Bancos online no Brasil, confira quais são os principais e os seus benefícios e facilidades

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

mulher de blusa amarela sentada em um sofá usando um celular e sorrindo

Resumo da matéria

  • Como é o sucesso dos bancos digitais pelo mundo?
  • E no Brasil, como está a situação?
  • Quais são os principais bancos online no Brasil e o que eles oferecem?
  • Bancos online no Brasil: uma realidade

Continua depois da publicidade

banner-zen

Alternativas aos bancos tradicionais já conquistaram (merecidamente) milhões de clientes em todo o país

Os bancos online no Brasil são um grande sucesso. A proposta, que era de desburocratizar, trazer praticidade e eficiência aos serviços bancários se mostra como algo que realmente chamou a atenção dos clientes e, consequentemente, resultou em um número massivo de contas abertas.

Na verdade, essa é uma prática já comum em todo o mundo. Os bancos digitais já atingiram uma grande parcela do público e a tendência é de que isso continue aumentando com o passar do tempo.

Continue conosco para entender qual é a situação dos bancos pela internet em todo o mundo e aqui no Brasil, além dos principais em nosso país e o que eles têm a oferecer.

mulher sentada a janela em um restaurante usando o seu celular e sorrindo vestindo um casaco amarelo

Confira agora: O que é conta digital e como você pode se beneficiar

Como é o sucesso dos bancos digitais pelo mundo?

Muito grande. Prova disso é o estudo “A Revolução dos Bancos Digitais 2020”, feito pelo boostLAB, que traz números surpreendentes a respeito dos bancos centrados na internet.

O conceito ainda pode trazer dúvidas para algumas pessoas, mas o estudo comenta sobre características fundamentais desses bancos e que os distinguem dos demais. São elas:

  • Todas as operações são online;
  • Não há burocracia para cadastro;
  • Não são cobradas taxas para transferências e manutenção de conta;
  • Melhor experiência de usuário e interface com os clientes.

Este sucesso já é grande há algum tempo nos outros países. O estudo do boostLAB comentou sobre alguns dos principais bancos digitais pelo mundo, que já reúnem milhões de clientes.

Confira os destaques, acompanhados do país de origem, da data de fundação e do número estimado de clientes:

  • Revolut: Reino Unido / 2015 / 9 milhões
  • Starling Bank: Reino Unido / 2014 / 930 mil
  • Monzo: Reino Unido / 2015 / 3 milhões
  • Tide: Reino Unido / 2015 / 100 mil
  • OakNorth: Reino Unido / 2015 / 55 mil
  • N26: Alemanha / 2013 / 4 milhões
  • Marcus by Goldman Sachs: Estados Unidos / 2016 / 4 milhões
  • Ally: Estados Unidos / 2009 / 1,9 milhão
  • Chime: Estados Unidos / 2013 / 6,5 milhões
  • MyBank: China / 2015 / 40 milhões
  • Jibun Bank: Japão / 2008 / 3,4 milhões

Ao somar esses bancos digitais, são 72,885 milhões de clientes, número que já deve ser bem maior hoje, já que os dados são de 2019.

E no Brasil, como está a situação?

Também vai muito bem. O estudo mostra que o número de contas digitais no Brasil, que inclui as transações em apps e canais digitais de bancos tradicionais, cresceu 7,89% de 2017 para 2018, passando de 114 milhões para 123 milhões!

Em relação aos heavy users, que são os que usam este canal para 80% ou mais de suas transações, o crescimento anual foi ainda maior: 61,27%, com o número passando de 20,4 milhões em 2017 para 32,9 milhões em 2018.

Em relação às transações bancárias, 60% delas são digitais hoje em dia, sendo 40% via mobile e 20% via internet banking.

O número de transações digitais, que também inclui as feitas em apps e canais digitais de bancos tradicionais, passou de 5,2 milhões em 2017 para 6,9 milhões em 2018.

Ao analisar as transações mobile, o número era de 1,7 milhão em 2017 e passou para 3 milhões em 2018, ou seja, um significativo aumento de 76%, que comprova que os bancos online no Brasil são um verdadeiro sucesso.

Em relação ao número de contas, o estudo aponta que o Nubank tinha 15 milhões de clientes, enquanto o Banco Inter tinha 3,7 milhões no 3º trimestre de 2019, ou seja, são 18,7 milhões apenas nesses dois bancos!

É fato que os números definitivos podem não ser extraídos dessa conta, já que é possível que alguns clientes sejam correntistas de ambos os bancos, mas de qualquer forma, temos pelo menos 15 milhões de contas, o que é bastante significativo.

Quais são os principais bancos online no Brasil e o que eles oferecem?

Banco digital é uma boa ideia, perfeitamente alinhada com as necessidades e expectativas de um público cada vez mais moderno e conectado, e o Brasil tem ótimas opções, como as seguintes:

Nubank

Além da conta digital sem tarifas, o que também acontece com o cartão de crédito e débito Mastercard com a tecnologia de aproximação, há vários outros serviços gratuitos, como pagamento de boletos, transferências entre contas Nubank e outros bancos.

O dinheiro que fica na conta do mais famoso entre os bancos online no Brasil rende 100% do CDI, o que é uma boa pedida para quem entende que o dinheiro na poupança já não é mais tão rentável quanto antes.

Neon

A fintech (não confundir com o Banco Neon, fechado definitivamente em dezembro de 2019 pelo Banco Central) não cobra taxas de abertura, manutenção ou encerramento de conta, além de cartão de crédito, transferências entre contas Neon e outros bancos e depósito via boleto, tudo gratuito.

Além disso, ela também disponibiliza um saque gratuito por mês na rede Banco24Horas.

imagem de um homem com camiseta listrada usando um smartphone com símbolos saindo da tela

Veja também: Nubank ou Neon? Qual desses bancos é melhor?

C6 Bank

Com manutenção de conta, transferências e TEDs ilimitadas gratuitamente, o cartão de crédito também não tem anuidade, assim como a emissão de boletos.

Um destaque fica por conta da C6 Taggy, que possibilita cobranças automáticas em pedágios pelo Brasil, serviço que também é gratuito.

Banco Inter

A conta do Banco Inter é gratuita, com cartão de crédito, transferência, recarga de celular, depósito de cheque por imagem e pagamento de boletos sem cobrança de taxas.

Os saques nas redes Banco24Horas e Saque e Pague também são gratuitos.

Next

Cartão de crédito, transferências para Next e Bradesco, recarga de celular, TEDs e DOCs ilimitados são os serviços sem taxas oferecidos pelo next, além dos saques, gratuitos e ilimitados nas redes Banco24Horas e Saque e Pague.

Ele ainda oferece “mimos” aos clientes, como descontos em Uber, Xbox e Playstation, por exemplo.

Agibank

Sem tarifas de manutenção, o Agibank tem um destaque interessante em relação aos bancos online no Brasil: o fato de ter mais de 600 pontos de atendimento em todo o Brasil.

Também podem ser feitas 4 transferências entre bancos, 4 saques e até 4 boletos por mês, tudo gratuitamente.

Pagamentos ilimitados por QR Code e primeira anuidade gratuita do cartão de crédito são outros benefícios do Agibank.

Bancos online no Brasil: uma realidade

Desburocratização e gratuidade são duas palavras-chave quando falamos sobre os bancos digitais, com ótimas propostas e que vieram para ficar.

Como se não bastasse, eles ainda “forçaram” os bancos tradicionais a evoluir e oferecer produtos e serviços mais adequados nessa nova economia.

Você já é cliente dos bancos online no Brasil? Qual é o seu favorito? Acha que faltou algum na nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

Se estiver em busca de um empréstimo pessoal, está no lugar certo. O Bom pra Crédito é a sua opção.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *