 2017 para 6,9 milhões em 2018.
Ao analisar as transações mobile, o número era de 1,7 milhão em 2017 e passou para 3 milhões em 2018, ou seja, um significativo aumento de 76%, que comprova que os bancos online no Brasil são um verdadeiro sucesso.
Em relação ao número de contas, o estudo aponta que o Nubank tinha 15 milhões de clientes, enquanto o Banco Inter tinha 3,7 milhões no 3º trimestre de 2019, ou seja, são 18,7 milhões apenas nesses dois bancos!
É fato que os números definitivos podem não ser extraídos dessa conta, já que é possível que alguns clientes sejam correntistas de ambos os bancos, mas de qualquer forma, temos pelo menos 15 milhões de contas, o que é bastante significativo.
Quais são os principais bancos online no Brasil e o que eles oferecem?
Banco digital é uma boa ideia, perfeitamente alinhada com as necessidades e expectativas de um público cada vez mais moderno e conectado, e o Brasil tem ótimas opções, como as seguintes:
Nubank
Além da conta digital sem tarifas, o que também acontece com o cartão de crédito e débito Mastercard com a tecnologia de aproximação, há vários outros serviços gratuitos, como pagamento de boletos, transferências entre contas Nubank e outros bancos.
O dinheiro que fica na conta do mais famoso entre os bancos online no Brasil rende 100% do CDI, o que é uma boa pedida para quem entende que o dinheiro na poupança já não é mais tão rentável quanto antes.
Neon
A fintech (não confundir com o Banco Neon, fechado definitivamente em dezembro de 2019 pelo Banco Central) não cobra taxas de abertura, manutenção ou encerramento de conta, além de cartão de crédito, transferências entre contas Neon e outros bancos e depósito via boleto, tudo gratuito.
Além disso, ela também disponibiliza um saque gratuito por mês na rede Banco24Horas.
Veja também: Nubank ou Neon? Qual desses bancos é melhor?
C6 Bank
Com manutenção de conta, transferências e TEDs ilimitadas gratuitamente, o cartão de crédito também não tem anuidade, assim como a emissão de boletos.
Um destaque fica por conta da C6 Taggy, que possibilita cobranças automáticas em pedágios pelo Brasil, serviço que também é gratuito.
Banco Inter
A conta do Banco Inter é gratuita, com cartão de crédito, transferência, recarga de celular, depósito de cheque por imagem e pagamento de boletos sem cobrança de taxas.
Os saques nas redes Banco24Horas e Saque e Pague também são gratuitos.
Next
Cartão de crédito, transferências para Next e Bradesco, recarga de celular, TEDs e DOCs ilimitados são os serviços sem taxas oferecidos pelo next, além dos saques, gratuitos e ilimitados nas redes Banco24Horas e Saque e Pague.
Ele ainda oferece “mimos” aos clientes, como descontos em Uber, Xbox e Playstation, por exemplo.
Agibank
Sem tarifas de manutenção, o Agibank tem um destaque interessante em relação aos bancos online no Brasil: o fato de ter mais de 600 pontos de atendimento em todo o Brasil.
Também podem ser feitas 4 transferências entre bancos, 4 saques e até 4 boletos por mês, tudo gratuitamente.
Pagamentos ilimitados por QR Code e primeira anuidade gratuita do cartão de crédito são outros benefícios do Agibank.
Bancos online no Brasil: uma realidade
Desburocratização e gratuidade são duas palavras-chave quando falamos sobre os bancos digitais, com ótimas propostas e que vieram para ficar.
Como se não bastasse, eles ainda “forçaram” os bancos tradicionais a evoluir e oferecer produtos e serviços mais adequados nessa nova economia.
Você já é cliente dos bancos online no Brasil? Qual é o seu favorito? Acha que faltou algum na nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!
Se estiver em busca de um empréstimo pessoal, está no lugar certo. O Bom pra Crédito é a sua opção.
Seja o primeiro a comentar