Cancelar cartão de crédito: como você deve proceder

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de homem usando uma tesoura para cortar cartão de crédito cancelado

Resumo da matéria

  • Quando cancelar o cartão
  • É possível cancelar se ainda há parcelas a pagar?
  • Como cancelar cartão de crédito pela internet
  • Qual é o jeito mais fácil para cancelar o cartão de crédito

Continua depois da publicidade

banner-zen

Se você não está mais utilizando seu cartão de crédito a melhor alternativa é cancelar para evitar cobranças excessivas 

Os cartões de crédito são grandes aliados na hora de compras com valor mais alto, por exemplo. No entanto, sabemos que o utilizar sem cautela, pode acarretar uma série de problemas financeiros, além de ter que cancelar cartão.

Além disso, há taxas altas que são descontadas em sua conta apenas para manter o cartão, são as “anuidades”, que variam de uma instituição para outra. 

De um modo geral, é preciso saber exatamente quando manter um cartão de crédito deixa de viável e se torna um problema. O mesmo ocorre quando o seu cartão é roubado ou extraviado.

Por isso, o cancelamento é uma alternativa segura para evitar custos indesejados ou prevenir de gastos desnecessários.

Você sabe como cancelar o seu cartão? Para entender o passo a passo, basta conferir esse artigo até o fim e se atentar às dicas. Aproveite! 

Quando cancelar o cartão

Cancelar o cartão de crédito, na maioria das vezes, é uma atitude motivada por cobranças de taxas acima do esperado; dívidas ou, simplesmente, por ter encontrado opções melhores em uma outra instituição financeira.

Em qualquer que seja a hipótese, a hora certa de solicitar o cancelamento é sempre o limite da sua saúde financeira.

Isso é importante levar em consideração, pois, os cartões são conhecidos, justamente, por ter juros muito elevados.

Se você não consegue arcar mais com essa despesa e acumular parcelas, chegará um momento em que suas finanças se transformarão em bola de neve.

Não espere chegar a esse ponto. Se você percebeu que ter um cartão não traz mais as vantagens esperadas, cancele!

Verifique as datas de vencimento, as compras em aberto, entre em contato com o banco, seja pela internet, telefone ou pessoalmente, e explique o que motivou o pedido de cancelamento.

em primeiro plano mão de homem segurando fatura e cartão d ecrédito e ao fundo sua imagem desfocada apoiando a cabeça na mão direita

Veja também: Cartão de crédito vale a pena?

Como só bloquear o cartão

Se o seu caso é de perda, roubo, furto ou extravio, o mais indicado é o bloqueio do cartão, pois possibilita a solicitação de uma segunda via imediatamente.

Sendo assim, se você pretende bloquear o cartão por um tempo determinado, basta entrar no aplicativo do seu banco, clicar na opção “cartão de crédito” e, em seguida, selecionar “bloquear”. 

É possível cancelar se ainda há parcelas a pagar?

Se você quer cancelar seu cartão de crédito, mas possui compras em aberto, não se preocupe!

É totalmente possível proceder com o cancelamento mesmo com parcelas a vencer. Mas isso não significa que ficará livre da dívida. 

O que ocorre é que as faturas continuam chegando até o endereço cadastrado e o valor continuará em aberto no seu nome até que você termine de quitar as dívidas no cartão de crédito.

O benefício é que você não terá mais custos com anuidade, nem outras taxas como seguro, por exemplo.

Como cancelar cartão de crédito pela internet

Se por algum motivo você precisa cancelar o seu cartão e não tem tempo de ir até uma agência ou entrar em contato via telefone, utilize o internet banking.

Essa ferramenta é oferecida por todas as instituições bancárias e facilitam uma série de serviços para que você não precise se deslocar ou ligar. 

Em casos de cancelamento, funciona da mesma forma. Basta seguir o passo a passo:

  • Abra o aplicativo do seu banco;
  • Faça seu login digitando o número da sua conta, agência e senha;
  • Escolher a opção “serviços”;
  • “Cancelamento de cartão de crédito”.

Caso o cancelamento ou bloqueio tiver causas mais graves, entre em contato direto com o banco e esclareça todo o procedimento.

Dessa forma você pode se resguardar de futuros problemas e resolve a situação diretamente com o banco.

Como cancelar seu cartão por telefone

Para realizar um cancelamento via atendimento telefônico o procedimento é simples, mas pode ser demorado.

As equipes de telemarketing, por trabalharem divididas por setores, precisam realizar procedimentos mais longos até que consiga efetivar a solicitação do cliente.

Se você não obteve sucesso na tentativa pelo aplicativo, basta buscar na internet os canais oficiais de atendimento do seu banco. 

É importante ter alguns cuidados aqui. Os responsáveis pelo atendimento são instruídos a tentar convencer o cliente a não realizar o cancelamento ou fazer com que ele adquira outros produtos. 

Se você está decidido, não ceda a essas ofertas que, em sua maioria, não trazem quaisquer benefícios. Seja firme, opte pelo cancelamento e siga o procedimento até o fim.

Ah, e não se esqueça de anotar o número do seu protocolo em um lugar seguro, pois se houver qualquer problema posterior, com esse código é possível comprovar o que foi acordado.

homem de camiseta branca sentado em um sofá com semblante preocupado e pensando em cancelar cartão de crédito

Leia mais: Como aumentar o limite do cartão de crédito

Qual é o jeito mais fácil para cancelar o cartão de crédito

Como pudemos perceber, cancelar cartão de crédito é uma ação que exige certos cuidados, pois trata-se de algo que envolve seu nome e, qualquer descuido, pode acabar resultando em dor de cabeça.

Portanto, utilize o aplicativo do seu banco para pedir o cancelamento. Esse é o modo mais fácil, pois não demanda tempo – e paciência – para esperar que o atendimento via telefone seja concluído e, principalmente, não haverá insistências para que você mude de ideia ou acabe aceitando outro serviço no lugar daquele.

Os aplicativos estão cada vez mais funcionais justamente para oferecer comodidades como essa a seus clientes. 

Quer saber se deu tudo certo? Depois que realizar o procedimento pelo aplicativo, espere um ou dois dias e entre em contato com a Central de Atendimento via telefone.

Confirme seus dados, informe o número de protocolo e explique o processo para o atendente. Assim, você terá a confirmação de que a solicitação feita pelo aplicativo foi devidamente atendida. 

Destrua o cartão de crédito cancelado

E não se esqueça que, independente do meio de cancelamento que você escolher, corte o seu cartão com o auxílio de uma tesoura, certifique-se de que o chip e numeração estejam danificados o suficiente para evitar fraudes. 

Descarte o cartão juntamente com os recicláveis e guarde o comprovante de cancelamento em um local seguro por, no mínimo, 2 anos.

Essas dicas valem para qualquer banco ou bandeira de cartão. Priorize sempre o equilíbrio financeiro.

E lembre-se, caso esteja precisando de dinheiro, o empréstimo pessoal do Bom Pra Crédito pode ser a melhor solução!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *