Calculadora de juros compostos: nunca mais passe perrengue

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mesa de madeira com um notebook, calculadora, celular, caneta e folhas sulfite

Resumo da matéria

  • O que são juros compostos?
  • Como funciona o cálculo
  • Como calcular os juros compostos de maneira comum
  • Como calcular juros compostos no Excel
  • Passo a passo para calcular diariamente

Continua depois da publicidade

banner-zen

Com um simples cálculo dos juros compostos é possível entender quanto rendem seus investimentos ou o valor de uma dívida

Os juros compostos proporcionam uma série de facilidades na hora de organizar as finanças. Apesar de seu nome trazer uma certa ideia de complexidade, o método utilizado, no caso, uma calculadora de juros compostos, é bem fácil de se criar.

Quem não a conhece acaba pagando para que profissionais de áreas afins a façam e, quem aprende, está sempre em vantagem. Como podemos aprender a aplicar essa fórmula na prática?

Ao fim deste post, você vai saber tudo sobre esse conceito, além de como calcular juros compostos e ter uma noção real dos rendimentos de investimentos ou, até mesmo, o valor de alguma dívida. 

O que são juros compostos?

Antes de abrirmos nossa “calculadora de juros compostos” é interessante compreender o conceito desse método e em quais situações ele interfere nas finanças. 

Os juros compostos se caracterizam por incorporar ao capital os juros mensais. Com isso, o valor cresce exponencialmente e em velocidade acelerada quando comparado com juros simples. 

Analisando por esse ângulo, quando o valor se trata de um investimento, é ótimo, pois significa lucro.

Em caso de dívidas, a incidência desses juros resulta em um aumento da quantia em débito.

Isso ocorre em empréstimos, cartões de crédito em atraso e outras situações, onde a cada mês o valor cresce e, consequentemente, fica mais difícil quitar. 

Percebe-se, então, o quanto os juros compostos interferem na vida financeira de todos nós.

Sendo assim, a partir do momento em que você sabe como fazer o cálculo para que ele trabalhe a seu favor, sua consciência financeira flui.

Como funciona o cálculo

Agora que você desvendou como os juros compostos funcionam e em quais ocasiões ele contribui para sua saúde financeira, vamos entender a fórmula utilizada para esse cálculo. 

M = C (1+i)t

Parece uma equação complicada quando temos um primeiro contato, mas, assim como nas aulas de álgebras da escola, aqui cada uma dessas letras têm um significado que nos ajudam a desvendar o valor final.

Uma observação importante é que a taxa de juros deve ser indicada em números decimais e precisa ser equivalente ao período de tempo.

Por exemplo, se a taxa for mensal, o tempo não pode ser calculado em anos, mas sim, meses. 

Afinal, o que significam cada uma dessas letras da equação?

M: Montante acumulado

C: Capital investido

i: Taxa de juros

t: Período de tempo

Como calcular os juros compostos de maneira comum

Hora de ativar sua calculadora de juros compostos, preparado? Vamos lá! Há três maneiras de utilizar a fórmula acima para chegar ao valor dos juros compostos.

A primeira nos leva à quantia recebida ao fim de um investimento, ou seja, no “montante”.  

Conseguimos encontrar, também, o prazo necessário de aplicação para chegar ao montante pretendido.

Por fim, tendo em mãos o valor da aplicação e total recebido, essa mesma regra nos leva ao valor mensal da taxa de juros do investimento.

Descobrir a taxa de juros compostos de um empréstimo

O cálculo mais comum para descobrir qual a taxa de juros mensal (i) de um empréstimo, por meio da fórmula acima, é o seguinte:

Considere que o empréstimo seja de R$ 2 mil (C);

O valor pago ao fim da operação será de R$ 3.500 (M);

No prazo de 12 meses (t).

3.500 = 2.000 . (1+i)12

1,75 = (1+i)12

A partir daqui, precisamos elevar ambos os lados da igualdade a 1/12 e, assim, eliminar o expoente 12 localizado no lado direito da igualdade. Tendo, então:

1,751/12 = ((1+i)12)1/12

1,055 = 1 + i

1,055 – 1 = i

i = 1,055 – 1

i = 0,055

Por fim, multiplicamos o resultado obtido por 100, ficando: 0,055 x 100 e chegamos a taxa de juros mensal do empréstimo igual a 5,5%.

Como calcular juros compostos no Excel

O Excel uma ferramenta muito comum e que nos auxilia em diversas tarefas do cotidiano, principalmente quando se trata de números e contas.

Sua função calculadora pode ajudar a encontrar os juros compostos de modo rápido e eficiente, pois as fórmulas ficam salvas e você precisará alterar apenas os valores de referência.

Passo a passo para calcular diariamente

A partir do momento em que conseguimos calcular a taxa de juros, podemos obter qual será o valor pago em cada parcela e o valor total ao fim do último pagamento. Sigamos.

  1. Abra seu Excel

Para iniciar seu cálculo, crie uma coluna para cada informação (capital , período de duração, juros, valor da parcela e os campos de resultados dos juros compostos.

calculadora de juros compostos com informações para cálculo
  1. Preencha a fórmula
calculadora de juros compostos com fórmula de cálculo para ser preenchida

No campo “Valor final com juros compostos”, insira: =-VF(C3;B3;;A3).

calculadora de juros compostos com resultados da fórmula aplicada

Logo abaixo, no item “Juros compostos”, insira: =D7-A3.

  1. Insira os valores

Por fim, preencha os valores de capital, período e juros.

calculadora de juros compostos com os valores aplicados

O “valor final com juros compostos” e os “juros compostos” serão preenchidos automaticamente, devido à fórmula inserida no passo anterior.

Seguindo essas instruções você poderá calcular a incidência de juros em suas finanças, tanto em investimentos, quanto em dívidas.

É interessante estar sempre atento aos valores, principalmente em caso de débitos, pois, assim é possível analisar o que vale a pena ou não ser feito.

Os valores indicados acima são fictícios, então, ao criar sua tabela, fique atento às taxas de juros e preencha corretamente.

banner-zen

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 4 dicas para quitar dívidas com juros altos pagando menos – Blog xMoney

    […] o valor da parcela. Isso porque, provavelmente, seu empréstimo ou financiamento possui o chamado juro composto. Ou seja, quanto maior o número de parcelas, maior será a incidência da taxa de […]

    Responder